IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 4. Sociologia do Trabalho
A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO EMPRESARIAL: UM ESTUDO DE CASO
Carla Rosa Soares 1
Antonia de Lourdes Colbari 2
(1. Universidade Federal do Espírito Santo/ UFES; 2. Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo/ UFES)
INTRODUÇÃO:
As análises sobre o trabalho na sociedade contemporânea têm sido marcadas pelas discussões sobre a exigência de um novo padrão de formação profissional que vise um processo consistente de qualificação fundamentado no desenvolvimento das competências técnicas, sociais e de gestão. A atual configuração do universo produtivo tende a valorizar, cada vez mais, novos saberes e valores morais e culturais condizentes com as habilidades e virtudes do sujeito empreendedor, distanciando-se, gradativamente, da matriz cultural do trabalho associada ao antigo modelo fordista de funções e profissões. As habilidades empreendedoras são vistas como componentes da relação salarial e das novas exigências de formação do trabalhador, tendo como justificativas as mudanças técnicas, culturais e valorativas que redefinem tanto os procedimentos operacionais quanto os padrões disciplinares e socializadores, nos quais as funções gerenciais se deslocam para o campo da organização e da supervisão de personalidades e subjetividades. O recorte empírico realizado enfoca o sistema de formação, qualificação e treinamento implementados pela Universidade Corporativa de uma grande empresa brasileira que tem uma de suas diretorias localizada em Vitória (ES).
METODOLOGIA:
Os procedimentos metodológicos desta pesquisa incluíram a elaboração de uma revisão da literatura sobre as mudanças no mundo do trabalho contemporâneo, com ênfase nas obras cujo enfoque priorizam temas como: qualificação, competências, reestruturação produtiva, novos padrões de gestão e de formação profissional, empreendedorismo e universidade corporativa. A pesquisa de campo envolveu a realização de entrevistas com profissionais da área de Recursos Humanos (RH) e pesquisas em relatórios e documentos da empresa e da respectiva Universidade Corporativa. Com isso, foi possível o levantamento de informações qualitativas referentes à estrutura e às diretrizes do sistema de gestão de Recursos Humanos e do funcionamento da Universidade Corporativa da empresa, enfocando, principalmente, os aspectos da política de RH, o processo de recrutamento e seleção, o Programa de Desenvolvimento dos Empregados (englobando os programas de treinamento, qualificação, escolarização e de autodesenvolvimento) e o Desenvolvimento Organizacional.
RESULTADOS:
A reestruturação da gestão de recursos humanos e a criação da Universidade Corporativa, em 2003, foram ações atreladas aos objetivos da empresa de se projetar mundialmente como uma das lideranças no seu setor produtivo. A Universidade Corporativa é peça essencial neste projeto e atua no sentido de consolidar a cultura e os valores necessários ao alcance do desenvolvimento estratégico da empresa, para o qual torna-se necessário contar com empregados qualificados e portadores de mentalidade e comportamento inovadores e com capacidade de adaptação ao ambiente global e a mudanças rápidas e intensas. Assim, distanciando-se do modelo anterior de Treinamento & Desenvolvimento, em que a avaliação do desempenho era a base para a remuneração por mérito, foi implementado um modelo em que o plano de desenvolvimento profissional foca-se na avaliação de competências humanas comportamentais, organizacionais e técnicas. São valorizados princípios e práticas como: liderança, capacidade empreendedora, identidade e cultura corporativa, atuação global, autodesenvolvimento, aprendizagem contínua, responsabilidade social e ambiental. Estes aspectos convergem para a definição de um novo perfil de emprego e de empregabilidade baseado em valores e comportamentos associados ao sujeito empreendedor. Um dos objetivos dessas práticas é estimular em cada empregado não apenas conhecimentos e competências individuais, mas, sobretudo, o fortalecimento da cultura corporativa da empresa.
CONCLUSÕES:
Em suma, o sistema de gestão empresarial e de educação corporativa pesquisado situa-se em conformidade com a configuração de novos padrões de gestão de recursos humanos e de empregabilidade no mundo do trabalho contemporâneo. A consolidação da Universidade Corporativa como estratégia fundamental ao desenvolvimento da empresa apóia-se em um modelo de gestão por competências em que a empregabilidade demanda características empreendedoras dos trabalhadores, ou seja, favorece uma gestão de recursos humanos em que disposições subjetivas referentes à socialização e à personalidade do empregado são valorizadas e exigidas. Novos ingredientes são incorporados, entre eles: habilidades de aprendizagem e desenvolvimento contínuo, comunicação, cooperação, identidade corporativa, liderança, adaptação à mudança, autodisciplina, valorização do trabalho e iniciativa. O processo formativo, de qualificação e de remuneração torna-se um pilar relevante para sustentar o desenvolvimento estratégico da empresa e produz um novo mapa de relações das relações sociais e da estrutura de poder no seu interior.
Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Qualificação Profissional; Gestão Empresarial; Universidade Corporativa.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006