IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia

ANÁLISE FARMACOLÓGICA “IN VITRO” DO COMPOSTO CINARAPICRINA ISOLADO DA Cynara scolymus L. (ALCACHOFRA),  NO ÍLEO E ESTÔMAGO DE RATO.

Mariem El Sayah  1
Cristiane Cozer Davila 1
Polyana Ely Cechi  1
Valdir Cechinel Filho  1
Vânia Floriani Noldin  1
(1. UNIVALI)
INTRODUÇÃO:
Neste estudo, foram analisados alguns dos mecanismos, envolvidos nas respostas relaxantes da cinarapicrina, um sesquiterpeno isolado da Cynara scolymus L. (alcachofra), na musculatura lisa, através de técnicas farmacológicas in vitro.
METODOLOGIA:

Os experimentos foram conduzidos com ratos machos pesando entre 200 e 250 g. As contrações isotônicas foram registradas em quimógrafo, na ausência e na presença da cinarapicrina em diferentes concentrações, 20 min antes das curvas concentração-resposta (CCR).

RESULTADOS:

A incubação do composto nas concentrações de 16 a 64 mg/mL no íleo, induziu antagonismo do tipo não-competitivo e dose-dependente com deslocamento à direita das curvas concentração-respostas à acetilcolina (ACh), histamina (His) e bradicinina (BK), com CI50 de 54, 23 e 44 mg/mL, respectivamente. Além disso, no estômago, o composto cinarapicrina em concentrações de 2 a 80 mg/mL, também foi capaz de bloquear de forma não-competitiva a CCR à ACh, His e BK, com CI50 de  34, 17 e 8 mg/mL, respectivamente.

CONCLUSÕES:

Esses resultados contribuem para explicar parte do mecanismo de ação desta planta, e sugerem que o composto cinarapicrina, parece ser um dos compostos ativos responsáveis pelas ações relacionadas a Cynara scolymus L. (alcachofra), pois foi capaz de bloquear alguns dos mediadores químicos envolvidos nos processos inflamatórios e dolorosos, tais como ACh, His e BK. .

 

Instituição de fomento: FUNCITEC
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Cynara scolymus; mecanismo de ação; músculo liso.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006