G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
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O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS: UM MOVIMENTO INTERATIVO |
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(1. Universidade do Contestado - UnC Concórdia) |
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INTRODUÇÃO: |
No decorrer das minhas vivências pedagógicas, ao longo de 20 anos de carreira compreendi que todos aprendem, cada um em seu tempo, bastando, para isso, acreditar e contribuir para propiciar saber e desenvolver capacidades que cada sujeito tem possibilidades de adquirir.
Percebi, a partir das minhas experiências, a importância da pesquisa na escola, enquanto docente formadora de professores. A necessidade de interagir com os alunos e a realidade das professoras, me assegurava contribuir de forma mais atingente à formação pedagógica e intelectual de futuros profissionais.
Diante do exposto, optei por trabalhar conceitos, processos e representações sobre o ‘corpo humano’ - no processo de ensino e de aprendizagem de Ciências nas séries iniciais - com dois propósitos quais sejam:
a) Propiciar aos professores a reflexão e o redimensionamento do seu ensino acerca da temática do Corpo Humano no Ensino Fundamental;
b) Possibilitar que os alunos aprendam e insiram o conhecimento/conteúdo relativo ao Corpo Humano, ao Seu Próprio Corpo nas suas próprias vidas; |
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METODOLOGIA: |
A pesquisa possui caráter qualitativo cuja abordagem baseou-se na investigação narrativa. Envolveu trinta e cinco alunos de uma quarta série do Ensino Fundamental e sua professora, de uma escola pública estadual de São Paulo. Desenvolveu-se nas aulas de Ciências, para que pudéssemos visualizar alguns fatores contributivos, que favorecessem a criação de um contexto pedagógico propício quando da introdução de conceitos científicos referentes ao corpo humano no Ensino de Ciências.
A coleta dos dados foi realizada com os alunos nas aulas de Ciências utilizando entrevistas semi-estruturadas e gravadas, sempre com objetivos referentes ao trabalho pedagógico a ser desenvolvido. Com a Professora, as entrevistas eram realizadas mensalmente, em períodos extra-classe, tomando como ponto central a avaliação e a organização dos assuntos em pauta, na consideração das aulas.
Além disso, foram realizadas observações diretas, para perceber as relações interpessoais dos alunos e a Professora, como também a participação dos alunos nas atividades de ensino; notas de campo, narrativas dos alunos descrevendo seus conflitos e anseios; Durante a pesquisa foram desenvolvidos, também, três questionários, 1) Sobre os gordos; 2) Sobre as rugas e 3) Sobre a beleza do corpo. Tais questionários foram desenvolvidos pelos alunos na comunidade: objetivando observar como as pessoas se sentem em relação a obesidade e as rugas, como isso se desenvolve e como percebem seu efeito em relação a beleza do corpo. |
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RESULTADOS: |
Os dados coletados por mim e a professora, acrescido dos dados trazidos pelos alunos, por meio dos questionários, foram desenvolvidos integrados e articulados com o conteúdo programático elegido pela escola, nas aulas de ciências.
As atividades de ensino foram desenvolvidas com todos os alunos. Mas tomei como amostra cinco alunos, entre os quais duas meninas e um menino não sabiam ler e a professora dizia que seria difícil eles acompanharem as pesquisas e outras atividades.
Concentrei esforços nessas crianças envolvendo-os de maneira efetiva no processo. Acompanhava constantemente suas atividades e destacando o que sabiam fazer. Sugeri a professora que os dois sentassem ao lado de colegas que tinham mais facilidade no processo da aprendizagem e fossem orientados sempre que fosse necessário.
Todos participavam tanto das atividades quanto das pesquisas e sempre que a professora trabalhava o conteúdo elegido pela escola sobre, proteínas, vitaminas, colesterol, obesidade, e outros assuntos relacionados à saúde e a alimentação saudável os alunos mencionavam o que a pesquisa revelava em relação a tais fatos.
Percebia-se que, o ensino e a aprendizagem desenvolvidos em sala de aula, tinha outro significado, isto é eram envolvidas questões do cotidiano de cada um. A grande maioria dos alunos trazia exemplos da família e/ou dos vizinhos. Além dos conteúdos da escola eram tratadas questões sociais, econômicas e biológicas. Durante as aulas era dada a oportunidade a voz dos alunos, da professora e da pesquisadora. Os três alunos que não sabiam ler participavam ativamente em todas as atividades e para surpresa da professora além de alfabetizarem-se, foram aprovados com sucesso no final do ano. |
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CONCLUSÕES: |
O que se constituía em nossos encontros eram saberes e conhecimentos diferentes em interações sociais mediadas em sala de aula, de forma tal que, a cada participação dos alunos, ou mesmo nossas, mais desafiados nos sentíamos para agir em termos pedagógicos acreditando que juntos poderíamos ensinar e aprender interativamente.
Nessa perspectiva, evidenciou-se a capacidade e a oportunidade que os alunos manifestavam de intervir nas atividades de ensino preparadas pela Professora imbricadas aos dados da nossa investigação pedagógica. Tais intervenções aconteciam a partir da autonomia que proporcionávamos aos alunos, para questionar/vivenciar e interagir entre si e conosco a propósito dos conteúdos relacionados a Ciências corpo humano e à pesquisa das idéias de pessoas de seu convívio que passavam a integrar o “conhecimento científico e social” que adquiriam em interação, no âmbito de suas experiências pessoais. Existia um conteúdo selecionado por meio das entrevistas e de questionários, formulados por mim e o conteúdo organizado pela Professora, mas o que tecia e emaranhava novas aprendizagens era a palavra dos alunos. Ao final, posso afirmar que experiências pedagógicas possibilitam compreender ações imprescindíveis à construção e ao estabelecimento do sujeito/ser humano no curso de processos educativos ou pedagógicos, principalmente se tivermos em mente que precisamos configurar caminhos diversos de construção da socialização frente a outras/novas realidades sociais. |
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Instituição de fomento: Universidade do Contestado - UnC Concórdia
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Palavras-chave: Ensino - Aprendizagem - Pesquisa; Ensino de Ciências; Corpo Humano. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
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