G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação |
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METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO EM CAPOEIRA: UMA ABORDAGEM EXPLORATÓRIA |
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Mario Freitas 1 |
Bruno Silva 2 |
Leandro Acordi 2 |
Daniel Savenhago 2 |
Juliana Zinni 2 |
Tais Fernanda 2 |
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(1. Universidade do Minho(UM)/Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); 2. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)) |
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INTRODUÇÃO: |
A cultura pode ser entendida como tudo aquilo que se relaciona com um povo/comunidade: saberes, crenças, valores e princípios éticos e morais, meios de produção de suas condições de subsistências materiais e maneiras como estas existem na vida social (GONH, 2005). A capoeira constitui-se, assim, como um bem cultural, social e historicamente produzido e praticado, no contexto de determinadas relações sociais de produção da vida (TAFFAREL, 2005).
A produção científica sobre capoeira (especificamente na UFSC) tem-se constituído como um marco para uma melhor compreensão desta manifestação popular.
A pesquisa tem como objetivos principais:
a) identificar e caracterizar diversas metodologias de educação/ensino em Capoeira;
b) identificar e caracterizar teorias e convicções subjacentes a essas metodologias;
c) analisar implicações das diferentes metodologias na prática pedagógica.
As questões de investigação formuladas foram as seguintes:
a) Que tipo de metodologias de Educação/ensino da capoeira são utilizadas pelos mestres e professores em diferentes contextos formais e não formais?
b) Em que medida os mestres e professores tem consciência crítica das metodologias que utilizam?
c) Que concepções teóricas e convicções estão na base das metodologias utilizadas pelos educadores populares de capoeira?
d) Que conseqüências têm as diversas metodologias na relação educativa e formação humana?
e) Como é que os educandos avaliam as diversas metodologias utilizadas? |
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METODOLOGIA: |
A abordagem metodológica tem um caráter fundamentalmente qualitativo, embora possa, em determinados momentos, assumir também uma expressão quantitativa.
As principais técnicas de pesquisa utilizadas são:
a) A técnica de “inquérito” por entrevista e questionário;
b) Adaptação da técnica de Painel de Delphi, para o recolha e registro de opiniões de mestres e professores de capoeira.
c) observação participante (filmagem e diário de campo).
A primeira fase da pesquisa terá um caráter cunho exploratório e consistirá na aplicação de uma entrevista semi-estruturada a mestres e professores de diferentes regiões do país. Para a análise e discussão dos dados buscaremos nos fundamentar na analise de conteúdo e categorização (a partir de referenciais teóricos e dados recolhidos no campo).
A segunda fase procurará constituir-se como um estudo quantitativo/qualitativo, com os educandos, recorrendo a questionário e entrevistas, elaborados com base nos dados recolhidos na primeira fase.
A terceira última fase consistirá na realização de observação participante em diferentes contextos da educação ensino da capoeira, utilizando como instrumentos de pesquisa o registro audiovisual e também a utilização de um diário de campo. |
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RESULTADOS: |
Com base nos resultados obtidos torna-se possível formular algumas conclusões provisórias: a) as metodologias de educação/ensino em capoeira assumem dinâmicas diversificadas, constituindo-se nuns casos como uma verdadeira relação “mestre”/”discípulos”, holística, global e visando a formação integral do indivíduo, e noutros casos, como uma relação “treinador”/”atleta” ou “professor”/”aluno”, com cambiantes diversos, tanto em termos de estandardização/diversificação da formação, como no grau de exigência individual; b) as metodologias de educação/ensino em capoeira acabam definindo uma complexa malha que inclui, com diferentes pesos e formas de interligação, metodologias próprias da educação popular com metodologias típicas da educação formal em geral (resolução dos problemas, demonstração, etc.) e da educação física em particular (metodologias de treino); c) parece haver uma relação entre certas formas de ver o mundo e filosofias de vida e a postura metodológica adotada por este ou aquele professor/mestre; d) a educação em capoeira (nomeadamente, se certas opções metodológicas se concretizarem) tem um elevado potencial formativo); e) as metodologias associadas aos momentos de treino mais centrados em movimentos e destrezas parecem diferir da(s) metodologias associadas á aprendizagem “em roda”. |
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CONCLUSÕES: |
Com base nos resultados obtidos torna-se possível formular algumas conclusões provisórias: a) as metodologias de educação/ensino em capoeira assumem dinâmicas diversificadas, constituindo-se nuns casos como uma verdadeira relação “mestre”/”discípulos”, holística, global e visando a formação integral do indivíduo, e noutros casos, como uma relação “treinador”/”atleta” ou “professor”/”aluno”, com cambiantes diversos, tanto em termos de estandardização/diversificação da formação, como no grau de exigência individual; b) as metodologias de educação/ensino em capoeira acabam definindo uma complexa malha que inclui, com diferentes pesos e formas de interligação, metodologias próprias da educação popular com metodologias típicas da educação formal em geral (resolução dos problemas, demonstração, etc.) e da educação física em particular (metodologias de treino); c) parece haver uma relação entre certas formas de ver o mundo e filosofias de vida e a postura metodológica adotada por este ou aquele professor/mestre; d) a educação em capoeira (nomeadamente, se certas opções metodológicas se concretizarem) tem um elevado potencial formativo); e) as metodologias associadas aos momentos de treino mais centrados em movimentos e destrezas parecem diferir da(s) metodologias associadas á aprendizagem “em roda”. |
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Palavras-chave: metodologias de educação; capoeira; educação intercuktural. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
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