IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 5. Sociologia Rural

CAPITAL SOCIAL E ASSOCIAÇÕES DE PESCADORES

Flávia Maria Costa Nascimento 1
(1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ)
INTRODUÇÃO:

Este trabalho apresenta resultados parciais de minha participação numa pesquisa intitulada: “Estudo sobre Participação Política em Associações Rurais na Amazônia Oriental”, ainda em curso no município de Bragança, localizado na Mesorregião Nordeste do Estado do Pará. Minha participação incide especificamente sobre associações de pescadores de cunho profissional que tenham objetivos voltados às atividades produtivas. A pesquisa enfoca essas associações sob o aspecto teórico-metodológico do capital social. Bragança desponta como um dos grandes portos de pesca do Estado do Pará, pois escoa a produção pesqueira de municípios vizinhos e do noroeste maranhense. No sentido de elaborar ações de desenvolvimento pesqueiro, a prefeitura criou, no atual governo, uma Secretaria Municipal de Pesca, iniciativa rara no Estado do Pará, porém, de grande importância para as atividades pesqueiras locais. A pesquisa visa analisar a importância do capital social como condição indispensável para o bom funcionamento e o crescimento das associações.O capital social pode ser medido em termos de padrões de participação, sendo sua explicação feita a partir de elementos estruturais que levam em consideração gênero, idade, estímulos para participação; os elementos culturais vão evidenciar os valores que motivam aquelas pessoas a participarem; os elementos organizacionais evidenciam os laços informais gerados por amigos, família e colegas (NORRIS & INGLEHART, 2003).

METODOLOGIA:

A pesquisa começou com um mapeamento das associações existentes na Mesorregião Nordeste do Estado do Pará, e envolveu a visita, em Belém, a alguns órgãos como a EMATER (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), FETAGRI - Pa (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará), CPP (Comissão Pastoral da Pesca), CPT (Comissão Pastoral da Terra), entre outros. Ao chegar no município, confrontava-se o que tinha sido encontrado no levantamento e o que existia de fato na realidade local. Feito isso, procurou-se algum membro da diretoria ou o presidente daquelas associações para solicitar uma entrevista baseada em um formulário elaborado para o projeto, além da gravação em fita K7 quando possível. A trabalho de campo foi realizado, com a participação de uma pesquisadora, coordenadora do projeto, e de quatro bolsistas do projeto. Foram feitas visitas em três associações do município: Associação dos Pescado e dos Produtos Diversos da Praia de Ajuruteua, Associação dos Ruralistas e Pescadores da Vila do Castelo e Associação dos Pescadores de Bacuriteua.  A análise dos dados está sendo feita sob o enfoque teórico do capital social, sendo utilizado a bibliografia baseada em Putnam, Bourdieu, Norris e Inglehart.

 

 

RESULTADOS:

 

Os resultados da pesquisa ainda são preliminares, visto que ainda não foi feito o tratamento de todos os dados colhidos, mas sugerem que as três associações não demonstram capital social significativo. Por exemplo, a falta de união entre os sócios é sempre citada como um dos principais problemas para que a associação não se desenvolva. Só na Associação do Pescado e de Produtos Diversos da Praia de Ajuruteua, constatou-se uma maior participação dos sócios, as mulheres sendo a maioria; porém, é preciso ressaltar, que é uma associação nova, fundada em abril de 2005, portanto, é prematuro afirmar que ela é dotada de capital social. Então através da pesquisa, por enquanto, podemos dizer que o capital social é muito frágil nas associações de pescadores, devido à falta de união, falta de participação feminina e dos jovens, além de existir uma desconfiança entre os membros para com a diretoria, pelo menos é o que foi constatado na Associação de Ruralistas e Pescadores da Vila do Castelo e na Associação de Pescadores de Bacuriteua.

 

CONCLUSÕES:

O trabalho de campo conduzido até o presente momento mostra que o capital social dentro das associações de pescadores de cunho profissional, é frágil, pois as maiorias das associações são criadas para obtenção de crédito, deixando de lado tudo o que é exigido para que a associação se desenvolva de forma próspera ajudando no desenvolvimento dos pescadores, que seria: a confiança mútua, união entre os membros, participação feminina, participação dos jovens e de idosos, entre outras características que fazem com que exista o capital social. Como Bragança é o maior pólo de pesca do Estado do Pará, é preciso que haja uma melhoria na qualidade de vida dos pescadores e talvez por ser recente a atuação do poder público visando à melhoria para essa categoria, eles têm a necessidade de tentar se organizar para alcançar um bem coletivo e isso é feito através das associações ou pelo menos eles tentam, pois não existem muitos resultados devido à falta de capital social, pois as associações em sua maioria são criadas para obtenção de financiamento, o trabalho busca a analise da qualidade de capital social existente dentro de uma associação através de indicadores parciais, como: obrigações, confiança, fluxo de informação, amigos, cultura e etc.

PIBIC/UFPA

Instituição de fomento: PIBIC/UFPA
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Capital Social; Associações; Pescadores.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006