IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

ESTUDOS RELATIVOS A ANALOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Rodrigo Ruschel Nunes 1
Daniela Frigo Ferraz 2
(1. CCBS -Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/ Unioeste; 2. CCBS -Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/ Unioeste)
INTRODUÇÃO:

Para tornar o ensino de ciências mais acessível e de fácil compreensão pode-se usar um recurso didático disponível que são as analogias. O conceito de analogia é amplo e utilizado por diferentes autores com significados distintos. Neste trabalho o conceito adotado é o de analogia como uma comparação entre dois conceitos: um já conhecido, que servirá de referência, chamado análogo e outro que se pretende ensinar e é desconhecido, chamado alvo (Glynn,et. al. 1998). O objetivo desse trabalho, foi analisar trabalhos que retratam o uso de analogias no ensino de ciências, de modo geral, e no ensino de química em especial, em algumas das principais revistas e anais de eventos da área de educação em ciências no Brasil, para determinar como se dá esse uso. Parte-se do pressuposto de que o uso de analogias é um recurso didático disponível no processo da construção das noções científicas, no entanto, é necessário seguir formas adequadas para este uso (Glynn et al., 1998; Harrison & Treagust, 1994 apud Ferraz & Terrazzan, 2003).

METODOLOGIA:

Foi feita uma revisão da literatura onde foram analisados 1021 trabalhos presentados(Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências): II ENPEC (1999), III ENPEC (2001) e IV ENPEC (2003). Também os trabalhos publicados sobre analogias nas revistas Ciência & Educação (1999; 2000; 2001; 2002; 2003 e 2004) e Ensaio (1999, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004). Sendo que o critério de análise para escolha desse evento e dessas revistas deu-se por tratarem-se de alguns dos mais significativos na área de Educação em Ciências.

RESULTADOS:

Selecionou-se os trabalhos que tratavam do tema analogias, totalizando 18 ocorrências que se enquadravam no objeto deste estudo. Dos trabalhos encontrados foi feita a distinção quanto aos três tipos de apresentações analógicas como ferramentas no processo de ensino: abordagem através de estratégias didáticas, através de uso espontâneo por professores e utilização em livros didáticos; dentre as subdivisões quanto à forma de apresentação destes 18 trabalhos encontrados, 07 trabalhos abordavam uso como Estratégias Didáticas, 05 abordavam o Uso Espontâneo Por Professores e 07 abordando Utilização em Livros Didáticos, sendo que alguns englobavam mais de uma abordagem.

CONCLUSÕES:
Verificou-se número reduzido de trabalhos sobre analogias no ensino de ciências no Brasil. Assim, embora estejam presentes, constantemente, no ensino e seja um instrumento indispensável para fornecer aos estudantes os elementos que os iniciam em um conteúdo que lhe seja estranho, ainda assim seu número é pequeno frente à relevância do assunto.
 
Palavras-chave: Recurso Didático ; Estratégias Didáticas; Ensino De Ciências.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006