IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica

GRAU DE SATISFAÇÃO, NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE COM RELAÇÃO A BIBLIOTECA SETORIAL DO CURSO DE MEDICINA-UFSC

 

Márcia Teixeira Pinto 1
Fabricio Simas 1
Deni Germano Alves Filho 1
Adão de Oliveira Filho 1
José Luiz Sobierajski 1
Magda Camargo Lange Ramos 1
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)
INTRODUÇÃO:
O público alvo da Biblioteca Setorial de Medicina da UFSC (BSM) é constituído por estudantes de graduação, pós-graduação, professores, médicos e comunidade. Com acervo de 2855 títulos e 5483 exemplares de livros, 173 de periódicos, mais 120 teses e dissertações, 1200 trabalhos de conclusão de cursos, defendidos nos departamentos de Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Pediatria, Saúde Pública e Tocoginecologia. A BSM presta serviços de pesquisa e comutação (COMUT), que recupera artigos de periódicos e outros, através de convênio BIREME/IBICT, tendo um fluxo de 350 usuários/dia, no período entre 07:30 às 18:00h. Este trabalho tem como objetivo diagnosticar as necessidades e expectativas dos usuários da BSM, detectar problemas freqüentes na busca da informação; analisar se seu acervo satisfaz as necessidades informacionais; identificar as expectativas quanto ao planejamento físico e climatização. Tal estudo fundamentou-se na aplicação de questionários que nos forneceu subsídios para melhoria e qualidade no atendimento. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de ampliação do acervo, espaço físico, bem como a aquisição de novos equipamentos de informática. É impossível pensar em bibliotecas sem levar em conta a satisfação do seu cliente maior, os usuários, e é através do estudo de suas necessidades e expectativas que as bibliotecas conseguirão uma participação efetiva no contexto universitário, acreditando que a informação é a matéria-prima do desenvolvimento.
METODOLOGIA:
Para realização deste estudo, foi aplicado um questionário padronizado, o que caracterizou a pesquisa como quantitativa. Este questionário foi distribuído no próprio local da pesquisa, BSM-UFSC, aos usuários de graduação do curso de Medicina no mês de novembro de 2003, mediante as seguintes etapas: contato verbal com os estudantes, solicitando sua permissão e verificando seu interesse em participar da pesquisa; exposição dos objetivos da pesquisa; aplicação do questionário; análise dos dados pesquisados. A população estudada constituiu-se de 70 usuários de graduação, tendo em vista que o questionário aplicado baseou-se aproximadamente em um fluxo diário de 120 usuários de graduação em medicina que utilizam os serviços na biblioteca. Para atingir os objetivos da pesquisa, utilizaram-se as seguintes variáveis de avaliação: no acesso a busca da informação, quais os problemas mais freqüentes; o acervo da biblioteca satisfaz suas necessidades informacionais; como você considera o espaço físico da biblioteca; como você considera a climatização da biblioteca. Os dados apresentados nesta pesquisa além do questionário foram complementados com livros, artigos científicos, dissertações e Internet, com a finalidade de identificar as necessidades e expectativas que influenciam na qualidade do atendimento aos usuários de graduação da Biblioteca Setorial do Curso de Medicina da UFSC, por isso, adotou-se como método à pesquisa de campo, de natureza exploratória descritiva.
RESULTADOS:

Verificou-se que os problemas de acesso à busca da informação somaram-se 21.05% dos entrevistados, já os problemas de equipamentos ficaram em torno de 78.95% dos entrevistados. Isto caracterizou de uma forma, a necessidade que a biblioteca possui em relação à falta de equipamentos para os usuários utilizarem na busca da informação. Quanto ao acervo, dos 70 usuários de graduação em Medicina pesquisados, 17.14% até o momento encontram-se satisfeitos, já 82.86% consideram o acervo deficitário como material didático para consulta local e empréstimo. Com relação ao espaço físico destinado aos usuários de graduação em Medicina que utilizam os serviços da biblioteca, a pesquisa apontou 2.86% dos usuários entrevistados consideraram ótimo, 51.42% responderam que está bom, porém poderia ser ampliado e 45.71% acharam regular para atender a demanda e necessidade da maioria dos usuários existentes. Na questão do ambiente observa-se que 4.28% dos usuários entrevistados consideram o ambiente ótimo, 15.72% consideram bom para o trabalho e 80% dos entrevistados acham complicado permanecer nas dependências da biblioteca para desenvolver pesquisas ou estudo no período de verão.

CONCLUSÕES:

Este estudo mostra a importância do bibliotecário e do estudo de usuários em bibliotecas. A BSM foi escolhida por suas peculiaridades e necessidades. Quanto ao acervo, constatou-se que a maioria considerou o acervo deficiente, verificando-se que a biblioteca precisa de novas aquisições para consulta local e domiciliar. Quanto ao espaço físico, foi sugerido uma ampliação por ser regular para atender suas demandas. Em relação à climatização a maior parte definiu como insuportável a permanência em seu interior durante o verão. Sugerimos mudanças que resolvam os problemas diagnosticados nesta pesquisa, para que a biblioteca desempenhe seu papel junto à sociedade, como disseminadora da informação, criando um ambiente adequado e um acervo condizente com as reais necessidades informacionais de seus usuários, como: novas aquisições de equipamentos de informática; ampliação e atualização do acervo bibliográfico; melhoria do lay-out com ampliação do espaço físico; implantação de um sistema de climatização da biblioteca. Recomenda-se ampliar esta pesquisa em outras bibliotecas, de modo que o usuário seja o maior beneficiado. No presente momento a Biblioteca Setorial do Curso de Medicina dispõe de ambiente climatizado em suas instalações, satisfazendo 80% das reivindicações de seus usuários, buscando uma meta onde o usuário é o significado da existência e da manutenção dos centros de informação.

 
Palavras-chave: Estudo de usuário; Biblioteca especializada; Sistema de infoRMAÇÃO.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006