IMPRIMIR VOLTAR
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil

Diagnóstico da relacão entre problemas de recursos hídricos e de desenvolvimento urbano - Estudo de caso: Barra do Piraí RJ

Rafael Malheiro da Silva do Amaral Ferreira  1
Luiz Alberto Arend Filho  1
Otto Corrêa Rotunno Filho 2
Josimar Ribeiro de Almeida 2
(1. Aluno de Graduação do Curso de Engenharia Civil /Escola Politécnica /UFRJ – ; 2. Professor da Escola Politécnica /UFRJ e da COPPE/UFRJ)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um estudo integrado hídrico e socioeconômico. Insere-se na da linha de pesquisa da Área de Recursos Hídricos do Programa de Engenharia Civil da COPPE que, sob a influência das idéias do engenheiro e filosofo Luiz Sérgio Coelho de Sampaio, procura apreender questões sociais relacionadas à Engenharia Civil sem dissociar os eixos político, econômico e cultural. Foi escolhido como estudo de caso o município de Barra do Piraí. Esse município, a partir da década de 1940, passou a apresentar um crescimento urbano desordenado aliado à implantação de indústrias, tornando-se cenário das obras de transposição dos rios Paraíba do Sul e Piraí. Essas obras são consideradas imprescindíveis para o fornecimento de energia elétrica e abastecimento de água para a região metropolitana do Rio de Janeiro. Nesse sentido, pela degradação ambiental e em função dos correspondentes conflitos pelo uso da água, é importante diagnosticar a relação entre o meio ambiente e a qualidade de vida dessa população.
METODOLOGIA:

A partir das variáveis presentes no censo demográfico de 2000 do IBGE, foi conduzida uma análise multivariada. Inicialmente, os diferentes indicadores foram divididos em 5 blocos temáticos: renda, habitação, escolaridade, demografia e saneamento. Para cada um desses blocos, foram selecionados os indicadores mais representativos com base no emprego da técnica de análise de componentes principais. Para as analises estatísticas, foi usado o programa S-PLUS. Para a espacialização dos indicadores em mapas temáticos, foi usado o programa ArcView. Posteriormente, os indicadores resultantes foram submetidos a uma segunda análise de componentes principais,  resultando no conjunto de indicadores selecionados para descrever a região de estudo. Esses indicadores foram agrupados em classes, através da técnica de classificação multivariada. Para a maximização das diferenças entre os grupos e minimização das diferenças dentro de um mesmo grupo, foi utilizado o método k-médias de classificação. Por fim, realizou-se também uma visita de campo, sendo avaliados qualitativamente os problemas ambientais e validados os resultados quantitativos.

RESULTADOS:

As 511 variáveis do Censo 2000 foram reduzidas a 53 indicadores, divididos nos 5 blocos temáticos originais: renda, habitação, instrução, demografia e saneamento (água, esgoto e lixo). Do processo de seleção de indicadores resultaram sete variáveis mais representativas, de natureza hídrica e socioeconômica. Para cada indicador, foi elaborado um mapa temático explicitando quantitativamente, por setor censitário, a variação espacial desse indicador. Para a classificação multivariada, foram analisados cenários com 4, 5 e 6 grupos. A classificação em 5 extratos socioeconômicos foi a que permitiu identificar da melhor forma a variabilidade espacial dos indicadores. Nessa etapa, também, foi produzido um mapa com a espacialização das classes obtidas.

CONCLUSÕES:

Os mapas indicam forte correlação entre alguns indicadores. Por exemplo, renda e escolaridade estão bastante correlacionados com o acesso a rede de água e a coleta de esgoto. Em outras palavras, os setores com renda relativamente alta são os mesmos onde há maior acesso aos serviços de saneamento.

Ao mesmo tempo, procurou-se abordar diferentes elementos que interagem no meio ambiente, entendido como a combinação do meio físico, antrópico e socioeconômico, a fim de que sejam produzidas informações relevantes para a sua compreensão. Entre essas análises, destaca-se o estudo de áreas potencialmente inundáveis na região de estudo e correspondentes períodos de retorno bem como o cruzamento dessas manchas de inundação com os mapas espaciais dos indicadores hídricos e socioeconômicos determinados previamente.
Instituição de fomento: Programa de Educação Tutorial- PET CIVIL UFRJ– DEPEM/SESu/MEC; CNPq; Projeto CAPES/COFECUB No. 516/05
 
Palavras-chave: Indicadores hídricos e socioeconômicos; Meio ambiente; Barra do Piraí.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006