IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 4. Farmacotecnia
XILOGLUCANA: BIOPOLÍMERO PROMISSOR NA TECNOLOGIA DE LIBERAÇÃO SUSTENTADA DE DROGAS.
Lívia Eidam Camargo 1
Marianna Pizzino Czamanski 1
Diogo Pereira 1
Mara Lane Carvalho Cardoso 1
Marli Miriam de Souza Lima 1
(1. Dapartamento de Farmácia e Farmacologia, Universidade Estadual de Maringá / UEM)
INTRODUÇÃO:
A aplicação industrial dos polímeros naturais se justifica principalmente devido às suas propriedades físico-químicas que encontram vasto emprego na formação de géis, filmes, membranas e matrizes. A interação de fármacos com interfaces de agregados supramoleculares de compostos poliméricos, representa um aspecto importante na tecnologia farmacêutica pois se apresentam como estruturas especiais com característica de reabsorção que representam propriedade única em sistemas de liberação controlada interferindo no perfil de biodisponibilidade da droga. Além de suas características de biocompatibilidade, biodegradabilidade, bioadesividade e não toxicidade acoplados à ampla disponibilidade e baixo custo o que os torna matéria-prima de escolha no desenvolvimento de novos medicamentos. Para este trabalho, empregou-se os polissacarídeos de reserva extraídos das sementes de Hymenaea courbaril, popularmente conhecida como Jatobá. Essas macromoléculas são constituídas de uma cadeia principal de unidades de glucose parcialmente substituídas em O-4 por unidades de β-D-Galactopyranosyl e substituídas em O-6 por uniddes de α-D-Xylopyranosyl parcialmente substituídos em O-2 por unidades β-D-Galactopyranosyl. As propriedades físico-químicas em solução dessas macromoléculas justificam o seu emprego no desenvolvimento de preparações farmacêuticas com perfil de dissolução característico de liberação.
METODOLOGIA:
As sementes de Hymenaea courbaril coletadas em Porto dos Gaúchos - MT, foram submetidas à extração aquosa exaustiva à temperatura ambiente. Os extratos foram concentrados, centrifugados (para purificação) à 12000 x g por 30 minutos e tratados com NaCl 0. 1 Mol/L. A solução final foi precipitada com etanol, lavada com etanol e acetona e secas à temperatura ambiente.A quantificação total de carboidratos foi determinada de acordo com o método colorimétrico de Dubois. A quantificação de proteínas foi feita através do método de Hartree. A análise os componentes monossacarídicos foi determinada através da análise dos alditóis acetato, obtidos através da hidrólise ácida total com ácido trifluoracético 1 Mol/L à 96°C durante 5 horas para liberação dos monossacarídeos convertidos em alditóis acetato, que foram analisados através de cromatografia liquido gasosa acoplada ao espectrômetro de massa. A viscosidade intrínseca foi determinada através de viscosímetro capilar. Os estudos reológicos foram feitos usando-se um reômetro RheoStress RS300 (Haake). Com base nos resultados do estudo reológico da xiloglucana preparou-se géis na concentração de 1.5 a 4.0% para a avaliação do perfil de dissolução, incluindo como fármaco modelo o diclofenaco de sódio.
RESULTADOS:
As xiloglucanas investigadas neste trabalho apresentaram rendimento de 40%, sendo constituídas de 7.6% de proteína e 92.4 % de carboidratos totais em relação à massa seca do polissacarídeo. A análise dos monossacarídeos mostrou relação molar de 3,2:2,5:1 respectivamente para Glc:Xil:Gal. Para essa XG de massa molar 2.05 x 106 g/mol, a viscosidade intrínseca obtida através da extrapolação de ηred vs concentração foi determinada como sendo [η]=5.8 ±0.5 dl/g, semelhante ao encontrado para a XG de tamarindo que apresenta semelhança estrutural com a mesma. Em relação ao comportamento dinâmico, analisado em regime linar ( γ=0.3), observou-se que à altos valores de ω (100 rad/s), existe um ponto de cruzamento de G’e G’’ para C= 3 e 4%, indicando a transição do comportamento líquido para semi-sólido que pode ser explicado pela formação de uma rede em função da sobreposição das cadeias de XG, o que sugere que os géis de xiloglucana são géis do tipo físico, dependente da concentração. Em relação ao perfil de dissolução, observou-se que quanto maior a concentração de xiloglucana, maior a sobreposição de cadeias poliméricas e mais difícil, portanto, a liberação do fármaco para dissolução, o que pode ser evidenciado pelo perfil de dissolução obtido.
CONCLUSÕES:
O perfil de dissolução do diclofenaco de sódio contido nos géis de xiloglucana está de acordo com o previsto, uma vez que o comportamento reológico encontrado para esse biopolímero indica, que, em altas concentrações do mesmo, ocorre a formação de gel em função da sobreposição das grandes cadeias dessa macromolécula. Dados reológicos evidenciam que, quando a concentração de XG é inferior à concentração crítica (c*) a viscosidade específica (ηsp) obtida é de 1.0 enquanto que, quando a concentração de XG é superior à concentração crítica, ηsp=1.9. Este resultado mostra que as cadeias de XG formam uma rede entrelaçada em função do aumento da concentração. O comportamento dinâmico evidenciou a presença de um ponto gel para concentrações superiores a 3 % p/p de XG. Os dados encontardos nessa investigação, são promissores na área tecnológica, sugerindo a xiloglucana como matéria-prima no desenvolvimento de novas formulações farmacêuticas no que se refere à investigação de novos sistemas de liberação sustentada de drogas.
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Hymenaea courbaril; xiloglucana; perfil de dissolução.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006