G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica |
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DIÁLOGOS MUSICAIS: U2. UMA DINÂMICA INTERDISCIPLINAR. |
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Rosana Delane Campêlo 1 |
Eligivania Maria de Macêdo 1 |
Klenie Synara Ramos da Silva 1 |
Lúcia de Fátima Cordeiro P. Mascena 1 |
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(1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano/ CEEGP) |
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INTRODUÇÃO: |
O Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano contempla em sua Proposta Pedagógica a Parte Diversificada do currículo, buscando articular estratégias de ensino a partir de uma dinâmica interdisciplinar. Assim, foi criada a disciplina “Diálogos musicais: U2”, envolvendo as disciplinas de Inglês, Filosofia e História, a fim de estimular os alunos com dificuldades de aprendizagem em língua inglesa, no sentido de desenvolver, através da música, habilidades de leitura e interpretação de textos e proporcionar o acesso ao código fonético da língua, facilitando a compreensão auditiva e o aprimoramento da fala, articulando-a a outros saberes do currículo, tendo em vista o debate filosófico/ histórico sobre os conteúdos tratados nas letras das músicas, visto que a discussão de questões tão presentes no imaginário e na vida dos jovens _ sejam direta ou indiretamente vivenciados através da mídia _ tais como: conflitos políticos, religiosos, guerra fria, violência, etc, possibilita desenvolver a capacidade de problematizar as questões, despertar a criticidade e, principalmente, considerando a função formadora da escola, sensibilizá-los para perspectivas humanistas de solidariedade, tolerância e amor, para que se amplie e enriqueça o sentido do aprender e do saber.
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METODOLOGIA: |
As atividades da disciplina “Diálogos musicais: U2” foram realizadas no primeiro semestre, em aulas semanais, com 38 alunos do 2° ano do ensino médio, tendo a música do grupo irlandês (considerando a relevância das temáticas e a representatividade do grupo frente a ações de políticas sociais, cidadania e solidariedade) como eixo principal das aulas teóricas e práticas para construção de conceitos em Língua Inglesa, Filosofia e História. Na primeira etapa do trabalho, os alunos tiveram acesso às letras das músicas em inglês, previamente selecionadas pelos professores e, posteriormente, sugeridas pelo grupo-classe. Em seguida, fora trabalhado o código fonético de algumas palavras, pesquisa de sons semelhantes no dicionário, leitura, interpretação e, por fim, a tradução da música. Na segunda fase, houve a abordagem filosófica e a contextualização histórica de fatos, promovendo o debate em sala de aula. Na etapa final do trabalho, os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre o assunto discutido com os professores e realizaram pesquisas na internet sobre personalidades (e instituições, ong’s) envolvidas com as causas da cidadania, paz, solidariedade, liberdade e direitos humanos, para elaboração e apresentação de produtos finais: Dramatizações, coral, cartões-postais, revista (em inglês e português) e painel temático sobre os problemas político-religiosos e sociais do mundo contemporâneo, e as perspectivas humanistas na busca de respostas a esses problemas. |
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RESULTADOS: |
Como resultado, além da produção de cartões-postais, revista, painel temático e apresentação do coral “Em nome do amor”, formado pelos estudantes da disciplina “Diálogos musicais: U2”, consideramos que a dinâmica interdisciplinar estimulou e facilitou a aprendizagem dos alunos com dificuldades em língua inglesa, aproximando o conteúdo de forma lúdica, através da música, contextualizando com debates sobre questões atuais, tornando-os mais participativos e críticos. |
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CONCLUSÕES: |
A música, como instrumento lúdico, estimula e facilita a aprendizagem da língua inglesa, e o tratamento de temas históricos / filosóficos, através de letras de músicas, aproxima e contextualiza os conteúdos numa vivência cotidiana dos alunos, considerando que a interdisciplinaridade, pela diversidade de perspectivas das disciplinas envolvidas, possibilitou, além de desenvolver as técnicas de leitura, tradução (versão) e habilidades de fala da língua inglesa, o desenvolvimento da leitura crítica, da capacidade de problematizar as questões e o despertar para uma perspectiva humanista diante dos desafios do mundo contemporâneo. |
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Palavras-chave: interdisciplinaridade; música; cidadania. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |
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