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G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia

OS USOS E OCUPAÇÕES DO ESPAÇO CITADINO COMO INDICADOR DA ACESSIBILIDADE URBANA - ESTUDO DE CASO: AVENIDA ENGENHEIRO ABDIAS DE CARVALHO.

Guilherme Aguiar Nascimento 1
Raquel Bernardo de Melo 1
Pedro Argemiro de Souza Filho 1
(1. Universidade Federal de Pernambuco / UFPE)
INTRODUÇÃO:

A idéia de acessibilidade urbana está relacionada com a disponibilidade de oportunidades oferecidas ao indivíduo para o seu acesso de tal modo que desfrute de condições viáveis de mobilidade, tanto para indivíduos em sãs condições físicas, quanto para indivíduos com necessidades especiais. Assim, analisou-se a Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho, situada na parte centro-oeste da cidade do Recife e estendendo-se por 4,8 Km, não apenas por ser um dos principais eixos viários de ligação e articulação intra e inter urbana deste espaço citadino, mas também por ser lócus de relações sócio-espaciais que estabelecem realidades relevantes para a análise e compreensão da acessibilidade neste espaço urbano.  Esta avenida tem origem em antigos caminhos de “terra batida” cuja finalidade principal era o escoamento da produção de gado vinda do agreste e do sertão. Só em meados do século XX, devido ao intenso processo de urbanização de algumas áreas da cidade do Recife, projetou-se a construção de grandes avenidas entre elas a Engenheiro Abdias de Carvalho. Atualmente este segmento viário é cenário de atuação e reivindicação de agentes sociais envolvidos no seu processo de produção espacial cabendo a todos empreender ações e intervenções concretas no intuito de tornar esta via num espaço efetivamente acessível que garanta às condições necessárias para que os cidadãos exerçam o mais essencial e inalienável direito social, o de ir e vir.

METODOLOGIA:

Visando o estudo da acessibilidade urbana, tomou-se como objeto de estudo a Av. Engenheiro Abdias de Carvalho. Assim, inicialmente foi realizada uma revisão a partir da análise dos principais conceitos e categorias da Geografia que melhor adequava-se ao entendimento objeto em estudo e a efetiva realização da pesquisa, face às distintas possibilidades de compreensão e as escalas de estudo. Neste contexto pesquisou-se um conjunto de referenciais bibliográficos e icnográficos. Por fim, foram empreendidas visitas ao campo a fim de objetivamente identificar o estado da via e pontos críticos de análises considerados de fundamental importância para a configuração das realidades existentes, onde se dispunham, em diversos fragmentos espaciais da avenida, os problemas referentes à acessibilidade. Feito o diagnóstico da acessibilidade na via realizou-se, finalmente, uma discussão dos resultados com órgãos gestores e apresentaram-se os resultados da pesquisa para alguns agentes sociais, relacionados ao assunto de estudo, que pudessem contribuir para na sua coletivização e mudanças na realidade encontrada, entre eles alguns meios de comunicação e à comunidade acadêmica para que outros estudos e parcerias fossem empreendidos na busca pelo entendimento, melhoria e conservação da acessibilidade urbana.

RESULTADOS:

Configurando-se como eixo de interligação viária, a Avenida Abdias de Carvalho é tida importante instrumento de acessibilidade urbana, visto que articula os espaços periféricos à área central através da circulação cotidiana de pessoas, mercadorias e informações. Apresenta em sua extensão uma apropriação e ocupação do solo heterogênea, porém com predomínio de estabelecimentos para o uso comercial e de serviços. Ao longo deste segmento viário os estabelecimentos e equipamentos urbanos são distribuídos de acordo com os interesses e determinações dos agentes sociais, porém sendo influenciado e influenciando a circulação e as possibilidades de sua apropriação. Percebe-se neste segmento viário uma constante e inadequada apropriação das estruturas e equipamentos nele dispostos, seja porque estes não se encontrarem em condições de uso adequado, ou até mesmo por não existirem de fato. A realidade encontrada in loco denuncia o descumprimento das normas da ABNT / NBR – 9050. A cobertura das calçadas foi o principal problema verificado, visto que não oferecem segurança e comodidade à circulação dos transeuntes. As rampas de acesso, além da exigüidade, as encontradas não obedeciam aos padrões estabelecidos pelas mesmas leis e normas.  Diante do exposto, emerge a necessidade da adequação, ou implementação, de equipamentos urbanos que favoreça a circulação de automotivos mas, sobretudo, de pedestres na busca pela necessária apropriação do espaço urbano.

CONCLUSÕES:

Nesta pesquisa reforçamos a idéia de que a produção do espaço urbano está ligada a sua apropriação. Tal apropriação, objetivamente, só ocorre pela circulação temporalizada de mercadorias, informações e sobretudo de indivíduos que coletivamente projetam no espaço suas formas e modos de vida. Nota-se, então, que a acessibilidade em fragmentos do espaço urbano devido a sua desestruturação, seja pelo mal uso, ou pelo uso indevido. Outro fato para a que nos ajuda a entender a acessibilidade nesta via é a disposição do mobiliário e dos equipamentos urbanos na avenida Abdias de Carvalho, também, contribuem para caracterizar as finalidades dos acessos, pois o predomínio de estabelecimentos de uso comercial e para serviços, correspondendo um número que somados representam 63,1%, quase 2/3 de todos os estabelecimentos. Neste sentido considera-se que a acessibilidade na Avenida Engenheiro Abdias de Carvalho é insatisfatória, visto que não obedecem às normas estabelecidas para garantir a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos e principalmente por não disponibilizar condições concretas para o acesso de pessoas com mobilidade restrita, como idosos e gestantes, entre outros.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Avenida; Acessibilidade; Urbanização.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006