IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

A (IN) DISCIPLINA ESCOLAR: IMPACTOS SOBRE A FOMAÇÃO DE PROFESSORES

Juliana Burges Sbicigo 1
Mari Margarete dos Santos Forster 1
Nara Solange Teixeira Martin 2
(1. Universidade do Vale do Rio dos Sinos; 2. Escola Municipal do Bairro São Paulo )
INTRODUÇÃO:
O texto apresenta um estudo desenvolvido com orientadores, supervisores educacionais e professores da rede municipal de ensino de Montenegro/RS, tendo por temática a questão da (in) disciplina e suas implicações na prática docente e no cotidiano da escola. Lida com tensionamentos conceituais: disciplina/indisciplina, autoridade/poder/autoritarismo, liberdade/licenciosidade, limite/exigência, rigidez/rigor. Que autoridade/disciplina/liberdade deve ser praticada para auxiliar as pessoas na decifração do mundo? Será a que tem por base a força ou a que tem por fundamento a ética, a competência, o diálogo? Como perceber a realidade cercada por contradições sócio-históricas, condicionadoras de concepções e práticas de vida? Como construir referenciais que auxiliem na percepção e análise de processos autoritários?
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo e sustenta-se metodologicamente na pesquisa-ação. O estudo sustenta-se em Freire na interlocução com Ghiggi, Bourdieu, Aquino, Estrela, Foucault e Correia e Matos. Reuniões, observações, diário de campo, análise de documentos são os instrumentos centrais utilizados na investigação. A discussão acerca da questão (in) disciplina implica a reflexão acerca de vários fatores que compõem sua gênese e que caracterizam sua complexidade.
RESULTADOS:
O projeto vem cumprindo seus objetivos, uma vez que tem oferecido aos supervisores, orientadores educacionais e professores da rede municipal, assim como aos demais componentes da equipe de pesquisa (doutorandos, mestrandos e bolsistas de iniciação científica) a possibilidade de conhecer melhor a realidade da escola, dos alunos e compreender a complexidade do fenômeno da (in) disciplina. Além disso, é importante ressaltar o protagonismo dos interlocutores no processo de construção do conhecimento acerca da temática, uma vez que têm participado ativamente do de todas as etapas da pesquisa, enriquecendo-as com sugestões que venham a atender às necessidades ligadas a sua prática e que, conseqüentemente, os instigam a conhecer mais.
CONCLUSÕES:
Até então concluímos que precisamos: a)desmanchar mitos, contrapor concepções (professor/aluno; aluno/aluno; equipe diretiva/professor/aluno); b)evitar posições extremas – não dramatizar e não ignorar as questões de disciplina/indisciplina; c) colocarmo-nos numa perspectiva de reflexão e análise; d)tentar entender como os discursos são construídos, desvelando-os e questionando-os; e)revelar (desvelar) a fragilidade da ordem escolar, localizando-a no espaço da ordem social. Para, além disso, a análise dos tensionamentos anteriormente apontados tem permitido ao grupo avançar na compreensão do cotidiano escolar e da questão da (in) disciplina.
Instituição de fomento: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e UNISINOS.
 
Palavras-chave: indisciplina; formação do professor; cotidiano escolar.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006