IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

HELENA FERRARI TEIXEIRA: ENTRE SABERES E REPRESENTAÇÕES

Vantoir Roberto Brancher 1
Valeska Fortes de Oliveira 2
(1. Mestrando em Educação /PPGE/CE/UFSM; 2. Profª. Drª. Departamento de Fundamentos da Educação/FUE/CE/UFSM)
INTRODUÇÃO:
O trabalho que ora apresentamos é resultado de dissertação intitulada Helena Ferrari Teixeira: entre Saberes e Representações que se insere na linha de “Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional” no PPGE – Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM – Universidade Federal de Santa Maria. Nesse trabalho, propus-me conhecer os saberes e as representações, de Helena Ferrari Teixeira, vereadora e professora atuante na década de 40, na cidade de Santa Maria. Conhecer e analisar a História de Vida desta professora singular, de significativa importância para a História das Mulheres no Brasil, na Educação e na Política foram alguns dos objetivos desta pesquisa.
METODOLOGIA:
Para (re)construir a História de Vida proposta, utilizei o Método Biográfico Histórias de Vida, na modalidade Oral, alicerçando-se, também, em outras formas de documentação tais como jornais, fotografias, depoimentos e outras pesquisas já realizadas.
RESULTADOS:
Dessa investigação, primeiramente, resultaram algumas entrevistas com a personagem principal e com as colaboradoras, que passaram por um trabalho analítico, à luz de referenciais teóricos nas temáticas de Gênero, Memória, História Oral, Saberes etc. A (re)construção da História de Vida de Helena Ferrari Teixeira, a primeira mulher do Legislativo Santa-Mariense, foi realizada ainda, através de entrevistas com cinco de suas ex-alunas. Encontrei nos arquivos familiares e/ou públicos um número significativo de documentos e fotografias da professora, que também foram minuciosamente sistematizados por mim.
CONCLUSÕES:
Meu trabalho finalizou-se com a produção desta dissertação composta por cinco capítulos onde, num primeiro momento, apresento os caminhos que percorri para a chegada ao tema pesquisado, posteriormente, converso com alguns autores, demonstrando o porquê de determinadas escolhas na coleta e análise dos dados e na própria construção do trabalho. No capítulo seguinte perpasso pela discussão da [re]construção de Histórias de Vida, tendo como colaboradores e sujeitos-fonte pessoas da terceira idade. E, nos capítulos seqüentes, aprofundo a História de Vida, propriamente dita, de Helena Ferrari Teixeira, permeando essa produção através de seus saberes pessoais e profissionais. Sendo assim, acredito que ao olhar os saberes dos docentes de uma época proporcionou-me uma ressignificação de outros tempos e espaços vividos e significados por mim hoje. A partir disso, acredito que, olhar os saberes cotidianos dos professores pode e está se mostrando como mais uma alternativa relevante na produção e/ou ressignificação de saberes e práticas docentes.
Instituição de fomento: CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
 
Palavras-chave: Histórias de Vida; Formação de Professores; Saberes Docentes.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006