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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO EM CAPOEIRA: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA

Mario Freitas 1
Bruno Silva 2
Leandro Acordi 2
Daniel Savenhago 2
Juliana Zinni 2
Tais Fernanda 2
(1. Universidade do Minho(UM)/Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); 2. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC))
INTRODUÇÃO:

A cultura pode ser entendida como tudo aquilo que se relaciona com um povo/comunidade: saberes, crenças, valores e princípios éticos e morais, meios de produção de suas condições de subsistências materiais e maneiras como estas existem na vida social (GONH, 2005). A capoeira constitui-se, assim, como um bem cultural, social e historicamente produzido e praticado, no contexto de determinadas relações sociais de produção da vida (TAFFAREL, 2005).

A produção científica sobre capoeira (especificamente na UFSC) tem-se constituído como um marco para uma melhor compreensão desta manifestação popular.

A pesquisa tem como objetivos principais:

a) identificar e caracterizar diversas metodologias de educação/ensino em Capoeira;

b) identificar e caracterizar teorias e convicções subjacentes a essas metodologias;

c) analisar implicações das diferentes metodologias na prática pedagógica.

As questões de investigação formuladas foram as seguintes:

a) Que tipo de metodologias de Educação/ensino da capoeira são utilizadas pelos mestres e professores em diferentes contextos formais e não formais?

b) Em que medida os mestres e professores tem consciência crítica das metodologias que utilizam?

c) Que concepções teóricas e convicções estão na base das metodologias utilizadas pelos educadores populares de capoeira?

d) Que conseqüências têm as diversas metodologias na relação educativa e formação humana?

e) Como é que os educandos avaliam as diversas metodologias utilizadas?

METODOLOGIA:

A abordagem metodológica tem um caráter fundamentalmente qualitativo, embora possa, em determinados momentos, assumir também uma expressão quantitativa.

As principais técnicas de pesquisa utilizadas são:

a) A técnica de “inquérito” por entrevista e questionário;

b) Adaptação da técnica de Painel de Delphi, para o recolha e registro de opiniões de mestres e professores de capoeira.

c) observação participante (filmagem e diário de campo).

A primeira fase da pesquisa terá um caráter cunho exploratório e consistirá na aplicação de uma entrevista semi-estruturada a mestres e professores de diferentes regiões do país. Para a análise e discussão dos dados buscaremos nos fundamentar na analise de conteúdo e categorização (a partir de referenciais teóricos e dados recolhidos no campo).

A segunda fase procurará constituir-se como um estudo quantitativo/qualitativo, com os educandos, recorrendo a questionário e entrevistas, elaborados com base nos dados recolhidos na primeira fase.

A terceira última fase consistirá na realização de observação participante em diferentes contextos da educação ensino da capoeira, utilizando como instrumentos de pesquisa o registro audiovisual e também a utilização de um diário de campo.

RESULTADOS:

Com base nos resultados obtidos torna-se possível formular algumas conclusões provisórias: a) as metodologias de educação/ensino em capoeira assumem dinâmicas diversificadas, constituindo-se nuns casos como uma verdadeira relação “mestre”/”discípulos”, holística, global e visando a formação integral do indivíduo, e noutros casos, como uma relação “treinador”/”atleta” ou “professor”/”aluno”, com cambiantes diversos, tanto em termos de estandardização/diversificação da formação, como no grau de exigência individual; b) as metodologias de educação/ensino em capoeira acabam definindo uma complexa malha que inclui, com diferentes pesos e formas de interligação, metodologias próprias da educação popular com metodologias típicas da educação formal em geral (resolução dos problemas, demonstração, etc.) e da educação física em particular (metodologias de treino); c) parece haver uma relação entre certas formas de ver o mundo e filosofias de vida e a postura metodológica adotada por este ou aquele professor/mestre; d) a educação em capoeira (nomeadamente, se certas opções metodológicas se concretizarem) tem um elevado potencial formativo); e) as metodologias associadas aos momentos de treino mais centrados em movimentos e destrezas parecem diferir da(s) metodologias associadas á aprendizagem “em roda”.

CONCLUSÕES:

Com base nos resultados obtidos torna-se possível formular algumas conclusões provisórias: a) as metodologias de educação/ensino em capoeira assumem dinâmicas diversificadas, constituindo-se nuns casos como uma verdadeira relação “mestre”/”discípulos”, holística, global e visando a formação integral do indivíduo, e noutros casos, como uma relação “treinador”/”atleta” ou “professor”/”aluno”, com cambiantes diversos, tanto em termos de estandardização/diversificação da formação, como no grau de exigência individual; b) as metodologias de educação/ensino em capoeira acabam definindo uma complexa malha que inclui, com diferentes pesos e formas de interligação, metodologias próprias da educação popular com metodologias típicas da educação formal em geral (resolução dos problemas, demonstração, etc.) e da educação física em particular (metodologias de treino); c) parece haver uma relação entre certas formas de ver o mundo e filosofias de vida e a postura metodológica adotada por este ou aquele professor/mestre; d) a educação em capoeira (nomeadamente, se certas opções metodológicas se concretizarem) tem um elevado potencial formativo); e) as metodologias associadas aos momentos de treino mais centrados em movimentos e destrezas parecem diferir da(s) metodologias associadas á aprendizagem “em roda”.

 
Palavras-chave: metodologias de educação; capoeira; educação intercuktural.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006