IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 7. História Política

GUIOMARD SANTOS E A CONSTRUÇÃO NO IMAGINÁRIO SOCIAL DO ACRE ESTADO (1946-1957)

Eliane Ferreira de Moraes 1
Verônica Moura da Costa 1
Gerson Rodrigues de Albuquerque 1
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC)
INTRODUÇÃO:
O objetivo básico deste trabalho de pesquisa é analisar os caminhos trilhados por José Guiomard dos Santos a partir do ano de 1946, quando foi nomeado governador e delegado do Território Federal do Acre até 1957, ano em que foi elaborada a primeira versão do Projeto-Lei que visava elevar o Acre a categoria de Estado, fato esse ocorrido através da lei 4.070 em 15 de julho de 1962.
METODOLOGIA:
Como fonte teórica para a realização da presente pesquisa foram utilizados alguns textos teóricos como o Discurso Competente de Marilena Chauí, Magia e técnica, Arte e Política de Walter Benjamim, e Teatros de Memória de Raphael Samuel e o livro de Michel Foucault A ordem do discurso, e bibliografias locais referentes ao tema dessa pesquisa tais como: A invenção da cidade – a modernização de Rio Branco na gestão do governo de Guiomard Santos (1946-1950), Maria José Bezerra; As raízes do autoritarismo no executivo acreano (1921-1964), Francisco Bento da Silva. Partes significativas das fontes de pesquisa fazem parte do Acervo Documental do Centro de Documentação e Informação Histórica da Universidade Federal do Acre. São em maioria cartas, mapas, fotografias, atos do executivo, discursos e documentos partidários. Foram analisados na perspectiva de compreender o modelo de governo e o personalismo de Guiomard Santos.
RESULTADOS:
Na região acreana a presença do Estado se fez desde o primeiro momento quando, após a anexação do Acre ao Brasil através do Tratado de Petrópolis (1903), o poder público federal organizou e assumiu a direção administrativa através dos dirigentes nomeados pela presidência da republica. No ano de 1945 foi eleito o Marechal Eurico Gaspar Dutra para presidente do Brasil e com ele vieram novas mudanças para a Amazônia, assim como para o Acre, que recebeu o seu novo dirigente político. O engenheiro militar, Major José Guiomard dos Santos. Chegando ao Acre como governador e delegado da união (1946-1950), e com base em uma concepção instituída do Acre como “selva”, Guiomard Santos elaborou programas de intervenção em Rio Branco, visando substituir a “barbárie” local por uma civilização, baseada em uma visão de cidade metrópole.  Na visão de José Guiomard Santos o programa de modernização de Rio Branco consistia num conjunto de mudanças de ordem econômica, social e cultural.
CONCLUSÕES:

José Guiomard idealizou uma cidade metrópole e corporificou esse ideal em obras arquitetônicas. Tendo sempre como lema “Creio no Acre e nos acreanos”, Guiomard Santos compreendia a importância do discurso enquanto estratégia política para convencer e dominar.  O seu discurso cristão-católico e patriótico foi o lócus, por excelência, da política do poder que concretizava sua relação com os acreanos. Guiomard Santos considerava-se um “segundo libertador” do Acre, falava em nome dos heróis acreanos, apresentava-se de forma simbólica e ambivalente discursando como pessoa comum, dirigente político ou militar. As expressões simbólicas presentes em seus discursos proferidos para um público diversificado formado por comerciantes, seringueiros e estudantes, não eram neutras, eram retiradas do imaginário social dos acreanos, pois através de suas falas Guiomard Santos criava imagens, fantasias no imaginário da sociedade acreana, posteriormente havia a representação desses simbolismos em suas realizações como governante.

Instituição de fomento: PIBIC/UFAC/CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: ESTADO; POLÍTICA; IMAGINÁRIO.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006