IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software
MIGRAÇÃO ARQUITETURAL DE FERRAMENTAS TÉCNICAS DE COMPUTAÇÃO PARA DIVERSOS PERFIS DE USUÁRIOS
Antonio Fernando Lavareda Jacob Junior 1
Alinne Cristinne Correa dos Santos 1
(1. Universidade da Amazônia/UNAMA)
INTRODUÇÃO:
A academia produz uma diversidade de softwares educacionais. A maioria desses softwares são voltados para atender determinadas áreas da computação com a finalidade de melhor explicá-las, além de demonstrar os conceitos aprendidos na prática. Um exemplo que pode ser citado é a ferramenta AGHORA (Algoritmos Genéticos para Geração de Horários de Aula) que tem por finalidade automatizar a geração de quadros de horário de aula. Neste caso, para que essa ferramenta seja utilizada, o usuário deve possuir amplo conhecimento dos conceitos de inteligência artificial, mais especificamente, em algoritmos genéticos. Este trabalho tem por objetivo mostrar como se deve proceder para transformar uma ferramenta especifica de uma determinada área para atender a vários perfis diferentes de usuários. A primeira análise que deve ser realizada é com relação ao público que utilizará o sistema. A maioria dos sistemas é construído para atender perfis muito diferentes desde usuários com conhecimentos específicos sobre a área de computação até usuários leigos. A importância desse tema centra-se na diversidade desses usuários, uma vez para usuários que não conhecem profundamente a área de computação detalhes técnicos no programa são desnecessários e prejudiciais a utilização do mesmo. Usou-se para solução deste problema técnicas de usabilidade e estudos de gerencia de projetos e engenharia de software.
METODOLOGIA:
Este estudo foi realizado por meio de entrevistas com professores da área de engenharia de software sobre a importância de ferramentas técnicas e sobre a questão de migração arquitetural. Além destas, foram feitas entrevistas com coordenadores de curso de uma instituição superior, levando em consideração um estudo de caso do sistema AGHORA, sobre como seriam realizados os melhoramentos no sistema com a migração para uma arquitetura diferente. Realizou-se pesquisa bibliográfica sobre o tema e sua importância para o aprimoramento do desenvolvimento de software.
RESULTADOS:
Após este levantamento, a reconstrução do sistema deve ser realizada em função dos perfis definidos para cada usuário, essa construção deve atender, principalmente, conceitos de usabilidade de sistemas por meio da criação de mecanismos que proporcionem uma maior facilidade no uso do sistema, como menu de auxilio especifico para aquele determinado usuário. Seguindo esses passos, a construção de softwares educativos terá o objetivo facilmente alcançado.
CONCLUSÕES:
A construção de softwares técnicos pela academia é de suma importância para o crescimento de pesquisas na área de computação. Com a aplicação das técnicas analisadas no estudo, os sistemas tornam-se mais usuais e melhores desenvolvidos por possuírem uma melhor estrutura, sendo esta voltada a prioridade de construção baseada no usuário. Com a construção correta destes softwares, a pesquisa na área de computação alcança novos horizontes da academia.
 
Palavras-chave: Migração Arquitetural; Usabilidade; Perfis de Usuários.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006