IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software

FAP – FERRAMENTA DE APOIO A PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE SOFTWARE

Edigar Antônio Diniz Júnior 1
Geraldo Henrique de Oliveira Brandão 2
Karla Bonatti dos Santos Riccioppo 3
Wender da Silva Paula 4
(1. Mestre, Professor da Pós-graduação em Tecnologia da Informação, Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa - UNIVERSO - Goiânia.; 2. Especialista, Analista de Sistemas, Politec.; 3. Especialista, Analista de Sistemas, Politec.; 4. Especialista, Analista de Sistemas, WP Sistemas.)
INTRODUÇÃO:
A qualidade de um produto de software pode ser aferida com maior confiabilidade através da maturidade e capacidade dos seus processos de software. CMMI, SPICE ISO/IEC 15.504, mpsBr são alguns dos principais e mais recentes modelos de qualidade e maturidade de processo de software. Estes modelos de qualidade associados aos métodos de avaliação, como por exemplo, o SCAMPI, permitem a uma organização determinar o nível de capacidade e maturidade de seus processos. Por meio da avaliação dos processos é possível identificar pontos fortes e fracos, permitindo a derivação de um plano de ação para uma melhoria contínua destes processos. Contudo, a realização de uma avaliação é um processo complexo, que envolve uma quantidade considerável de informações, recursos e pessoas. Frente a esta complexidade é notável a importância de uma ferramenta que forneça suporte ao avaliador e a organização interessada em mapear a situação dos seus processos de software. Existem ferramentas com propostas semelhantes, a citar CMM-Quest. Contudo, este projeto de pesquisa visa o desenvolvimento de uma ferramenta que seja Web; livre; flexível a vários modelos de qualidade compatíveis com SPICE; e, adequada às avaliações conduzidas por equipes internas de qualidade ou por avaliadores externos. Características não encontradas simultaneamente nas ferramentas similares até então pesquisadas.
METODOLOGIA:
O projeto de desenvolvimento da FAP – Ferramenta de Apoio ao Processo de Avaliação teve início em 2003 com o mapeamento de seus requisitos. Este processo de definição e especificação de requisitos ocorreu por meio da investigação de dados relativos a avaliações existentes; pesquisa das características funcionais das ferramentas existentes; contribuição dos 17 pesquisadores envolvidos direta ou indiretamente no projeto; e, por meio da pesquisa sobre os principais modelos de qualidade de processo, em especial, dos seus guias e manuais de referência, a citar, “Guia para Condução de Avaliação – SPICE”, “Guia para Métricas sobre Processos – SPICE”, “Construção, Seleção e Uso de Instrumentos e Ferramentas de Avaliação – SPICE”, “SCAMPI HandBook”, “CMMI – Continuous e Staged Representation”. Em um segundo momento foi definido um protótipo para a ferramenta. Adicionalmente a mesma foi modelada e todas as decisões de projeto foram estabelecidas. Por fim, na última etapa concluída da pesquisa, a ferramenta foi implementada em Java. A mesma é uma ferramenta Web, orientada a objetos e multicamada (MVC – Model-View-Controller).
RESULTADOS:
O principal objetivo desta primeira versão da FAP é otimizar a realização das avaliações dos processos de software por meio da: redução do tempo e dos recursos humanos necessários para execução da avaliação; automatização do registro e da organização das informações pertinentes a cada avaliação; geração de relatórios sintéticos e analíticos com informações pertinentes ao processo de avaliação.  Desta forma, a atual versão da ferramenta disponibiliza as seguintes funcionalidades gerais: registro do modelo de referência para avaliação dos processos de software, podendo ser o SPICE, o CMMI ou mesmo o mpsBr; registro das informações gerais sobre a organização na qual a avaliação será realizada, a citar: dados institucionais da organização, departamentos, funcionários, equipes de qualidade; registro e gestão de vários processos de avaliação de forma independente; registro dos vários projetos de software ou instâncias de software que serão envolvidos em cada processo de avaliação; definição dos parâmetros pertinentes ao método de avaliação, como percentuais de existência, percentuais para definição de adequação dos processos; registros dos resultados da avaliação, tanto os resultados relativos a existência quanto os pertinentes a adequação dos processos; registro dos comprovantes (Indicadores de Existência de Prática –SCAMPI) de existência e adequação dos processos; e, apresentação dos resultados através de um relatório analítico.
CONCLUSÕES:
Parte do alto investimento que uma organização faz para obter uma certificação de maturidade e capacidade para seus processos de software é, sem dúvida, despendido nas várias avaliações necessárias. A utilização da atual versão da FAP pode contribuir na redução dos custos pertinentes aos processos de avaliação, em dois contextos distintos. Em um primeiro contexto, a FAP pode ser utilizada várias vezes por uma equipe interna da organização com o propósito de avaliar a situação de seus processos, mapeando ações corretivas. Estas avaliações podem ser customizadas de forma abordar um conjunto específico e prioritário de processos, envolvendo um determinado grupo de funcionários. O segundo contexto é a utilização da ferramenta, por um avaliador credenciado. Neste contexto a FAP também pode otimizar o trabalho de avaliação registrando comprovantes de existência, gerando relatórios importantes para a certificação. Além de permitir ao avaliador um acompanhamento da evolução da qualidade dos processos, por meio de dados históricos. Considerando a atual situação da FAP, podem ser mapeados os seguintes trabalhos futuros: a aplicação da ferramenta em avaliações reais, registrando deficiências e pontos fortes; o aprimoramento da atual versão adicionando relatórios sintéticos sobre as avaliações. Desta maneira, espera-se contribuir para a evolução da qualidade dos processos de software e favorecer a certificação de um número maior de organizações, fundamentalmente as nacionais.
 
Palavras-chave: Qualidade de Software; Processo de Avaliação de Software; Ferramenta de Apoio Avaliação de Qualidade de Software.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006