IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA E A INTERDISCIPLINARIEDADE EM REDE SOCIOTÉCNICA 

 

Ingrid Aline de Carvalho 1
Carlos Alberto Souza 1
Rejane Aurora Mion 2
(1. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica/ UFSC; 2. Programa de Pós-Graduação em Educação/UEPG)
INTRODUÇÃO:

Objetivamos dar a conhecer e discutir como temos feito a interdisciplinariedade a partir da análise reflexiva de objetos técnicos quando transformados em equipamentos geradores (DE BASTOS, 1995) de conhecimento, bem como, suas implicações acerca da relação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no contexto educacional, por meio de uma atividade educacional, promovendo um educador crítico, que caminhe com a educação dialógico-problematizadora (FREIRE, 1983) quando desafia a planejar e refletir sobre sua própria prática educacional, com objetivo de mudança. Pretendemos, ainda, darmos visibilidade às interações entre humanos e não-humanos delineando uma rede sociotécnica (LATOUR, 2000) na formação de investigadores ativos (MION, 2002), ou seja, professores com capacidade de investigar suas próprias práticas educacionais ensinando Física e ao mesmo tempo tecer suas análises interpretativas criticamente ao construir conhecimentos colaborativos concretizando a contextualização e a interdisciplinariedade. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Metodologia e Prática de Ensino em Física I e II, no curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR. Procuramos romper com a característica predominante do processo de ensino-aprendizagem na formação inicial de professores, diminuindo a diferença entre os entendidos em Ciência e Tecnologia e os não entendidos, viabilizando a popularização da Ciência e Tecnologia.

METODOLOGIA:

Nos referimos aqui a uma atividade em que transformamos os objetos técnicos: retroprojetor e projetor multimídia em equipamentos geradores de conhecimento de maneira interdisciplinar. A atividade foi desenvolvida inicialmente com seu planejamento geral o que resultou em uma rede conceitual prévia partindo de temáticas da Física envolvidas no funcionamento e fabricação de alguns elementos presentes nos objetos, bem como, discussões das implicações da relação CTS presente. Salientamos que a rede conceitual é a maneira de intencionalmente planejarmos a interdisciplinariedade e a contextualização. De maneira colaborativa, na temática Eletromagnetismo elementos como: circuito e lâmpada foram explorados. Já para a Mecânica exploramos o ventilador, e, abordando tópicos de Física Moderna, estudamos o comportamento da luz. O estudo de cada elemento dos objetos técnicos foi explorado em grupos de quatro alunos (professores em formação) e a turma ao todo. Na atividade, seguimos uma metodologia de planejamento (aula), ação (aula didática de 50 min), observação (coleta e registro de dados) e a reflexão (analise interpretativa e critica dos dados) da atividade proposta. Como instrumento de coleta de dados utilizamos a observação direta, realizada via observações registradas em um caderno orientada por um roteiro (MION, 2002) e concomitantemente a isso, registramos as atividades em gravações de áudio. 

RESULTADOS:

Verificamos a viabilidade da interdisciplinariedade e da contextualização ensinado Física envolvida no funcionamento e fabricação de objetos técnicos. Isto é, trabalhar nesta perspectiva obrigatoriamente necessitamos relacionar temáticas da Física, desvelar as implicações da relação CTS e os diferentes campos do conhecimento, pois os objetos técnicos não funcionam e/ou são fabricados iluminados apenas por um determinado conhecimento. Devido a metodologia que adotamos e a estratégia didatico-metodológica de construção de conhecimento em rede sociotécnica caminhamos pelas mais diversas e variadas fontes de conhecimento, claramente detectado quando um aluno trouxe para o espaço escolar aspectos históricos da mesa do retroprojetor e suas aplicações no cotidiano, como também, os aspectos econômicos-sociais relacionados com as lâmpadas utilizadas no retroprojetor como no projetor multimídia. As implicações da relação CTS nos permitia fazer interlocuções entre as disciplinas específicas e as pedagógicas, resultando na constante reformulação dos planejamentos e organização didática, assim como, a reformulação das concepções pré-estabelecidas dos sujeitos nos aspectos científicos e tecnológicos relacionados ao contexto social, promovendo a criticidade. Os sujeitos afirmaram que o trabalho com objeto técnicos se caracterizava em uma aula diferente e os possibilitava fazer e compreender o que é contextualizar e o que é interdisciplinarizar ao ensinar Física.

CONCLUSÕES:

Os resultados nos levam à reflexão sobre a construção da formação de educadores e da interdiciplinariedade que promova a reflexão crítica, a formação de visões de mundo mais integradas, para a intervenção social e a tomada de decisões, fazendo um diagnóstico da situação e mudando as práticas educacionais para a resolução de problemas. Estas necessitam e ao mesmo tempo só são possíveis se o nosso trabalho estiver atrelado a uma concepção de pesquisa como principio formativo, educativo e de trabalho. A promoção da interdisciplinariedade na atividade, permitiu a caminhada por diferentes áreas do conhecimento, possibilitando o diálogo freiriano e negociações entre os envolvidos, pela presença e utilização dos objetos em pleno funcionamento, abrangendo de maneira interdisciplinar campos políticos e sociais, formando uma rede sociotécnica promovendo uma cultura de produção de conhecimentos, enfocado nas implicações CTS, via pesquisa educacional. Com a atividade apontamos para o campo da formação do profissional da educação no desenvolvimento desta rede sociotécnica como estratégia didático-metodológica de maneira interdisciplinar, visando transformar problemas do cotidiano em problemas científico-educacionais. Portanto, atividades como essa analisada é determinante na formação inicial de professores de Física e no ensino de Física, pois os alunos ao construí-la, desenvolve-la e analisa-la estarão aprendendo a construir a crítica e se construindo críticos.

Instituição de fomento: CNPq
 
Palavras-chave: Formação de Professores; Rede Sociotécnica; Objetos Técnicos.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006