1-FACILITADORES/alunos/professores.
-Facilita a tomada de decisões.
-Desperta interesse e curiosidade.
-Permite “fazer” escolhas e assumir responsabilidades.
-Possibilita preparação para o mercado de trabalho/ prosseguimento de estudos.
-Induz a desenvolver propostas de intervenção na realidade.
-Motiva a busca de informações, através de diferentes fontes.
-Aumenta a capacidade para o enfrentamento de problemas.
-Prepara para o exercício da cidadania (ter projetos individuais e coletivos)
2-COMPLICADORES
2.1 professores
-Formação acadêmica de linha conteudista.
-Dificuldade para a definição, dialogada, de critérios para avaliação.
-Insegurança com relação às ciências que não são de sua área de formação.
-Indisponibilidade de tempo para discussões mais aprofundadas.
-Pouca prática na utilização da metodologia científica.
-Desconhecimento sobre métodos de investigação científica.
-Diálogos conflituosos com alunos.
2.2 alunos
-Experiência escolar anterior normativa.
-Preocupação excessiva com conteúdo.
-Dificuldades para selecionar problemas a serem investigados.
-Convivência com pais e professores que superestimam a linha normativa.
-Dificuldades de organização.
-Dúvidas e insegurança no início do trabalho.
-Preocupação com vestibular.
3-SOCIALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS
-Trabalhos pesquisa ano/aluno(média): 60
-Trabalhos pesquisa professores ano /média 2
-Trabalhos em Congressos professores /ano média: 2
-Trabalhos em Feira alunos/ano/média :10