G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional |
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Entraves e desafios da Gestão escolar: como ser mais eficaz? |
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Maria Onide Ballan Sardinha 1 |
Adilson Fernandes da Cruz 1 |
Maria Granzoto da Silva 1 |
Márcia Marques Dib 1 |
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(1. Universidade Norte do Paraná - UNOPAR - Arapongas) |
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INTRODUÇÃO: |
Esta pesquisa, realizada no campo da administração escolar serve de base para alicerçar um trabalho de parceria, que teve inicio, no ano de 2005, entre o município de Arapongas, norte do Pr e a UNOPAR. Sua realização acabou por gerar outros projetos de extensão e ensino, contemplando o tripé da Universidade.Seu percurso revela que é possível se obter resultados mais positivos no campo da gestão educacional a partir de uma análise situacional, sobre os procedimentos administrativos adotados por dirigentes das escolas da rede municipal de ensino e, fazer todo um estudo sobre esse processo, partindo dos dados coletados,que constituem um conjunto de informações que vem permitindo analisar determinantes administrativos,pedagógicos que contribuem com os resultados insatisfatórios apresentados pelas escolas,em termos de qualidade, no Ensino Fundamental público.A pesquisa revela que por falta de conhecimento dos princípios e mecanismos de gestão,falta aos gestores uma visão mais ampla sobre como organizar e viabilizar ações no âmbito escolar, de forma a contribuir com possíveis mudanças na educação.Essas questões têm ligação com o processo de formação dos dirigentes,cuja base se assenta em linhas pragmática e tylorista de administração,que influenciam na forma de atuação e, em conseqüência nos resultados.A pretensão da pesquisa é o desvelamento teórico/prática,para coletivamente ir propondo alternativas que possam viabilizar sinalizadores de mudanças na gestão . |
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METODOLOGIA: |
A pesquisa de cunho qualitativo se fundamenta nas bases teóricas que tratam da questão da gestão da educação,nas leis vigente e utiliza dados quantitativos ,que indicam os resultados que a escola vem apresentando nos últimos cinco anos. Utilizou como instrumento de coleta de dados , um questionário com questões fechadas e abertas, aplicado aos diretores das escolas municipais de Arapongas(45), objetivando saber sobre: formação;tempo de atuação profissional e, tempo de atuação na direção;mecanismos de gestão utilizados no cotidiano, para lidar com conflitos,resolver problemas e outras questões ,levantando indicadores de atuação por meio de tabulação e análise
As reuniões com dirigentes do Departamento e com os dos estabelecimentos de ensino acontecem mensalmente para organização das ações. Nelas se busca coletar dados para o desenvolvimento da pesquisa ,que será concluída em novembro de 2006, com a análise situacional e o mapeamento das questões que ela apontar como entraves dos resultados não positivos,indicando sugestões que podem servir de indicadores para a tomada de decisão em nível de município. Servirão também de subsídios para outros e de revisão do Curso de Pedagogia da IES no seu papel social com a Comunidade por meio de grupo de estudo em caráter de formação continuada,No seu percurso são realizados momentos de estudo,quinzenalmente com diretores e acadêmicos do curso e, bimestralmente um seminário sobre gestão. |
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RESULTADOS: |
A pesquisa vem envolvendo e mobilizando uma equipe de professores e acadêmicos da IES, diretores das escolas da rede municipal e equipe do Departamento de educação ,para a análise de questões que passam muitas vezes despercebidas no contexto escolar e que são determinantes para os resultados educacionais.Tem aberto as discussões para a questão de práticas menos autoritárias,menos centralizadoras,com mais espaços para a participação ,a começar pela postura do próprio Departamento .Um ponto positivo ocorrido é que dos 9 diretores que não possuíam curso superior 7 iniciaram em julho de 2005,em Pedagogia e Letras ,movidos pelas discussões realizadas durante os encontros de estudos,reuniões ,seminários;O Departamento municipal criou um mecanismo de promoção para os diretores cujas escolas que dirigem demonstrarem resultados melhores por meio de seus projetos educacionais; Um ponto relevante é a participação nos seminário de discussão da gestão no qual participam em média 50 a 55 pessoas entre acadêmicos,professores e diretores que discutem descritores de gestão, vivenciam relatos de experiências que contribuem para a formação e atualização.
O contato com a comunidade externa está sendo muito positivo uma vez que está mostrando as contribuições que a Universidade pode promover em relação a administração escolar ( um campo não muito explorado) estão subsidiando a experimentação de novos mecanismos de gestão num Projeto Pedagógico com princípios mais democráticos . |
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CONCLUSÕES: |
Essa pesquisa vem contribuindo para o crescimento pessoal e profissional dos professores e acadêmicos de Pedagogia e dos dirigentes das escolas da rede municipal, que atuam no ensino fundamental 1a. a 4a. série .Estes, estão tendo a oportunidade de refletir sobre suas práticas, com seus pares, tendo como parceira uma IES, preocupada com as questões que os envolvem . No entanto, as formas antidemocráticas para nomeação de dirigentes escolares (prática que vem se perpetuando no município) leva ao descontentamento, ao não envolvimento e ao não comprometimento com os resultados.Isso é evidenciado nos resultados que uma das escolas apresenta:esta tem uma diretora da comunidade que havia sido sua professora por dez anos e foi indicada diretora há dois anos ,a evasão é de 2,5% e de reprovação 3,2% e, os pais revelam o respeito que têm pelo trabalho que ela desenvolve e como são solícitos em atender a escola.No entanto em seis outras , que a direção veio de fora, o menor índice de evasão é 9% e o maior é 19,2%. É possível concluir, que o município só conseguirá alterar o seu quadro educacional ,a partir de uma política de investimento na capacitação continuada, na estrutura escolar,na avaliação sistemática dos resultados , no incentivo às novas práticas , dando espaço para a construção de projetos mais democráticas de administração O estudo mostra que os dirigentes precisam ter uma formação de caráter técnico, humano e político para atuar criticamente na realidade . |
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Palavras-chave: Gestão; Eficaz; Formação continuada. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
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