IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

FATORES BIOLÓGICOS ASSOCIADOS À QUALIDADE DA ÁGUA EM DOIS IGARAPÉS AFLUENTES DO RIO ITAPECURU, CAXIAS, ESTADO DO MARANHÃO

Joseleide Teixeira Câmara 1
José de Ribamar Vieira Azevedo Filho 1
Nerval José Bento da Cunha 1
(1. C. E. E. F. M. Thales Ribeiro Gonçalves, Secretaria Regional de Educação, Gerênc)
INTRODUÇÃO:

A água potável é o bem coletivo mais precioso da humanidade e torna-se cada dia mais escasso, em face da falta de políticas públicas voltadas para sua preservação, além é claro, da não mobilização da sociedade civil. Portanto, alguns segmentos da sociedade têm demonstrado preocupação e tomado iniciativas preservacionistas desse bem comum. Atentos a essas iniciativas, alguns educadores têm provocado debates em salas de aula no sentido de conscientizar e mobilizar a comunidade escolar para a necessidade de participar ativamente das discussões  e tomadas de decisões que minimizem as degradações impostas às fontes d’água pois, só com a participação ativa de uma sociedade consciente  será possível reverte esse quadro.   O município de Caxias/MA é rico em igarapés das bacias dos rios Itapecuru e Parnaíba, todos sob forte impacto antrópico, principalmente provocados por banhistas e pelo despejo de esgoto doméstico naqueles que banham o perímetro urbano.  Os  objetivos desse estudo são conhecer as características físico–químicas da água e a entomofauna aquática dos riachos São José e Inhamum, ao mesmo tempo despertar nos alunos de ensino médio a importância e o interesse pela pesquisa científica e pelo uso racional dos recursos naturais, preservando-os, principalmente a água.

METODOLOGIA:
O município de Caxias está situado na bacia do médio rio Itapecuru e baixo Parnaíba. As coletas foram realizadas nos meses de agosto e setembro de 2005 nos igarapés São José e Inhamum ambos afluentes do rio Itapecuru. No igarapé São José as coletas foram feitas em três diferentes pontos: (p1) 500m antes do perímetro urbano; (p2) 2.000m após penetrar no perímetro urbano e (p3) 500m antes da foz. No igarapé Inhamum todas as coletas foram realizadas no interior da Reserva Ecológica do Inhamum, em pontos eqüidistantes, (p1) 1.000m acima da lagoa da Soledade; (p2) lagoa da Soledade, local intensamente freqüentado por banhistas e (p3) 1.000m abaixo da lagoa da Soledade, nas proximidades  da ponte do Inhamum, também sob forte impacto de banhistas e  viajantes que por ali trafegam. Para cada ponto foram coletadas três amostras de água em recipientes de 1000ml, em seguida coletaram-se amostras da entomofauna aquática com o uso de rede de mão. Para cada ponto padronizou-se 15 varridas com a rede. Após as coletas as amostras de água foram encaminhadas ao Laboratório do SAAE para análise dos coliformes totais. As amostras faunísticas foram levadas ao Laboratório de Biologia do CESC/UEMA para triagem e identificação. Os resultados foram utilizados pelos alunos que apresentaram-nos em forma de seminários em feiras de Ciências.
RESULTADOS:
No igarapé São José, os índices de coliformes totais foram iguais a 1.100/100ml no p1, que o classifica como excelente para consumo, segundo o CONAMA. Nos pontos p2 e p3, os índices de coliformes totais foram 9.000/100ml e 16.000/100ml, respectivamente, o que os tornam impróprios para consumo. Neste igarapé foram coletados 1.851 espécimes de nove ordens de insetos,  assim distribuídos: (p1) Coleoptera (1), Diptera (10), Ephmeroptera (1), Hemiptera (23), Homoptera (1),  Lepidoptera (1), Odonata (8) e Tricoptera (1); (p2) Diptera (1783), Hemiptera (1), Odonata (2); (p3) Diptera (14), Megaloptera (1) e Odonata (4). No igarapé Inhamum o índice de coliformes totais nos pontos p1, p2 e p3 foram 500/100ml, 900/100ml e 1000/100ml, respectivamente. Foram coletados 129 espécimes de dez ordens,  distribuídos da seguinte forma: (p1) Diptera (16), Ephemeroptera (2), Hemiptera (3), Hymenoptera (1), Odonata (1) e Thricoptera (8); (p2) Diptera (37), Hemiptera (1) e Odonata (1); (p3) Coleoptera (10), Diptera (6), Hemiptera (16), Homoptera (1), Lepidoptera (13), Odonata (6), Orthoptera (3) e Thricoptera (4).
CONCLUSÕES:
Oito ordens foram comuns para ambas as áreas de estudo; Megaloptera teve registro exclusivo para o igarapé São José, enquanto que  as ordens  Hymenoptera e Orthoptera foram registradas exclusivamente no igarapé do Inhamum. Dos 1.817 espécimes de Diptera coletados no igarapé São José, todos pertencem à família Chironomidae o que demonstra o alto nível de degradação deste igarapé. Por está menos sujeito à pressão antrópica os índices de coliformes totais do igarapé do Inhamum,  estão dentro dos níveis aceitáveis para consumo da água, no entanto, o local mais visitado (p3) tem duas vezes mais coliformes que o ponto menos visitado (p1). Parece que estas alterações tem provocado poucos efeitos na fauna que ainda está presente no ponto mais impactado, o que não deixa de ser motivo de constaste vigilância para sua preservação. Este se constitui o primeiro estudos de coliformes totais e entomofauna dos igarapés São José e Inhamum. Além do mérito científico, este estudo auxiliou no processo ensino-aprendizagem no ensino médio do C.E.E.F.M. Thales Ribeiro Gonçalves, pois contribuiu para conscientização do atual estado de poluição das águas no município, possibilitou aos alunos trabalhar com o método científico e exercitar a oralidade.
 
Palavras-chave: Entonofauna aquática; Coliformes totais; Maranhão.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006