IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
UM EVENTO SOBRE NEUROCIÊNCIAS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA/MG: UM CONVITE À INTERDISCIPLINARIDADE
Marina Borges e Silva 1, 2
Gabriela Brito de Castro 1, 2
Rodrigo Masini de Melo 1, 2
Polyana Alvarenga Matumoto 1
Fabiana Faria Rezende 2
Rosângela Caratta Macêdo Portella Silveira 2
(1. Universidade Federal de Uberlândia; 2. Hospital de Clínicas de Uberlândia)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho é fruto das atividades de um núcleo interdisciplinar de estudo e pesquisa em Neurociências – o NEPEN - fundado no primeiro semestre letivo de 2005, pela iniciativa de estudantes oriundos do Estágio Curricular no Setor de Psicologia da Saúde do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HCU/UFU). Este grupo promoveu atividades de extensão oferecendo palestras quinzenais à comunidade acadêmica visando proporcionar discussões a respeito de temas relacionados às Neurociências, já que nos cursos de graduação, esta área científica ainda não está amplamente inserida. Foram oferecidas sete palestras ao total, com diversos profissionais da cidade, que prontamente se dispuseram a colaborar. Nesse período, houve um grande público de cursos como Psicologia e Medicina. Assim, o Grupo de Estudos NEPEN, percebeu a necessidade de um evento que congregasse um número maior de atividades, promovendo uma integração entre profissionais da área das Neurociências, bem como entre os acadêmicos. Dessa forma, surgiu a mobilização para a realização do “I Simpósio Interdisciplinar de Neurociências do Triângulo Mineiro”. Os objetivos foram disseminar a importância do estudo das Neurociências e promover intercâmbio entre as Instituições de Ensino e variados cursos de Graduação de Uberlândia e região, além de divulgar a vasta possibilidade de atuação das Neurociências e Neuropsicologia e promover a discussão e aprofundamento de temáticas junto a profissionais de áreas afins.

METODOLOGIA:

Formaram-se comissões de acordo com as funções desenvolvidas (Comissões Geral, Científica, Logística, de Divulgação e Financeira). A comissão organizadora compôs-se por alunos da Psicologia, Medicina e Biologia. A idéia era a de um simpósio que congregasse Palestras e Mini-cursos com temas específicos e uma mesa-redonda para discussão, visando o aprofundamento dos assuntos expostos e a incorporação de novos. Profissionais de Uberlândia e cinco convidados da Universidade de São Paulo confirmaram a presença, compondo uma equipe de Psicólogos; Neurocirurgiões, Neurologistas e Geriatras; docentes da Faculdade de Medicina da UFU; docentes do Instituto de Psicologia da UFU e Universidade do Triângulo; docente e estudantes da Faculdade de Engenharia da UFU; profissionais de uma equipe multidisciplinar de uma instituição de reabilitação. Tivemos apoio dos Institutos de Psicologia e Biologia; Faculdade de Medicina; Associação Uberlandense dos Médicos Residentes, do Setor de Psicologia da Saúde, Diretores Clínicos do HCU, FAEPU e Hotelaria Hospitalar que disponibilizou recursos humanos que auxiliaram em questões burocráticas e documentais, ofereceram incentivos para a efetivação do evento, ofereceram passagens aéreas e diárias dos palestrantes da USP, coffee-breaks oferecidos nos intervalos das atividades, recepção dos participantes e cerimonial. O evento contou com patrocinadores e ofereceu ao público descontração através de apresentações culturais.

RESULTADOS:

Houve a participação de 208 inscritos no Simpósio. Visto que foi realizado num período de greve, o público presente foi relevante por seu número. A grande quantidade de pessoas presentes confirmou o interesse percebido anteriormente nas palestras. A média de inscritos em cada Mini-curso foi de 20,8, visto que foram oferecidos 10 mini-cursos simultâneos com temas distintos. Em cada mini-curso, percebemos a presenças de alunos de mais de um curso, principalmente Psicologia, Medicina e Enfermagem, sendo que a maioria, em todos os mini-cursos eram da área de Psicologia. O apoio conseguido foi imprescindível para a realização de um evento com qualidade. Este trabalho em equipe corrobora um dos pontos enfatizados durante o I Simpósio Interdisciplinar de Neurociências do Triângulo Mineiro, a interdisciplinaridade, presente não só na montagem do evento, ou na escolha dos temas oferecidos, mas também na participação efetiva dos alunos, nas discussões dos palestrantes e, principalmente, no espaço oferecido para este diálogo interdisciplinar. A grande diversidade de temas corroborou para a disseminação do tema e possibilitou pensar novas possibilidades de atuação e novas pesquisas a serem realizadas. Finalmente, contribuiu para que o núcleo se consolidasse, com o apoio das unidades acadêmicas anteriormente citadas e do Hospital de Clínicas de Uberlândia, mantendo seu caráter interdisciplinar e se empenhando no desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre as Neurociências.

CONCLUSÕES:

Os dados advindos do simpósio, traduzidos na grande aceitação que tivemos, mostraram algo que já era esperado: o grande interesse de diversos alunos e profissionais de várias áreas no estudo das Neurociências. O simpósio mostrou também, através de sua repercussão, a importância de eventos na região sobre o tema uma vez que estes não ocorrem com freqüência. O trabalho ressaltou a necessidade da existência de grupos interdisciplinares envolvidos na construção de novos conhecimentos a partir do diálogo entre os saberes.  O encontro de duas ou mais áreas do conhecimento contribui para a formação dos alunos, para a sociedade que se beneficia de profissionais mais completos e para a ciência que ganha novos olhares, reflexões e novas possibilidades de pesquisas.

 
Palavras-chave: neurociências; interdiciplinaridade; evento interdisciplinar.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006