IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
DESENVOLVIMENTO DA MELIPONICULTURA RACIONAL EM COMUNIDADES RURAIS DO ESTADO DO MARANHÃO: O PAPEL DA FAMÍLIA NAS RELAÇÕES SOCIAIS E NA GERAÇÃO DE OCUPAÇÃO E RENDA NO MEIO RURAL
Neuzeli Maria de Almeida Bezerra  1
José Maurício Dias Bezerra  2
(1. Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - Depto. de Ciências Sociais; 2. UEMA- Depto. Química e Biologia. / Lab. de Genética e Bio. Molecular )
INTRODUÇÃO:
Apesar da Abelha Tiúba se tratar de uma abelha amplamente criada em quase todo o Estado do Maranhão, seu nível de manejo ainda é bastante incipiente. A maioria dos criatórios, não realiza o manejo racional. Ainda não dispomos de uma colméia que atenda as necessidades de multiplicação dos enxames, aumento da produção e manejo. Pensando nisso, foi desenvolvido um novo modelo de colméia, o MarThi. (Bezerra, 2003). O desenvolvimento desta atividade ocorre no âmbito do trabalho doméstico, produzindo valores de uso, atuando na atividade rural de subsistência. A contribuição da esposa na criação de abelhas indígenas sem ferrão (Meliponicultura) ajuda a suprir as necessidades da família. Em função da baixa qualificação da força de trabalho a remuneração das mulheres é, de modo geral, pequena, porém significativa. O trabalho dedicado a meliponicultura é realizado simultaneamente com as tarefas domésticas. Apesar de ser uma atividade exercida no âmbito doméstico a Meliponicultura não compromete as atividades domésticas e/ou agrícolas. Essa atividade tem períodos específicos de produção, sendo o seu manejo facilitado por colméias racionais padronizadas. Este trabalho tem como principal proposta à difusão e transferência tecnológica para a criação e a multiplicação de colônias de abelhas indígenas sem ferrão, como alternativa sustentável para a economia familiar, e a analise da influencia das relações familiares, sobretudo da esposa, e do trabalho associativo nesse processo.
METODOLOGIA:
Foi realizado o acompanhamento da implantação da Meliponicultura Racional nos municípios de São João Batista-MA e Bequimão-MA, Baixada Ocidental Maranhense. Este se deu através do desenvolvimento de dois cursos teórico-práticos, nos anos de 2003 a 2005, em cada Município selecionado com, aproximadamente, 40 famílias de agricultores com interesse na área da Meliponicultura. Os cursos foram ministrados através de aulas expositivas, discussões em grupo e atividades práticas monitoradas, estruturados em dois módulos: Módulo Básico, Módulo Específico e Vivência Prática. No Módulo Básico foram abordados conhecimentos biológicos, ambientais e de relações interpessoais, enquanto o Módulo Específico foi direcionado ao manejo e a tecnologia de multiplicação das colônias. A Vivência Prática correspondeu a um período onde as famílias implementaram núcleos de criação de abelhas em sua comunidade local. Foram obtidos dados referentes a implementação dos criatórios e das relações interpessoais entre as famílias de meliponicultores, assim como, realizadas observação participante e entrevistas, segundo um roteiro semi–estruturado.
RESULTADOS:
Em São João Batista as famílias se organizaram para implementar seus próprios meliponários, além da implantação do Meliponário Central da Casa Familiar Rural, com cerca de 50 colméias. Para isso, constituíram grupos de famílias as quais foram distribuídas em cinco localidades diferentes, levando-se em conta à afinidade existente entre os integrantes dos grupos e a proximidade geográfica. Formaram-se cinco equipes que possuíam um bom relacionamento e que residiam próximas, facilitando as atividades relacionadas com a meliponicultura. Cada equipe elegeu um facilitador o qual cedeu um local nas proximidades de sua residência para implantação de um pequeno Meliponário, com cerca de 20 colméias. As famílias organizam-se de forma a unir recursos para o desenvolvimento da meliponicultura, considerada uma alternativa viável para a melhoria da qualidade de vida. Em Bequimão foi construído um grande Meliponário Central, com cerca de 200 colméias. Verificou-se que após o treinamento todos os participantes do curso desenvolveram a Meliponicultura Racional como forma de gerar emprego e renda para a família rural. As mulheres e jovens atuam como mantenedores dessa atividade, constituindo um recurso fundamental para assegurar o sucesso da criação de abelhas.
CONCLUSÕES:
O sucesso da implantação da Meliponicultura Racional nas comunidades agrícolas do interior do Maranhão constitui uma alternativa para a geração de emprego, ocupação e renda em comunidades rurais, tornando-se um instrumento potencial para o aumento do IDH em comunidades carentes do Estado do Maranhão. Apesar da Meliponicultura ser uma atividade realizada por jovens, adultos e idosos, as esposas contribuem para o sucesso da atividade, principalmente, no manejo e beneficiamento do mel. Além disso, a maioria das esposas não possui uma percepção clara da importância de seu trabalho doméstico e da venda de sua força de trabalho, através da atividade da meliponicultura, mesmo assim, sua contribuição é fundamental para o sucesso da atividade e para a sobrevivência da família.
Instituição de fomento: BNB
 
Palavras-chave: Meliponicultura; Família; Desenvolvimento Sustentável.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006