IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física

A USINA INTERATIVA: EXPERIMENTOS DIDÁTICOS DE ELETRODINÂMICA DO MUSEU DINÂMICO DE ENERGIA ELÉTRICA DO MUSEU USINA-PARQUE DO CORUMBATAÍ (SP)

Marcelo Eduardo Fonseca Teixeira 1
Eugenio Maria de França Ramos 2
Donizetti Aparecido Pinto  3
Bernadete Benetti  4
(1. Oficina de Aprendizagem e Ensino de Física-Dep. de Educação-UNESP Rio Claro; 2. Professor Assistente Doutor - Depto de Educação - UNESP Rio Claro; 3. Museu Dinâmico de Energia Elétrica-Fundação Energia e Saneamento MDEEL/FES; 4. Doutora, Professora Substituta - Depto Educação - UNESP Botucatu)
INTRODUÇÃO:

A Usina Interativa é um dos espaços didáticos implantados por meio das ações previstas no projeto Museu Dinâmico de Energia Elétrica (MDEEL / FES - FINEP), desenvolvido no espaço do Museu da Energia Usina-Parque do Corumbataí, localizado na cidade de Rio Claro (SP).

A Usina de Corumbataí - a primeira do Estado de São Paulo - é uma Usina Geradora que com o processo de privatização das empresas energéticas, na década de 1990, passou a constituir, juntamente com outras cinco unidades históricas, a Fundação do Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo (FPHESP). No ano de 2005 a FPHESP passou a incorporar o patrimônio histórico das empresas de saneamento do Estado, tendo por isso sua designação alterada para Fundação Energia e Saneamento.

O espaço Usina Interativa, no âmbito do projeto MDEEL, visa proporcionar aos visitantes oportunidades de interagir com experimentos didáticos disponíveis em uma exposição permanente. Tal interação promove um enriquecimento conceitual do trabalho do Museu da Energia, originalmente focado no patrimônio tecnológico da Usina Termelétrica e Hidrelétrica do rio Corumbataí e que, em uma de suas etapas, promovia apenas apresentações com experimentos demonstrativos.

O trabalho do espaço Usina Interativa partiu da observação das visitas de escolas onde se constatou a insuficiência dos experimentos demonstrativos.

METODOLOGIA:

A Usina Interativa contempla os seguintes experimentos para desenvolvimento conceitual de conteúdos que envolvam eletricidade

§         Gerador Eletrostático Van de Graaff 

§         Máquina Eletrostática de Winshurst 

§         Gerador Manual de Energia elétrica com lâmpadas 

§         Energia solar fotovoltaica 

§         Globo de plasma 

§         Pilha - Princípio de funcionamento 

§         Modelo didático do telegrafo 

§         Gerador de energia eólica 

§         Eletroscópio de Folhas 

Tal conjunto de experimentos foi comprado e disposto em uma área ampliada para a exposição permanente. O trabalho com esses experimentos didáticos foi pensado tanto com a possibilidade de acompanhamento de monitores, com apoio para discussões teóricas mais aprofundadas, ou com ação direta dos visitantes. Uma orientação disposta em painéis associado a cada um deles permite o grau de liberdade e interatividade necessários a ação direta dos visitantes, quer sejam de origem espontânea ou grupos de alunos em visitas regulares ao museu. Percebeu-se igualmente a necessidade de manutenção deste acervo, tanto com a compra de experimentos em duplicidade, permitindo manter uma reserva permanente, como com a organização de um espaço de Oficina Mecânica de apoio à manutenção de tais aparatos.

RESULTADOS:

A constituição do espaço da Usina Interativa possibilitou uma alteração do roteiro de visitação, aumentando o número de possibilidades didática de discussão da temática da geração de energia elétrica por indução magnética, bem como a exploração conceitual de efeitos da corrente elétrica, seja, por exemplo, para aquecimento, iluminação, indução magnética, passagem de corrente por gases rarefeitos (aqui seria bom nomear os experimentos Marcelo, relacionando-os aos temas mencionados).

O funcionamento da Oficina Mecânica prevista no projeto MDEEL para apoio ao trabalho de manutenção da exposição permanente ampliou suas possibilidades ao proporcionar o desenvolvimento de novos protótipos didáticos bem como o apoio a outras instâncias do projeto, como a Biblioteca de Experimentos e a Oficina Pedagógica.

Os materiais experimentais da Usina Interativa, juntamente com outras atividades introduzidas com o projeto MDEEL mais o roteiro de visitação habitual ao patrimônio histórico deu origem a uma lista de roteiros possíveis. Tal diversificação permitiu a construção de um catálogo de roteiros de visitas, com diferentes possibilidades e enfoques didáticos. O catálogo é fornecido aos docentes que entram em contato para agendar a visita de seus alunos.

Além da organização da exposição permanente foi necessário considerar no trabalho a formação dos monitores para utilização dos protótipos didáticos e sua reprodução, alguns deles de áreas distantes do conhecimento mais aprofundado de Física.

CONCLUSÕES:

A Usina Interativa representa de maneira bastante significativa a idéia de dinamização da interação dos visitantes com o Museu, sejam alunos em excursões escolares, sejam visitantes espontâneos. Dessa forma esse novo espaço didático cumpre papel essencial nas modificações introduzidas no roteiro original dos visitantes do Museu Usina-Parque do Corumbataí com a implementação e desenvolvimento do projeto do Museu Dinâmico de Energia Elétrica (MDEEL).

A constituição de novos espaços de trabalho didático - dentre eles a Usina Interativa -, no âmbito do projeto MDEEL, permitiu uma significativa melhoria da discussão conceitual da Eletrodinâmica, particularmente do processo de geração e transmissão de energia elétrica. O aumento de oportunidades de interação dos visitantes com os equipamentos didáticos introduziu fatores lúdicos e afetivos importantes para o processo de ampliação do “arcabouço de conhecimentos experimentais” dos visitantes. Do ponto de vista de teorias de aprendizagem, esse processo proporciona a criação de referenciais de conhecimento, como proposto, por exemplo, por Ausubel e Novak (1980), ampliando as oportunidades de aprendizagem futura de conceitos de Física dos visitantes, sobretudo os em idade escolar. Observou-se igualmente que o trabalho e o estudo com os materiais da Usina Interativa permitiram uma elevação do conhecimento dos monitores na área de Física sobre a temática geração de energia, até mesmo para os monitores oriundos da Graduação em Física, melhorando com isso a qualidade de seu trabalho de atendimento ao público.

Instituição de fomento: FINEP
 
Palavras-chave: Experimentos Didáticos Interativos; Instrumentação para o Ensino de Física; Eletricidade e suas formas.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006