IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 14. Engenharia
UM SISTEMA COMPUTACIONAL PARA TRATAMENTO DOS DADOS DE ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS NO TRATAMENTO BIOLÓGICO DE RESÍDUOS DE PÉTROLEO EM REATORES EM BATELADA SEQUÊNCIAIS
Michele Agra de Lemos Martins 1
Nélia Henriques Callado 1
Eduardo Setton Sampaio da Silveira 1
(1. Centro deTecnologia / CTEC, Universidade Federal de Alagoas / UFAL)
INTRODUÇÃO:
A crescente demanda na utilização dos derivados do petróleo tornou a extração, refino, transporte, estocagem e distribuição do petróleo em atividades de grande força e importância no contexto econômico. E é dentro desta cadeia produtiva que ocorre a geração de resíduos que podem causar a contaminação do meio ambiente por acidentes ocorridos com este produto. O lançamento deste resíduo em corpos de águas receptores ou a sua re-injeção nos poços de extração podem trazer vários riscos ambientais, apontando para a necessidade do gerenciamento e do desenvolvimento de novas tecnologias de prevenção e remediação dos resíduos petroquímicos. Face ao problema, está sendo desenvolvido um trabalho que visa encontrar uma forma de, ao menos, minimizar o impacto desses resíduos no meio ambiente, propondo um tratamento para o mesmo. Tal trabalho estuda uma alternativa de tratamento das águas de produção utilizando reatores, sob condição aeróbia e anaeróbia, sequenciais em batelada, em escala de laboratório. Dentro deste contexto, apresenta-se aqui o desenvolvimento de um sistema computacional para o armazenamento e tratamento estatístico e gráfico dos dados das análises físico-químicas obtidas dos reatores. Este sistema oferece algumas funcionalidades que facilitam a visualização e compreensão dos resultados obtidos em laboratório.
METODOLOGIA:
O tratamento biológico proposto está sendo realizado em reatores seqüenciais em batelada, em escala de laboratório, sob condição anaeróbia e aeróbia. Para avaliar o desempenho do reator é traçado um perfil a partir do monitoramento de alguns parâmetros de qualidade: nitrogênio amoniacal, nitrato, nitrito, DQO, sólidos totais, sólidos voláteis, sólidos fixos, pH, ácidos voláteis, alcalinidade e cloretos. Os resultados desses perfis são utilizados para propor uma metodologia para a obtenção de parâmetros operacionais que melhorem o desempenho do reator. Para análise e armazenamento dos dados obtidos semanalmente dos ensaios nos reatores, apresenta-se um sistema computacional gráfico-interativo dedicado a esse problema. O sistema computacional desenvolvido consiste numa interface gráfica, implementada em linguagem de programação C, utilizando-se o sistema de interface gráfica IUP/LED e a biblioteca XY para construção dos gráficos exibidos no programa. O sistema incorpora também um banco de dados para armazenamento de todos os dados coletados, organizando-os pela data do ensaio, permitindo a edição, manipulação e análise estatística dos mesmos.
RESULTADOS:
O sistema computacional desenvolvido mostrou-se de grande utilidade no armazenamento e tratamento dos dados obtidos semanalmente nas análises dos reatores. Todos os dados são armazenados em arquivos em formato texto que são carregados pelo sistema e qualquer alteração nos dados, a partir da interface, é gravada em arquivos para posterior recuperação. A partir dos dados fornecidos o sistema disponibiliza a construção de gráficos bidimensionais relacionando as grandezas envolvidas nos ensaios bem como a análise estatística desses dados. No que tange o tratamento biológico dos resíduos de petróleo nos reatores sequenciais em batelada, os resultados obtidos foram satisfatórios. Nas três fases em que os reatores foram operados, a eficiência média de remoção de DQO, parâmetro utilizado para avaliar a degradação da matéria orgânica do resíduo, oscilou, mas manteve-se sempre dentro dos valores esperados.
CONCLUSÕES:
O sistema computacional proposto ainda está em fase de conclusão, onde estão sendo feitos ajustes para alcançar um melhor desempenho do mesmo para a finalidade desejada. Em testes realizados com dados obtidos nos perfis dos reatores, o programa apresentou boa funcionalidade. A partir de uma interface gráfica de fácil manipulação, o sistema apresentou-se como uma excelente forma de armazenar os dados obtidos e, com o auxílio de gráficos bidimensionais, relacionando as grandezas envolvidas nos ensaios, bem como a análise estatística dos dados, mostrou-se como um facilitador na visualização do desempenho dos reatores. Dessa forma, o uso do programa vem a otimizar o estudo do tratamento biológico de resíduos de petróleo em reatores seqüenciais em batelada, auxiliando na pesquisa desde o armazenamento dos dados até a visualização e compreensão dos resultados.
Instituição de fomento: SESU/PET/Engenharia Civil/UFAL
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Interface gráfica; Estatística; Banco de dados.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006