IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 5. Gestão de Pessoas

ANÁLISE DO PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA NA SECRETARIA DE FAZENDA DO ESTADO DE MATO GROSSO

Silvia Amorim Rondon 1
Ávilo Roberto de Magalhães 2
(1. Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso; 2. Universidade Federal de Mato Grosso )
INTRODUÇÃO:

Desde 1950, quando começou a pensar na Qualidade de Vida no Trabalho, esta prática enfrentou períodos de altos e baixos até se consolidar no final da década de 70 e passar a ter definitivamente destaque nas organizações.A Qualidade de Vida no Trabalho é uma preocupação crescente nas organizações principalmente pela constatação de que o fator humano é o elemento diferenciador na estratégia pela busca da competitividade empresarial. Esta pesquisa objetivou analisar o desenvolvimento do Programa de Qualidade de Vida da Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso e os seus resultados na percepção dos funcionários.

METODOLOGIA:

A pesquisa caracterizou-se como descritiva, e foi desenvolvida através de um estudo de caso. A população constituiu-se dos funcionários da Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso e a amostra foi composta de 100 funcionários da mencionada organização pública definida pelo critério de acessibilidade e representou 11% da população. O instrumento para a coleta de dados foi o questionário com perguntas objetivas e subjetivas. A análise dos dados foi efetuada de forma qualitativa e quantitativa.

RESULTADOS:
Os resultados encontrados indicam que de uma forma geral o programa é bem aceito pelos funcionários, em função de um representativo índice no quesito de credibilidade (73%) e resultados satisfatórios (67%);sendo encarado ainda como uma ação estratégica da empresa (69%). Por outro lado (69%) dos funcionários acreditam que as ações desenvolvidas pelo programa agregam valor para a sua qualidade de vida. 55% dos respondentes afirmaram que o programa é o principal fator responsável na melhoria do relacionamento interpessoal na organização.
CONCLUSÕES:

A análise dos dados revelou que prática da Qualidade de Vida no Trabalho na organização estudada é uma importante ferramenta para o desenvolvimento dos funcionários pelo fato de oportunizar meios de promover a satisfação, motivação,  relacionamento e o comprometimento dos seus colaboradores além de ser ação estratégica.

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Qualidade de vida; gestão de pessoas; serviço público.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006