IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM A FÍSICA
Aline D´Agostin  1
Álvaro Emílio Leite  1
Ivanilda Higa 2
Larissa Peters de Paiva 3
(1. Programa de Pós-Graduação em Educação - UFPR - mestranda(o); 2. UFPR - DTPEN - Orientadora; 3. UFPR - Licenciatura em Física - aluna)
INTRODUÇÃO:

Discutem-se nesse trabalho as percepções de estudantes do Ensino Médio acerca da física, em duas perspectivas: a sua relação com a disciplina, e suas visões acerca dessa ciência. É um trabalho de natureza exploratória, que visa levantar subsídios para discussões nas disciplinas de formação inicial de professores.

Uma das questões mais ressaltadas, quando se tenta justificar esforços para a busca de melhoria no ensino-aprendizagem em física, seria a grande aversão que os alunos do Ensino Médio possuem dessa disciplina. Nas discussões dentro das disciplinas de formação inicial dos professores de física, nas quais discutem-se questões relacionadas à temática, também essa idéia é bastante forte, figurando entre o discurso dos estudantes em formação. Porém, a que se poderia atribuir tal aversão? Seria uma aversão ao objeto de investigação da física? À forma que ela é abordada em sala de aula? Que outros elementos podem aí estar contribuindo para a suposta aversão?

Também é objeto investigada a visão desses alunos acerca da ciência física. Embora se tenha clareza de que o olhar de um estudante do Ensino Médio sobre a física não seja devida, unicamente, à sua vivência escolar, é nesse âmbito que ela pode ser problematizada. Para levantar algumas percepções dos estudantes sobre a física, enfoca-se o que eles sabem sobre ela, quais cientistas físicos conhecem e que idéias teriam sobre a atividade desse cientista.
METODOLOGIA:

O trabalho foi desenvolvido através de um questionário com dez questões abertas, respondido por 112 alunos do primeiro e 97 do terceiro ano do Ensino Médio de duas escolas públicas da Região Metropolitana de Curitiba.

Aqui serão discutidos os resultados obtidos com as cinco questões abaixo explicitadas. Com as três primeiras procura-se perceber a relação dos alunos com a disciplina física, e com as duas últimas, suas percepções acerca da atividade de um físico.

1: a) Qual é a disciplina que você mais gosta? Por quê? b) Qual é a disciplina que você menos gosta? Por quê?

2: Pense em uma aula de física que você tenha gostado. Como foi essa aula? Porque você gostou dela?

3: O que você menos gosta nas aulas de física?

A questão 1 focaliza a identificação dos alunos com as disciplinas do Ensino Médio de uma forma geral, sem centrar na física. Já nas questões 2 e 3 a atenção está voltada especificamente sobre a física, buscando compreender o que mais e menos valorizam nas aulas.

4: Sabendo que você está no Ensino Médio, e que estuda uma disciplina chamada Física, seu vizinho te pergunta: “O que faz um Físico?” Como você responderia ao seu vizinho? (adaptado de Higa e Hosoume, 2004).

5: Cite o nome de um físico. O que ele estuda/estudou?

Através dessas questões, focaliza-se a idéia que os alunos fazem de um cientista e de sua atividade.

RESULTADOS:

1a: tanto no 1o. quanto no 3o. ano as três mais citadas foram Educação Física, Matemática e Português. Justificativas: se  identificam com a disciplina, compreendem e a consideram interessante.

1b: Matemática, Inglês e Português são as mais citadas no 1o. ano. Matemática, Física e Português, as mais citadas no 3o. ano. Justificativas: dificuldades, não se identificam com os temas e com o professor.

2: No 1o. ano 43,7% citaram aulas em que compreendem o conteúdo, e 17,8% citam a estratégia de ensino. No 3o. ano 39,1% citaram as estratégias e 19,6% citaram aulas em que compreenderam o conteúdo.

3: No 1o. ano 39,3% não gostam dos cálculos e 8,9% não gostam de copiar textos nas aulas.  No 3o. citam cálculos (43,3%), teoria 8,2% e estratégias de ensino (7,2%).

4: No 1o. (34,8%) e no 3o. ano (40,2%), citaram Pesquisas e Estudos. Respostas Em Branco, ou Não Sabe (21,4% no 1o. e 23,7% no 3o.). No 1o. ano, 9,8% citaram Fórmulas e Cálculos. No 3o., 20,6% citaram fórmulas e cálculos e 19,6% experiências. No 1o. ano 26,8% dos citaram algum objeto de estudo da física, enquanto que no 3o. 31% o citaram.

5: 37,5% no 1o. ano deixaram em branco ou deram respostas não compreensíveis, contra 19% dos alunos de 3o. Somando todos que não se posicionaram sobre os temas de estudos obtém-se 54,4% no 1o., e 43,3% no 3o. ano.

No 1o. ano Albert Einstein é citado por 13,4%. Isaac Newton é citado por 8%. Para o 3o., Newton (49,5%) e Einstein (17,5%) foram citados. Muitos não se posicionam sobre seus estudos.
CONCLUSÕES:

A tendência desses resultados indica que, de uma pequena aversão entre alunos do primeiro ano, a Física passa a figurar entre uma das que mais o aluno sente aversão no terceiro ano. Os anos estudando física, ao invés de aproximá-lo, contribuíram para os afastarem da disciplina.

Além da identificação com o objeto de estudo, compreender ou não o conteúdo é um dos elementos mais citados como justificativa para gostar ou não da disciplina. Para os alunos do primeiro ano, a aula de física que gostam é aquela em que compreendem o conteúdo. Já no terceiro ano, as estratégias de ensino é mais ressaltado pelos alunos.

Sobre a imagem de um físico, ainda que a maioria dos alunos do terceiro ano tenha citado algum cientista, diferentemente do primeiro ano, onde a maioria não conseguiu, é importante ressaltar a porcentagem significativa de alunos que não especificam o objeto de estudo dos cientistas citados. No terceiro ano ocorreu uma grande concentração na referência no nome de Isaac Newton. Embora já tenham estudado acerca de leis ou teorias de outros cientistas, percebeu-se a grande ênfase em Newton e seus estudos do primeiro ano.

Observou-se enfim que os alunos chegam ao terceiro ano do Ensino Médio com uma aversão maior à física do que os do primeiro ano, e que pouco se acrescenta à imagem que esse aluno possui do cientista, sua atividade e seus objetos de estudo.
Instituição de fomento: UFPR - PROEC
 
Palavras-chave: ensino de fisica; dificuldades dos alunos; ensino medio.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006