IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica

JORNAL ESCOLAR - UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR

Flavia Santana da Silva Barros 1
Maria das Graças Silva Folha 1
(1. Secretaria da Educação)
INTRODUÇÃO:

Este projeto foi desenvolvido com alunos da 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental II da Escola Monsenhor Francisco Salles, com o objetivo de incentivar a leitura e produção de textos, desenvolvendo a capacidade de interpretação, crítica, incentivando o trabalho colaborativo. Essa atividade interdisciplinar envolveu as diversas áreas: Língua Portuguesa, História, Matemática, Temas Transversais e Informática. Tudo aconteceu a partir da necessidade dos alunos de informar fatos relevantes que vão acontecendo freqüentemente no ambiente escolar bem como divulgá-los. Aliado a isso, o interesse das professoras em motivar a leitura e escrita dos diferentes estilos de textos, superando no grupo tais deficiências, resgatando a cidadania desses jovens. Foi um projeto de parceria entre as professoras de Língua Portuguesa e do Laboratório de Informática com o intuito também de criar nos jovens o hábito da leitura de jornais, socializando esse novo ambiente da escola.

 

METODOLOGIA:

Foram vivenciadas várias etapas: reuniões, excursão, pesquisa, organização de pauta, discussões, elaboração e correção de textos, diagramação e divulgação. A professora de Língua Portuguesa levou jornais de circulação do Estado, analisando as seções com o grupo. Na reunião, a turma foi dividida em grupos decidiram a pauta com assuntos de interesse de todos. A sala fez uma excursão para cidade de Olinda realizando um resgate histórico e cultural, o fato tornou-se a matéria de capa do jornal. Durante o processo, as equipes produziram matérias com os temas: pichação, grafitagem, violência, a campanha do desarmamento, promovendo discussões na turma. Com o projeto houve a necessidade dos alunos escreverem diferentes tipos de textos surgiram as seções: editorial, colunas, resenhas, reportagens, diversões, entrevistas com a bibliotecária e responsável pelo laboratório de informática e literatura. A professora de Língua Portuguesa fez as correções com todos. Uma pesquisa foi feita com os alunos da escola para descobrir a série onde o nível de reprovação foi maior no ano anterior. Esse estudo quantitativo fez o grupo refletir as possíveis causas do problema. No laboratório de Informática os jovens digitaram, organizaram todas as idéias utilizando os recursos da informática construindo o gráfico com os dados colhidos na pesquisa. Após a finalização as professoras realizaram uma votação entre as turmas participantes para escolherem o nome do jornal. Monsenhor Notícias”.

 

 

RESULTADOS:

Com essa vivência a turma descobriu a importância da leitura de jornais e começou a vê-los de forma crítica, percebendo a riqueza de informações abordadas. O grupo ficou motivado com o trabalho, pois percebeu que um jornal é tecido com trabalho de equipe, que possui riqueza de imagens, manchetes, textos claros e objetivos para o leitor. Foi um momento rico para os alunos, pois além do trabalho em grupo, colaborativo descobriram que podemos discutir, criticar, informar e transformar com o “Poder das Palavras” o mundo em que vivemos. O aluno mostrou o seu potencial utilizando de forma contextualizada o Laboratório de Informática trabalhando no WORD e EXCEL, construindo gráfico, inserindo figuras digitando textos e fazendo a edição do jornal. Foi afixada nas salas a edição do “Monsenhor Notícias” exposto na FECOMS (Feira de Conhecimentos Monsenhor Francisco Salles) para socialização da experiência com a comunidade escolar, enchendo de orgulho toda equipe. As cópias foram poucas, porque não houve patrocínio e as turmas participantes adquiriram o fruto do trabalho. Com o término do projeto analisamos com os alunos os seguintes pontos: o que aprenderam, quais as estratégias utilizadas, dificuldades encontradas e como foram resolvidas essas dificuldades.

 

 

CONCLUSÕES:

O projeto contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem estimulando, motivando e valorizando a produção dos alunos. Houve o incentivo à leitura e escrita de forma prazerosa. As atividades desenvolvidas despertaram em alguns alunos a necessidade de ler os jornais nos finais de semana fazendo comentários com a professora, com um olhar crítico, analisando o que o jornalista queria passar com aquela reportagem. Causou a necessidade de interpretação das “charges”, já que muitos não entendiam o significado, gerando na disciplina de Língua Portuguesa, discussões sobre História, tornando a aula mais rica. O laboratório de Informática foi de grande importância na edição e diagramação, o trabalho foi contextualizado. Os alunos descobriram a importância dos recursos disponibilizados nos computadores, viabilizando a inclusão digital. Com a divulgação do jornal na Feira de Conhecimentos verificamos o interesse de outros professores em participar das próximas edições contribuindo para um trabalho diversificado e integrado.  A experiência foi positiva, o grupo fez descobertas significativas e ficaram orgulhosos do produto final.

 
Palavras-chave: Educação; Leitura e Escrita; Jornal Escolar.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006