IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 2. Botânica Aplicada

ARBORIZAÇÃO URBANA NOS LOGRADOUROS DO CONJUNTO HABITACIONAL OLIVIO MINA MUNICÍPIO DE CORUMBATAÍ-SP.

Lucilene de Aquino 1
Olavo Raymundo Júnior 2
José Antonio Mendes 2
(1. Prefeitura Municipal de Corumbataí / SP; 2. Departamento de Ciências Biológicas do Centro Universitário Hermínio Ometto - UNIARARAS)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho aborda a importância do planejamento na arborização urbana, visto que a relação entre as árvores e a infra-estrutura urbana, vem em boa parte dos casos sendo processada de modo conflituoso.  O objetivo do trabalho foi o de planejar  e executar a arborização nas vias públicas do conjunto habitacional Olívio Mina no município de Corumbataí, SP
METODOLOGIA:
O conjunto habitacional Olívio Mina está localizado na sentido sul do centro da cidade. A área é de 34 766,66 m2 onde estão distribuídas 83 casas populares, um centro comunitário, duas quadras poliesportivas e um área de recreação. A área periférica caracteriza-se pela paizagem rural com o plantio de cana-de-açúcar e pastagem, a vegetação nativa é inexistente. Os terrenos baldios são usados como depósito de entulho. O planejamento para o plantio foi realizado a partir de visitas, a população foi sensibilizada para a importância do projeto.

Em uma primeira etapa realizou o planejamento da área considerando as características físicas do local para definição dos critérios na escolha e distribuição das espécies. O C.H. Olívio Mina foi contemplado com as espécies Tabebuia chrysotricha (Ipê amarelo); Lagerstroemia indica (Resedá); Nerium oleander (Espirradeira); Tabebuia roseo-alba (Ipê branco); Cássia ferruginea (Cássia imperial). Priorizou-se o caráter paisagístico. Foram plantadas 115 mudas com 1,5 m de altura, em março de 2004 a distribuição doi definida intercalando cores das flores e rítmos fenológicos e o acompanhamento deu-se por vinte meses. Foram aplicadas questinários para avaliar o índice de satisfação da população e que serviu de base para a elaborada uma cartilha.

RESULTADOS:
 Os resultados obtidos demonstram que o papel da educação ambiental foi fundamental para o sucesso do projeto, em vinte meses, 15 árvores morreram em virtude da ausência de cuidados, ou devido as obras no local. Não ocorreram casos de depredação e vandalismo, a população constituído por 70% de moradores com ensino fundamental demonstrou compreender o papel da arborização como um fator de melhoria na qualidade de vida, 90% dos entrevistados destacaram a sombra, o embelezamento e o abrigo para os pássaros com fatores positivos. Entre os conflitos destacou-se interferência na rede elétrica e esgoto.
CONCLUSÕES:

A avaliação através do questionário  demonstrou 100% de satisfação dos entrevistados com relação ao plantio realizado no bairro e diagnosticou a necessidade da criação de uma área verde para lazer e recreação. A partir deste projeto, foram realizadas ações de educação ambiental junto aos alunos da rede de ensino municipal para fomentar outros programas de arborização urbana no município.

Instituição de fomento: Prefeitura Municipal de Corumbatái/SP, Centrovias
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Arborização urbana; Corumbataí/SP; Educação ambiental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006