IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 4. Ciência e Tecnologia de Alimentos
INIBIÇÃO DE CRESCIMENTO IN VITRO DE Pseudomonas aeruginosa  POR COMPOSTOS ORGANOGERMÂNICOS
Ciro Pereira Barbieri 1
Wander Luiz Alves Amorim  1
Roberto Santos Barbiéri 1, 2
Caio Pereira Barbieri 2
Marilange Ferreira Borges  1
Helvécio Cardoso Corrêa Póvoa 2
(1. Universidade Vale do Rio Verde - UninCor - 37410-000 - Três Corações - MG; 2. Faculdade de Minas - FAMINAS - 36880-000 - Muriaé - MG)
INTRODUÇÃO:
Os queijos são produtos interessantes, pois, apesar da ampla variedade que existe, são obtidos praticamente de uma mesma matéria prima, o leite. Assim, queijos frescos são produzidos com leite pasteurizado enquanto queijos maturados podem ser fabricados com leite cru. As características dos queijos maturados vão depender dos prazos de maturação, entre outras condições, bem como da utilização de boas práticas de fabricação, que passam pela exigência de leite de qualidade e pela rigorosa higiene nos locais de produção e de maturação. Durante o processo de transformação do leite em queijo, basicamente ocorre redução da lactose com a conseqüente redução do oxigênio dissolvido. Com isso o interior do queijo pode ser considerado um ambiente essencialmente anaeróbico, onde microrganismos anaeróbicos poderão se desenvolver, ao passo que, em sua superfície poderão se desenvolver microrganismos aeróbicos como Pseudomonas, Brevibacterium, Bacillus e Micrococcus. Esses microrganismos aeróbicos são indesejáveis e podem alterar o sabor e o paladar dos queijos durante o processo de maturação. Assim, faz-se necessária a prévia sanitização das câmaras de maturação de queijos. Neste trabalho, em experimentos in vitro, faz-se a avaliação do efeito inibitório de compostos organogermânicos sobre o desenvolvimento de Pseudomonas aeruginosa.
METODOLOGIA:
Para os testes efetuados nesta pesquisa foram utilizados os compostos cloreto de trimetilgermânio Me3GeCl (I), cloreto de trifenilgermânio Ph3GeCl (II), tricloreto de metilgermânio MeGeCl3 (III), tricloreto de fenilgermânio PhGeCl3 (IV) e óxido de bis(trifenilgermânio) (Ph3Ge)2O (V). A determinação da concentração inibitória mínima (CIM) foi realizada a partir de cultura pura de cepa ATTCC de Pseudomonas aeruginosa. De soluções estoques 1 mg mL-1 em solução salina 0,85% peptonada a 1% dos compostos organogermânicos foram realizadas diluições seriadas, obtendo-se para cada composto as concentrações de 10-1, 10-2, 10-3, 10-4 e 10-5 mg mL-1. A partir da cultura pura da bactéria, com 24 horas de cultivo em ágar padrão para contagem Müeller-Hinton, foram preparadas suspensões em solução salina 0,85% e peptonada a 1% com densidade óptica de 0,1 a 450 nm. A cada 0,9 mL das soluções dos compostos organogermânicos foram acrescentados 0,1 mL da suspensão bacteriana e os sistemas foram incubados por períodos de um minuto, uma hora, duas horas e 18 horas, numa temperatura de 36 ± 1 oC, com variação de mais ou menos um grau. Após os períodos de incubação, alíquotas de 0,1 mL de cada cultura foram plaqueadas em triplicata em ágar Müeller-Hinton e reincubadas por mais 18 horas na mesma temperatura. Após esse tempo, os meios foram avaliados quanto ao crescimento bacteriano e foi considerado como CIM a maior diluição em que não foi observado crescimento bacteriano.
RESULTADOS:
Nas condições de concentrações estudadas, verificou-se que os compostos II e V não inibiram o crescimento bacteriano. Para o composto I verificou-se que CIM = 10-1 mg mL-1 para um período de exposição igual a 18 horas; para o composto III, CIM = 10-2 mg mL-1 para um período de exposição igual a uma hora; e para o composto IV, CIM = 10-1 mg mL-1 para um período de exposição igual a uma hora. Com estes resultados foi possível estabelecer para os compostos que inibiram o desenvolvimento de Pseudomonas aeruginosa a seguinte ordem de eficiência relativa: III > IV > I.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos são interessantes, uma vez que a CIM apresentada pelo composto III frente ao crescimento de Pseudomonas aeruginosa é dez vezes menor que as CIMs dos compostos I e IV, observando-se ainda que, para o composto I o tempo para inibição do crescimento bacteriano foi de 18 horas. A possibilidade do uso de compostos organogermânicos como agentes sanitizantes de câmaras de maturação de queijo, abre perspectivas de pesquisas futuras, quer pelo uso de derivados contendo grupos que possam potencializar a ação inibitória apresentada, quer pelos estudos de toxicidade relativa destes compostos em relação a compostos organoestânicos similares.
Instituição de fomento: Universidade Vale do Rio Verde - UninCor/Faculdade de Minas - FAMINAS
 
Palavras-chave: Compostos organogermânicos; Câmara de maturação de queijos; Pseudomonas aeruginosa.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006