IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
UTILIZANDO O CICLO DA EXPERIÊNCIA DE KELLY PARA INVESTIGAR A COMPREENSÃO DOS COMPORTAMENTOS ONDULATÓRIO E CORPUSCULAR
Nélio Oliveira Ferreira 1
Heloísa Flora Brasil Nóbrega Bastos 2
Ernande Barbosa da Costa 2
(1. Faculdade Frassinete do Recife / Fafire; 2. Universidade Federal Rural de Pernambuco / UFRPE)
INTRODUÇÃO:

A Educação no Brasil passa por um processo contínuo e essencial de transformação. A contribuição da pesquisa em Ensino de Física é notória como se pode observar nas publicações do Caderno Brasileiro de Ensino de Física ou na Revista Brasileiro de Ensino em Física. A discussão a respeito do desenvolvimento de novas metodologias para facilitar a compreensão de conceitos e fenômenos não é nova, entretanto, apresenta-se neste trabalho um procedimento metodológico inovador (no Ensino de Física) baseado em uma teoria psicológica. O objetivo desta pesquisa é investigar a compreensão dos comportamentos corpuscular e ondulatório devido à implementação de uma nova abordagem baseada na Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly, mais especificamente, no Ciclo da Experiência. O presente trabalho faz parte de um trabalho mais amplo que aborda o comportamento dual da luz. As dificuldades de compreensão, sobretudo em Física, mostra a importância de se discutir novos procedimentos metodológicos. Aqui se apresenta uma estratégia utilizada pela primeira vez em Ensino de Física e que trouxe excelentes resultados.

METODOLOGIA:

O Ciclo da Experiência da Teoria dos Construtos Pessoais de George Kelly está baseada em cinco etapas: antecipação, investimento, encontro, validação e revisão construtiva que neste trabalho foram distribuídas em três aulas durante as quais foram acompanhadas as concepções dos alunos, desde as iniciais, detectadas através de um pré-teste e da produção de um cartaz, até as concepções mantidas ao término da intervenção didática, através de um pós-teste e da produção de um novo cartaz. No pré-teste e pós-teste foram investigados os conceitos de onda, partícula, freqüência e comprimento de onda, além de fotoelétrons, potencial de corte e freqüência de corte com o intuito de retratar o fenômeno do Efeito Fotoelétrico. No cartaz foram abordados os conceitos de onda e partícula. Após a obtenção dos resultados nos testes e nos cartazes foi comparada a evolução dos conceitos de onda e partícula obtida nos dois objetos de avaliação. Os alunos que participaram da pesquisa cursavam 2a e 3a séries do Ensino Médio da rede particular de ensino da cidade de Recife e o trabalho foi realizado também em um colégio da rede particular de ensino por possuir os recursos tecnológicos necessários como datashow e computador.

RESULTADOS:

Na produção dos cartazes, as respostas consideradas aceitáveis passaram de 64% para 100% no que diz respeito ao conceito de onda. Em relação ao conceito de partícula na produção dos cartazes, os resultados foram ainda mais relevantes, nenhuma resposta foi aceita, inicialmente, contra a aceitação de todas as respostas após a aplicação do ciclo. Em relação aos testes, antes da intervenção didática, cerca de 27% dos alunos não conseguiram comentar nada a respeito de partícula e os 73%  restantes a definiram equivocadamente. Em contrapartida, após a realização do ciclo, 91% das respostas passaram a ocupar as categorias esperadas, mostrando um resultado bem próximo da análise dos cartazes. Aqui, 18% das afirmações foram classificadas com conceito bom e 82% com conceito muito bom.  Perceba que nos cartazes, 100% das afirmações receberam conceitos esperados, enquanto que, no pré-teste e pós-teste, 91% das respostas atingiram desempenho bom ou superior comprovando assim, mais uma vez, com instrumentos de análise distintos, excelentes resultados da utilização do Ciclo da Experiência como ferramenta metodológica para, neste caso, compreender a definição e as características das ondas e das partículas.

CONCLUSÕES:
Os alunos passaram a distinguir de forma bastante evidente fenômenos ondulatórios de fenômenos corpusculares assim como as características associadas às partículas e às ondas, além de as definirem de forma precisa. Os alunos passaram a compreender o que ocorre durante o fenômeno da difração e da interferência de uma onda qualquer e de uma onda luminosa. A associação dos fenômenos da reflexão, refração, difração e interferência ao comportamento ondulatório da luz, além do fenômeno do Efeito Fotoelétrico ao seu comportamento corpuscular, os alunos puderam constatar que a luz apresenta um comportamento dual. Assim, pode-se concluir que o Ciclo da Experiência da Teoria dos Construtos Pessoais apresentou-se com bastante eficácia na compreensão dos comportamentos ondulatório e corpuscular, sendo importante a realização de novas pesquisas com a utilização dessa nova ferramenta metodológica no Ensino de Física.
 
Palavras-chave: Ciclo da Experiência; onda; partícula.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006