IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 5. Química Industrial
REAPROVEITAMENTO DE RESIDUOS SÓLIDOS
Maria Ana Piganatel Marcon Martins 1
Hércules Nunes de Araújo  1
Deyse Gonzaga Gomes 1
Ana Paula Nunes Teodoro 1
(1. Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL)
INTRODUÇÃO:

A escassez de recursos naturais, juntamente com a dificuldade no sentido de uma disposição adequada dos resíduos está convencendo o homem da necessidade de efetuar a reciclagem nos resíduos urbanos por ele produzidos. O isopor (EPS) é um produto obtido a partir do poliestireno expandido a quente por meio de gases. São notórias as suas propriedades físicas: alvura nívea, baixíssima densidade, ótimo isolante acústico, térmico e elétrico, inodoro e insolúvel. O EPS é considerado bastante versátil, com larga utilização em embalagens industriais, construção civil, artigos de consumo e também na agricultura. Normalmente, mais de 97% de seu volume é constituído de ar. Na natureza o isopor leva 150 anos para ser degradado. O isopor pode ser considerado um produto ecológico, já que não contamina o solo, a água e o ar e é 100% reciclável e reaproveitável. A cinza utilizada na formação dos compósitos é proveniente da queima do carvão na termoelétrica da região Sul este rejeito possui aproximadamente 35% de umidade e se agregado ao solo causa danos aos lençóis freáticos.Neste trabalho foram estudados compósitos de EPS com adição de cinza numa granulometria de 0.25mm.

METODOLOGIA:

As amostras foram preparadas variando porcentagens de cinza de carvão, numa faixa de 5% a 30%. Solubilizou-se o EPS em acetona a temperatura ambiente para a retirada do ar presente no isopor em seguida eliminou-se o excesso de acetona. As amostras foram aquecidas a + 30ºC, acrescentando a cinza de carvão, agitando constantemente até completa homogeneização da cinza. Em seguida as amostras permaneceram a temperatura ambiente e foram submetidas as seguintes análises: ponto de fusão, densidade umidade e infravermelho.

RESULTADOS:

A densidade do isopor é de aproximadamente 0,009 g/ml e a da cinza 2,14 g/ml na amostras foram obtidas as seguintes densidades:

DENSIDADE

AMOSTRA

DENSIDADE (g/ml)

0%

0,50

5 %

0,54

10 %

0,56

15 %

0,56

20 %

0,582

25 %

0,589

30 %

0,633

Tabela 1: Densidade das amostras formadas com cinza pesada e EPS a uma temperatura de 20°C.

Observa-se que mesmo com a adição da cinza o material se mantém com uma densidade relativamente baixa.

Tabela 2: Valores do teste de umidade para diferentes porcentagens de cinza da amostra formada por poliestireno

 

UMIDADE

AMOSTRA

(g) SECO

(g) C/ H2O

0%

0,06

0,07

5 %

0,06

0,06

10 %

0,06

0,06

15 %

0,05

0,06

20 %

0,12

0,12

25 %

0,14

0,14

30 %

0,11

0,12

No teste de umidade conclui-se que as amostras não são higroscópicas. Mesmo quando imerso em água, a amostra absorve apenas pequenas quantidades de água  As análises de infravermelho nos permite interpretar que o material polimérico não reage com a carga adicionada.

CONCLUSÕES:

A partir dos resultados observou-se que as amostras formam compósitos, pois não ocorre reação da cinza com material polimérico. O novo material  é mais leve , não absorve umidade e pode ser utilizado em blocos leves para a construção civil.

 

Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: compositos; residuos; polimeros.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006