IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA VIA WEB PARA INSCRIÇÃO DE PROJETOS DOS DOCENTES E SELEÇÃO DE ALUNOS-MONITORES NA PUC-CAMPINAS
Inês Aparecida Mascára Mandelli  1
Juleusa Maria Theodoro Turra 1
Cleusa Aparecida Sellin 2
(1. PUC-Campinas - PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação; 2. PUC-Campinas - Gerência de Informática )
INTRODUÇÃO:
Monitoria é uma atividade que visa contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem propiciando condições de aprofundamento teórico e desenvolvimento de habilidades dos alunos relacionadas à docência. A Monitoria tem sido cada vez mais vista como um diferencial na formação do aluno, além de ser um destaque no momento de contratação de um profissional, tanto no meio acadêmico, como no mercado de trabalho. A PUC-Campinas valoriza a monitoria ao considerá-la instrumento que diversifica e enriquece as atividades pedagógicas, além de proporcionar uma vivência acadêmica diferenciada, que os preparam para atuar na docência e na pesquisa. Adicionalmente os alunos-monitores podem cursar disciplinas extras na Universidade, com a finalidade de complementar o seu currículo, além de receberem uma bolsa-auxílio. Em 2004 a PUC-Campinas iniciou um processo de qualificação da Monitoria, que inclui a informatização dos procedimentos e desde então o número de inscrições de alunos candidatos às vagas vêm aumentando. Assim, a informatização do processo de seleção de alunos para a Monitoria tem como objetivo agilizar o processo de monitoria, contribuindo para um melhor Gerenciamento da Monitoria na PUC-Campinas. Concomitantemente, o processo de inscrição via web pretende atingir um número maior de estudantes, já que esses acessam o site do aluno, presente na home-page da Universidade.
METODOLOGIA:
O SIM (Sistema de Informação de Monitoria) foi desenvolvido utilizando-se a linguagem de programação ASP Active Server Pages, procurando-se otimizar o processo manual já existente. O aprimoramento foi obtido por meio de estudos desse processo, bem como pelas contribuições recebidas em reuniões com os profissionais responsáveis pela Monitoria nas Faculdades da PUC-Campinas. Sua implantação ocorreu no primeiro semestre de 2006.
RESULTADOS:
Hoje todo o processo é feito on-line, começando pela inscrição do projeto de monitoria pelo professor. Os projetos cadastrados ficam disponíveis no sistema para aprovação pelos Conselhos de Faculdade, e em seguida disponibilizados para aprovação da PROGRAD. Depois dessa etapa os alunos possuem acesso aos projetos, podendo realizar a inscrição para participar do processo de seleção em até 3 disciplinas. Neste momento o SIM utiliza os pré-requisitos estabelecidos pela PUC-Campinas para liberar a inscrição ao aluno, que são: quantidade de disciplinas em dependência, ter concluído a disciplina com uma nota mínima e estar regularmente matriculado no curso. Após o encerramento das inscrições, os professores acessam o SIM, que permite a visualização dos alunos inscritos juntamente com alguns dados acadêmicos, que podem ser utilizados no processo de seleção, juntamente com avaliações escritas ou entrevistas, dependendo da Faculdade. Numa próxima etapa o professor indica no SIM o aluno aprovado. Um importante resultado obtido com o SIM, associado ao processo continuado de qualificação da monitoria, foi um aumento de cerca de 20% na procura desta atividade pelos estudantes. Outro resultado importante obtido foi a adequação do prazo de início e encerramento da Monitoria, que agora ocorre dentro do período letivo, já que a análise dos pré-requisitos feitas anteriormente de forma manual pelas Secretarias Acadêmicas hoje é feita pelo sistema automaticamente.
CONCLUSÕES:
O SIM agilizou o processo de seleção de alunos monitores neste primeiro semestre de 2006, permitindo que as atividades de monitoria iniciassem e terminassem dentro do período letivo, trazendo um melhor resultado pedagógico para a disciplina, alunos e monitores. Por meio do SIM, os alunos possuem respostas rápidas às suas inscrições, tendo fácil acesso às disciplinas possíveis de inscrição. Adicionalmente, o sistema confere à monitoria condições de agilidade e redução de custos semelhantes às já existentes em outras áreas da PUC-Campinas, facilitando as rotinas de docentes, discentes e funcionários. A próxima etapa do SIM que está em desenvolvimento é o Gerenciamento Acadêmico da Monitoria, a qual recuperará parte dessas informações e auxiliará os Gestores da Monitoria na Universidade a fazer um acompanhamento mais efetivo qualificando-a cada vez mais.
Instituição de fomento: PUC-Campinas
 
Palavras-chave: Monitoria; Informatização na Educação; Gestão Acadêmica.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006