IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 1. Comunicação Digital

O PROCESSO DA DIGITALIZAÇÃO NAS EMISSORAS DE TELEVISÃO EM SERGIPE

Rebeca Teixeira Marques 1
Luciana Renata Santos de Santana 1
Polyana Bittencourt 1
Úrsula Gomes Guerra 1
Marivone Vieira 1
(1. Universidade Tiradentes (UNIT))
INTRODUÇÃO:

A televisão foi o primeiro veículo de comunicação de massa a mostrar o mundo de uma forma mais ampla. Desde o seu surgimento passou por diversas mudanças, de regional passou a ser nacional e com o surgimento das grandes Redes veio a segmentação com o surgimento da TV a Cabo. No Brasil, a televisão entra agora no processo de digitalização da plataforma terrestre e as emissoras do Estado de Sergipe já começam a se preparar para desenvolver a nova tecnologia, apesar do padrão a ser instalado no país ainda não ter sido definido pelo presidente da República.

 

A digitalização acontecerá em todas as emissoras de televisão do Brasil. Tanto na TV Sergipe (Rede Globo de Televisão - Globo), quanto na TV Atalaia (Sistema Brasileiro de Telecomunicações - SBT), o processo de digitalização foi iniciado há dois anos.  Através deste trabalho, foi possível fazer um levantamento da situação atual dos estudos que estão sendo feitos no Brasil sobre a implantação da plataforma terrestre de televisão digital e as mudanças que deverão ocorrer no setor na transição da TV analógica para a TV digital.

METODOLOGIA:

Foram realizados: a) uma pesquisa de campo nas emissoras de televisão de Sergipe, tendo como foco as emissoras filiadas às grandes Redes nacionais: TV Atalaia (SBT), e TV Sergipe (Globo).  b) entrevistas semi-abertas com técnicos, gestores e jornalistas das duas emissoras; c) levantamento bibliográfico sintetizando o surgimento dos primeiros estudos sobre a TV Digital no mundo, analisando os três principais padrões que existem hoje, o ATSC, (americano), DVB, (europeu), e o ISDB, (japonês).

RESULTADOS:

Constatou-se que a TV Digital, quando estiver efetivamente funcionando, promoverá uma maior inclusão social através da interatividade que a tecnologia vai permitir. Observou-se que o processo de digitalização é lento por conta da indecisão do Governo Federal na escolha do modelo que o país adotará. A grande maioria dos profissionais de jornalismo das emissoras sergipanas, integrantes desse estudo, pouco sabem sobre o assunto apesar das emissoras estarem, há dois anos, adotando novas técnicas de transmissão e comprando novos equipamentos.

CONCLUSÕES:

O estudo permitiu constatar que com a nova tecnologia a forma de fazer televisão no Brasil deverá sofrer grandes mudanças, principalmente na área técnica e no campo da gestão, onde serão necessários profissionais cada vez mais capacitados. Apesar da mudança oferecer ao telespectador uma melhor qualidade de som, imagem e uma variedade de novos serviços, a exemplo da interatividade a situação econômica do país não vai permitir, a curto prazo, a instalação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital em Sergipe ou em qualquer outro lugar do país, porque a própria massa consumidora não terá o capital para adquirir o set top box ou URDs  ( transformador para exibir imagens digitais na televisão analógica), ou comprar os novos modelos de aparelho para televisão.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Sergipe; Televisão; Digitalização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006