IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
USO DE COMPOSTOS ORGANOGERMÂNICOS IN VITRO NA INIBIÇÃO DE CRESCIMENTO DE Escherichia coli
Caio Pereira Barbieri 1
Roberto Santos Barbiéri 1, 2
Marilange Ferreira Borges 2
Ciro Pereira Barbieri 2
Wander Luiz Alves Amorim 2
Helvécio Cardoso Corrêa Póvoa 1
(1. Faculdade de Minas - FAMINAS - 36880-000 - Muriaé - MG; 2. Universidade Vale do Rio Verde - UninCor - 37410-000 - Três Corações - MG)
INTRODUÇÃO:
As aminas biogênicas são bases orgânicas, geralmente de baixo peso molecular, como histamina, tiramina e putrescina, que podem ser produzidas pelo metabolismo de seres vivos e estão presentes em baixas quantidades nos alimentos e bebidas que passam por processo de fermentação ou maturação. Elas são necessárias para as funções fisiológicas do homem e outros animais, mas podem provocar efeitos tóxicos se consumidas em quantidades elevadas. No caso específico de queijos, a produção dessas aminas encontra condições favoráveis de pH, concentração salina e teor de umidade para as devidas biossínteses, além de aminoácidos e de bactérias capazes de descarboxilá-los. Entre as bactérias mais comuns capazes de produzir aminas biogênicas, encontram-se espécies de Escherichia, Enterobacter, Salmonella, Shigella, Clostridium, Streptococcus, Lactobacillus e Leuconostoc, das quais algumas estão presentes no queijo como parte de sua microbiota natural, outras em decorrência de contaminação. Visando a sanitização de câmaras de maturação de queijo, fez-se, exploratoriamente, a avaliação do efeito de compostos organogermânicos na inibição de crescimento in vitro de Escherichia coli.
METODOLOGIA:

Para os testes efetuados nesta pesquisa foram utilizados os compostos cloreto de trimetilgermânio Me3GeCl (I), cloreto de trifenilgermânio Ph3GeCl (II) e óxido de bis(trifenilgermânio) (Ph3Ge)2O (III). A determinação da concentração inibitória mínima (CIM) foi realizada a partir de cultura pura de cepa ATTCC de Escherichia coli. De soluções estoques 1 mg mL-1 em solução salina 0,85% peptonada a 1% dos compostos organogermânicos foram realizadas diluições seriadas, obtendo-se para cada composto as concentrações de 10-1, 10-2, 10-3, 10-4 e 10-5 mg mL-1. A partir da cultura pura da bactéria, com 24 horas de cultivo em ágar padrão para contagem Müeller-Hinton, foram preparadas suspensões em solução salina 0,85% e peptonada a 1% com densidade óptica de 0,1 a 450 nm. A cada 0,9 mL das soluções dos compostos organogermânicos foram acrescentados 0,1 mL da suspensão bacteriana e os sistemas foram incubados por períodos de um minuto, uma hora, duas horas e 18 horas, numa temperatura de 36 ± 1 oC, com variação de mais ou menos um grau. Após os períodos de incubação, alíquotas de 0,1 mL de cada cultura foram plaqueadas em triplicata em ágar Müeller-Hinton e reincubadas por mais 18 horas na mesma temperatura. Após esse tempo, os meios foram avaliados quanto ao crescimento bacteriano e foi considerado como CIM a maior diluição em que não foi observado crescimento bacteriano.

RESULTADOS:
Nas condições de concentrações estudadas, verificou-se que os compostos II e III não inibiram o crescimento bacteriano. No entanto, o composto I apresentou CIM = 10-1 mg mL-1 para um período de exposição igual ou maior que uma hora.
CONCLUSÕES:
O resultado obtido é interessante, uma vez que a CIM apresentada pelo composto I frente ao crescimento de Escherichia coli é igual à CIM do composto organoestânico similar Me3SnCl que, no entanto requer um período de exposição igual ou maior que duas horas. A possibilidade do uso de compostos organogermânicos como agentes sanitizantes de câmaras de maturação de queijo, abre perspectivas de pesquisas futuras, quer pelo uso de derivados contendo grupos que possam potencializar a ação inibitória apresentada, quer pelos estudos de toxicidade relativa destes compostos em relação a compostos organoestânicos similares.
Instituição de fomento: Faculdade de Minas - FAMINAS/Universidade Vale do Rio Verde - UninCor
 
Palavras-chave: Compostos organogermânicos; Escherichia coli; Câmara de maturação de queijos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006