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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada

PERFIL DE USUÁRIOS DE DICIONÁRIOS - ESTUDANTES DE LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA: APRENDIZES DE LE/FUTUROS PROFESSORES

Camila Höfling 1
(1. Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Campus de Araraquara - SP)
INTRODUÇÃO:

Os dicionários representam hoje uma ferramenta de importância fundamental no processo de ensino/ aprendizagem de Língua Inglesa no Brasil. A reflexão sobre a Lexicografia e a preocupação com a confecção de dicionários para aprendizes – falantes não-nativos de Língua Inglesa – têm crescido ultimamente. Isso nos remete principalmente à questão do papel deste usuário neste cenário. Este trabalhode Doutoramento surgiu, então, como uma tentativa de investigar o comportamento do usuário de dicionários, tendo como objetivo descrevê-lo e analisá-lo, por meio de instrumentos que permitissem observar o usuário em ação, ou seja, utilizando o dicionário. O objetivo central deste estudo foi traçar um perfil de usuários de dicionários em contexto específico de ensino de Língua Inglesa em Nível Superior, ou seja, consideramos estudantes universitários que estivessem freqüentando o curso de Licenciatura em Letras e que tivessem escolhido a Língua Inglesa como Habilitação.

METODOLOGIA:

A coleta de dados foi realizada por meio de procedimentos metodológicos que incluíram: (a) aplicação de questionários em 150 graduandos de cursos de Letras; e (b) aplicação de protocolo verbal em 10 sujeitos. Os dados obtidos foram organizados em quadros-síntese e analisados à luz do referencial teórico oferecido por autores que estudam o comportamento do usuário do dicionário (HARTMANN, 2001; HÖFLING, 2000; BOGAARDS, 1996, entre outros); que estudam as relações entre dicionários e a sala de aula de LE (AL-KASIMI, 1977; SUMMERS, 1988, AMRITAVALLI, 1999, entre outros) e que estudam as questões relativas à confecção de dicionários (BORBA, 2003; BIDERMAN, 1997, 1998b, entre outros).

RESULTADOS:

Os resultados apontam que os usuários, em geral, não possuem educação lexicográfica, o que faz com que sua consulta aos dicionários seja muitas vezes falha e incompleta.

CONCLUSÕES:

Entretanto, o estudo permite afirmar que tais usuários têm clareza quanto ao que precisam procurar e o que esperam encontrar em um dicionário para aprendizes. Exatamente por isso, a análise desse conjunto de opiniões de diferentes usuários permite compor um quadro de informações essenciais para se repensar a elaboração de dicionários para aprendizes neste contexto específico.

Instituição de fomento: CAPES
 
Palavras-chave: lexicografia; dicionários para aprendizes; usuários.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006