IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 2. História do Brasil

MOVIMENTO SINDICAL E POPULAR EM VOLTA REDONDA NA DÉCADA DE 1980

Fernando Augusto Pozzobon da Costa 1
(1. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / UNIRIO)
INTRODUÇÃO:

A pesquisa objetiva analisar o movimento operário e popular em Volta Redonda na década de 1980, destacando a atuação do Sindicato dos Metalúrgicos, da Igreja católica e de outros movimentos sociais, os quais estabeleceram vínculos bastante estreitos neste período. A década de 1980 no Brasil é caracterizada pelo ressurgimento do movimento sindical e popular. Numa conjuntura de redemocratização, as greves e mobilizações se espalharam por todo o país e abarcaram categorias de trabalhadores que jamais haviam experimentado o confronto direto na ação sindical. As paralisações dos metalúrgicos no ABC paulista em 1978 abriram um ciclo de greves sem precedentes na história do país. Volta Redonda é um caso especial na conjuntura dos anos de 1980. A partir do início da década, a cidade foi palco de diversas mobilizações, que envolviam principalmente os milhares de trabalhadores da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que contavam com o apoio dos moradores da cidade em geral, através das associações de moradores e das outras organizações que haviam se gestado nas décadas anteriores. Assim, o Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda, ao eleger uma diretoria mais ligada aos anseios dos trabalhadores, podia contar também com um forte suporte de grande parte dos moradores da cidade.

METODOLOGIA:

São utilizadas fontes orais e escritas. Estas consistem em fontes documentais do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda, como boletins e informes, além de boletins da CSN. Quanto às fontes orais, é utilizada a metodologia da História Oral, a partir de entrevistas com líderes dos movimentos em questão e trabalhadores que participaram das mobilizações.

RESULTADOS:

Volta Redonda acompanha o crescimento das lutas dos setores populares ocorrido em todo o país durante a década de 1980, especialmente o movimento sindical. A força assumida pelo Sindicato dos Metalúrgicos e a efetivação de paralisações na CSN teve como fator fundamental o apoio recebido de movimentos como os de bairro, de posseiros e da Igreja católica. Este clima de união e enfrentamento, que envolvia toda a cidade, transformou a região em um dos locais mais mobilizados do movimento sindical nacional - causando apreensão em setores governamentais.

CONCLUSÕES:

A história do sindicalismo na década de 1980 está ligada ao contexto mais geral das lutas populares no final da ditadura militar. Desta forma, a análise do movimento sindical em Volta Redonda deve dar luz ao conjunto dos movimentos sociais que atuaram na cidade.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Volta Redonda; CSN; sindicalismo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006