IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
O PRESÉPIO VIVO DO NATAL COMO ESTRATÉGIA DE FOMENTO AO TURISMO DE EVENTOS EM CAMPINA GRANDE - PB
Elisabeth Oliveira Andrade 1
Danilo de Oliveira Aleixo 1
Ana Karina Souto Maior Nóbrega 1
Angélica Carina de Andrade Farias 1
Hérika Melo de Souza  1
Isabelle Chaves de Farias 1
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE)
INTRODUÇÃO:
A rapidez das transformações ocorridas no final do século nos deixa atônitos. Os líderes e dirigentes que não estiverem em sintonia com os processos de mudança globais estarão comprometidos com conflitos de interesses difíceis de administrar. No atual cenário o profissional de turismo deve compreender a complexidade da atividade turística na sociedade, por meio da ciência tornando-se de extrema importância uma vez que a atividade tem apresentado um acelerado crescimento, tomando lugar de destaque entre as atividades promissoras do terceiro milênio. Buscando compreender melhor a relação entre estratégia de fomento e turismo de eventos, são analisados nesse trabalho “O Presépio Vivo do Natal como estratégia de fomento ao turismo de eventos em Campina Grande”, aspectos relativos aos temas. Fazendo com que esse se torne de fundamental importância tanto para a sociedade acadêmica quanto para o evento que, através do controle dos processos e a excelência na prestação dos serviços turísticos, obterá sucesso nesse novo cenário de fortes mudanças globais. Tendo como objetivo geral conhecer o perfil dos espectadores, deste evento, bem como suas forças e fraquezas.
METODOLOGIA:
No trabalho “O Presépio Vivo do Natal como estratégia de fomento ao turismo de eventos em Campina Grande - PB”, a tipologia de pesquisa utilizada foi quali-quantitativa e exploratória-descritiva; utilizando técnicas de observação sistemática, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, realizada através da entrevista direta e pessoal.
RESULTADOS:
No evento o “O Presépio Vivo do Natal”, em Campina Grande, percebeu-se que: • A grande maioria dos espectadores são do estado da Paraíba, cerca de 80%; • Em relação ao sexo, 59% dos espectadores do citado evento são do sexo feminino; • Quanto à idade, percebeu-se um nível variado, apresentando uma maior freqüência dos adultos, 27% têm entre 31 a 40 anos; • A questão referente ao estado civil, demonstrou que a grande maioria dos espectadores, ou seja, 48% são casados; • Em relação à distribuição de renda dos espectadores do evento, demonstra que 69% recebem de 1 a 10 salários mínimos; • Quanto à religião, obteve-se um percentual quase que unânime em relação ao catolicismo, apresentando um total de 88%; • Com relação ao meio de divulgação,pelo qual o espectador se informou, demonstra-se uma maior distribuição percentual relacionada à divulgação televisiva, na marca de 38%; • Com relação à divulgação do evento registra que 46% dos espectadores consideram uma boa divulgação; • Em relação à estrutura do evento, registramos que 52% dos espectadores consideram como boa; • Na preferência que os espectadores têm por companhia para o evento é registrado que 70% deles preferem ir com familiares; • O motivo pelo qual os espectadores foram assistir ao evento, 44% foram por motivo religioso; • Com relação ao retorno na próxima temporada ao evento, a grande maioria dos espectadores, 86% responderam que viram assistir novamente ao evento.
CONCLUSÕES:
Aos eventos e produtos turísticos, que intencionam manter-se no mercado nos próximos anos, é aconselhável a implantação de um plano capaz de identificar e acessar o potencial de mercado existente. É importante destacar que alguns fatores podem servir como coadjuvantes nesse processo de tentar solucionar o problema da sazonalidade nos períodos de baixa, aliada a estratégia de fomento. O trabalho ora desenvolvido objetivou traçar o perfil sócio-econômico-demográfico dos espectadores do evento “O Presépio Vivo do Natal”, levantando e analisando dados sobre suas características, particularidades e ações promocionais, possibilitando o posicionamento e o direcionamento de novos investimentos como forma de fomentar, ainda mais, o turismo de eventos em Campina Grande - PB. Os resultados tabulados e apresentados, juntamente com o tratamento dado ao traçar o perfil sócio-econômico-demográfico dos espectadores do evento, tornam-se imprescindíveis à melhoria de qualidade do serviço prestado, assim como a definição do posicionamento, potencialidades e segmentação de mercado, direcionando estratégias mercadológicas para o público-alvo desejado, de forma que obtenha-se melhores resultados quanto à estratégia de fomento ao turismo de eventos local.
 
Palavras-chave: Turismo; Turismo de eventos; Gestão.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006