IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social

Educação Anarquista e Pedagogia Libertária na Práxis: Caleidoscópio de uma História.

João Correia de Andrade Neto 1
Sara Martha Dick 2
(1. Mestrando-Faculdade de Educação-Universidade Federal da Bahia / FACED - UFBA; 2. Orientadora-Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia/FACED - UFBA)
INTRODUÇÃO:

Criada, organizada, executada e mantida pelos trabalhadores, primeiro na Europa (séc. XVII), depois na América (séc. XIX) é realizada a Educação Anarquista e sua Pedagogia Libertária. Ambas diretamente integradas no projeto de revolução social onde se coloca o desejo para substituir o sistema capitalista. Contudo tanto uma como a outra são excluídas ou pouco consideradas pela história oficial da educação. O objetivo do trabalho é discutir a Educação Anarquista através da experiência da Pedagogia Libertária, realizada pelos Anarquistas no Brasil entre o período de 1880 a 1930. Os objetivos específicos são: Identificar a práxis do projeto da Educação Anarquista e da Pedagogia Libertária. Distinguir o projeto da Educação Anarquista do programa da Pedagogia Libertária. Refletir se houve ou não um termo para a Educação Anarquista e a Pedagogia libertária. Discutir as possibilidades da Educação Anarquista e da Pedagogia Libertária como perspectiva educacional à sociedade contemporânea.

METODOLOGIA:

Quanto à base historiográfica optou-se por História Social considerando as seguintes abordagens: o homem, suas relações e suas diversas perspectivas e níveis na sociedade e realizações na cultura; a temporalidade como algo descontínuo, diversificado, por tanto não linear, lacunar e múltiplo.

São utilizados como fontes para pesquisa arquivos pessoais de militantes, Arquivo e Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro; Arquivo Edgard Leuenroth – UNICAMP, Campinas - SP; Arquivo da UNESP, em S.P.; Arquivo Público do Estado da Bahia, em Salvador –Ba. Serão utilizados documentos referentes ao período (periódicos, e cartas dos militantes) assim como bibliografia referente ao tema.

 

RESULTADOS:

Os resultados até o momento conseguidos indicam de fato a existência de um projeto de Educação Anarquista e da realização de uma Pedagogia Libertária. Isto se comprova nos periódicos e cartas trocadas entre a própria militância que se encontram dispostos entre o período 1880 à 1930.

No entanto é notável dois marcos históricos distintos dentro do período estudado: de 1880 a 1906 teremos massivamente uma praxis informal de realização tanto da Educação Anarquista como da Pedagogia Libertária, enquanto de 1906 à 1930 esta práxis se modifica. Podemos considerar que ocorreu um processo de diversificação da Educação Anarquista como da Pedagogia Libertária, que no primeiro período contava com greves, saraus, festas como elementos preponderantes no plano educacional como da pedagogia, enquanto que no segundo momento são criadas estruturas como sindicatos, escolas, ateneus, universidades ampliando ainda mais o território de ação educativo-pedagógica desta militância anarquista.

CONCLUSÕES:

Diante das constatações até o momento alcançadas, algumas outras questões se constituem em relação à continuidade seja do projeto educacional anarquista e ou da pedagogia libertária: quais formas assumem e executam? Quais espaços onde elas se realizam? Como a sociedade se relaciona?

Contudo é nitidamente vísivel a existência de um projeto outro de educação e de pedagogia independentes social e financeiramente do Estado, da Religião e do Mercado. Projeto este levado a cabo pelo menos ao longo de 50 anos. Duração que pelo que se nota em documentos outros de períodos posteriores vai se estender, tomando outras formas, o que acontece não mais na punjança do momento anterior. As pesquisas indicam mesmo que a Pedagogia Libertária permanece enquanto que o projeto Anarquista antes ao seu lado, agora é colocado em segundo plano, ou seja, o projeto da revolução social segundo orientação anarquista segue desconetado do projeto pedagógico de um outro ser humano.

 

Instituição de fomento: Coordenação de Apoio a Pesquisa de Nível Superior - CAPES
 
Palavras-chave: História Social; Educação; Anarquismo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006