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F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 6. Relações Públicas e Propaganda

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA JUNTO AOS ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PARA IDENTIFICAR O PERFIL DO SEU CONSUMO MIDIÁTICO. 

Andressa Silva Bonfim 1
Amarilis Cardoso Santos  2
Amanda Leite Campos  3
Josué Luso Dos Santos  4
Mayana Virginia Viégas Lima  5
Wesley Pereira Grijó  6
(1. Graduanda em Comunicação Social habilitação em Relações Públicas / UFMA.; 2. Relações Públicas e Professora de Comunicação Social da UFMA, orientadora.; 3. Graduanda em Comunicação Social/ UFMA; 4. Graduando em História Licenciatura Plena/ UFMA.; 5. Pós-graduanda em Gestão de Comunicação e Marketing/ UniCEUMA.; 6. Graduando em Comunicação Social/ UFMA.)
INTRODUÇÃO:

pesquisa de opião pública teve por objetivo identificar o perfil do consumo midiático dos estudantes de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Buscou-se fazer uma leitura crítica e entender quais os meios de comunicação de massa são mais consumidos. Graças à tecnologia desenvolvida no Estado moderno, os meios de comunicação passaram a ser mediadores da esfera pública. Procurou-se interpretar então quais as implicações e influências ideológicas que estes veículos teriam na formação dos estudantes. Através da pesquisa constatou-se que o interesse pelos meios audiovisuais eram superiores aos meios impressos. Com a pesquisa percebeu-se que os futuros profissionais em comunicação deveriam atentar às fontes de informação diversificadas para compreender os diferentes discursos dentro da sociedade. 

METODOLOGIA:

 A pesquisa de opinião pública foi realizada com 142 alunos que representam uma amostra de 30% do universo, já que o curso de comunicação social da UFMA possui 471 alunos matriculados. Os questionários eram compostos por perguntas abertas e fechadas e foram aplicados junto aos estudantes, que cursavam entre o primeiro e o sexto período, entre os dias 13 a 17 de novembro de 2005. 

RESULTADOS:

Dentro da pesquisa destacou-se que: 96,56% dos entrevistados responderam que assistem telenovelas da Rede Globo de Televisão e assistem aos noticiários da mesma emissora. 42,6% revelaram assistir jornais ou documentários da TV Cultura. 65,48% dos entrevistados afirmaram assistir telenovelas na Rede Record, já 78,9% responderam que assistem a outros programas de entretenimento em outras emissoras. Todos entrevistados (100%) responderam que possuem acesso a Internet (em casa, universidade ou lan house). Apenas 39,15% dos entrevistados responderam que lêem jornais locais diariamente. 45% afirmaram que lêem a Revista Veja semanalmente e 26,97% responderam que lêem outras revistas semanais. 

CONCLUSÕES:

O perfil de consumo midiático dos estudantes de comunicação social da UFMA é compatível com as hipóteses iniciais da pesquisa. Verificou-se que a maioria dos estudantes prefere assistir documentários televisionados em detrimento das produções impressas. Identificou-se também que todos os alunos (100%) possuem acesso a Internet, independente de possuir ou não computador em casa.

A não diversidade das fontes de informação dos alunos faz-nos perceber que estes, hoje, possuem poucas referências para construir e questionar posicionamentos ideológicos, o que poderá afetar o modo de reprodução dessas idéias nas organizações em que trabalharão futuramente. Isto porque se acredita que não é possível desenvolver uma visão crítica se não se tem acesso às diversificadas posturas dos veículos de comunicação

 
Palavras-chave: Opinião pública; Comunicação Social; Consumo midiático.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006