IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
PARASITISMO DE OVOS DE Edessa sp. (HEMIPTERA :HETEROPTERA: PENTATOMIDAE) POR ESPÉCIES DE HYMENOPTERA EM ALAGOAS
Emmelyne Ketllen S. L. da Costa 1
Mauricio S. Cunha 1
Thaís Ranielle S. Oliveira 1
Juliana Cristina Ávila Glasherster Da Rocha 1
Iracilda M. M. Lima 1
(1. Dep. Zoologia–CCBi/Museu de História Natural – UFAL)
INTRODUÇÃO:
Os percevejos do gênero Edessa estão incluídos no elenco de pragas da soja, entretanto sua maior preferência está em atacar plantas pertencentes a família Solanaceae. Os adultos realizam postura em folhas verdes da planta hospedeira. O conhecimento acerca de inimigos naturais nas diversas fases de desenvolvimento, é importante para o controle dessas eventuais pragas. Com base nessas informações o objetivo desse trabalho é conhecer alguns parasitoídes de ovos de Edessa sp .
METODOLOGIA:
Foram coletados duas posturas, no campo em folhas de Eugenia uniflora L. (MYRTACEAE), respectavamente cada uma continha um total de 14 ovos e na outra um total de 8 ovos. Em seguida encaminhadas ao laboratório e colocadas em tubos filme fotograficos, do qual foi retirada a parte central da tampa e coberta por organdi, para garantir a aeração e permitir a visualização da eclosão das ninfas e dos escapes dos parasitóides.
RESULTADOS:
Na primeira postura saíram 44 parasitóides, dando uma média de 3,1 parasitóides por ovo, sendo estes de duas espécies diferentes, uma espécie com tamanho maior com 32 exemplares e uma espécie menor com 12 exemplares. Na segunda postura ocorreu de um total de 8 ovos escaparam 26 parasitóides, dando uma média de 3,2 parasitóides por ovo. Em uma das espécies os exemplares, foram em número de 2, bem maiores, semelhantes aos mesmos da primeira postura. Os outros 24 parasitóides eram bem menores também semelhantes aos da primeira postura.
CONCLUSÕES:
Os dados preliminares demostram que a presença dos parasitóides que atuam no controle das pragas desta planta são de grande importância para o equilíbrio entre as espécies, posteriormente seram necessários estudos para obter maiores informações mais específicas sobre a interação entre as espécies e suas consequências.
Instituição de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas e PIBIC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Insecta; Inimigos naturais; Controle biológico .
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006