IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 7. Oceanografia - 2. Oceanografia Física

INFLUÊNCIA DA PASSAGEM DE FRENTES FRIAS NA DIMINUIÇÃO DE TEMPERATURA DA ÁGUA DA BAÍA SUL DA ILHA DE SANTA CATARINA DURANTE A PRIMAVERA E VERÃO DE 2001 A 2005.

Nelson Silviera Jr. 1
Fabio Faria Brognoli  1
Christine Espíndola Fischer 1
Flavia Ribeiro Couto 1
Mario Cesar Campos de Almeida 1
(1. Fazenda Marinha Atlântico Sul Ltda. Florianópolis, Santa Catarina.)
INTRODUÇÃO:
A Baía Sul da Ilha de Santa Catarina possui uma área aproximada de 135 km2. Na última década ela se tornou o mais importante ecossistema brasileiro no que concerne à ostreicultura. Em suas águas são produzidas cerca de 60% das ostras cultivadas no Brasil, além de mexilhões. Todavia, muito pouco se conhece da dinâmica dos processos oceanográficos que ocorrem em seu corpo d’água, o que dificulta o desenvolvimento de trabalhos mais aplicados à maricultura. Um dos fenômenos que ocorre neste ambiente durante os meses mais quentes do ano é a queda repentina da temperatura da água, em muitos casos de forma abrupta.  A partir de observações empíricas passou-se a relacionar tal comportamento com a atuação dos ventos dominantes em Florianópolis, Sul e Nordeste. O objetivo desse trabalho foi o de analisar a influência desses ventos e, principalmente, da passagem de frentes frias sobre o comportamento da temperatura da águas da Baía Sul.
METODOLOGIA:
Durante os período compreendido entre 01 de setembro de cada ano até 31 de março do ano seguinte, entre 2001 e 2005, foram realizadas coletas diárias de segunda à sexta-feira de temperatura da água do mar na altura da Costeira do Ribeirão (27˚44,350’ Lat.S; 48˚33,890’Long.W), a 50 cm de profundidade, utilizando-se termômetro de mercúrio. Os dados diários referentes à direção e intensidade de ventos ocorridos durante o período de estudo foram obtidos junto a Epagri/Inmet da estação de São José (SC) localizada às margens da baía Sul, a cerca de 10 km mais ao norte do ponto de coleta de temperatura. Além disso, as informações quanto a passagens de frentes frias durante o período de estudo foram obtidas junto aos boletins de monitoramento e análise climática (Climanálise) do CPTEC/INPE.
RESULTADOS:
A análise dos dados permitiu visualizar quedas de temperatura superficial das águas da Baía Sul após a passagem de frentes frias (vento sul). Esses decréscimos são menos acentuados no início da primavera e muito sensíveis no verão. Verificando-se a passagem dessas frentes em momentos posteriores a episódios de ocorrência de ventos norte e nordeste, observa-se que a diminuição de temperatura é muito maior, chegando a algumas oportunidades a cair 7°C em 48 horas. Outro fato observado é que no verão os intervalos de dias com ocorrência de ventos N-Ne coincidem com períodos de temperatura de água bem elevada. A barra da Baía Sul é muito estreita e por isso pode-se inferir que colabore com certa separação entre as massas de água de dentro da baía e da costa oceânica adjacente, dificultando a circulação e/ou mistura entre elas. A passagem de frentes frias atua como veículo transportador da massa de água que está na costa adjacente à saída da Baía Sul, fazendo-a adentrar na baía. Nessa região costeira adjacente, situada entre o Cabo de Santa Marta Grande e a porção média da ilha de Santa Catarina, ocorre ressurgência, que ascende água fria e sua formação está intimamente ligada à ocorrência de ventos nordeste.
CONCLUSÕES:
A dinâmica do processo que se tem durante esses episódios típicos de ventos nordeste entre os meses de dezembro e março, é o de uma baía Sul com águas que podem chegar próximo aos 30°C e, ao mesmo tempo, águas com temperaturas menores que 20°C na região costeira adjacente. Esse quadro é quebrado pela passagem da frente fria, com ventos do quadrante sul, com intensidade capaz de empurrar a massa de água fria para dentro da baía. Como resultado pode-se observar queda abrupta da temperatura da água da baía de até 7°C em um ou dois dias. Quando as frentes acontecem sem prévio episódio de ventos nordeste, as águas que penetram na baía são menos frias e a queda de temperatura menos sensível
 
Palavras-chave: Baía Sul; frente fria; ressurgência.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006