IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
CONSERVAR PARA PRESERVAR, PRESERVAR PARA CONHECER: TRABALHO DE IDENTIFICAÇÃO, CATALOGAÇÃO E PESQUISA DOCUMENTAL NO ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DO CEARÁ (APEC)
Raimundo Helio Lopes 1
Franck Pierre Gilbert Ribard 2
Daniel Italo Alencar Barros 1
Jofre Teófilo Vieira 1
Keifer Fortunatti 1
Keile Socorro Leita Felix 1
(1. Departamento de História da Universidade Federal do Ceará / UFC (graduandos); 2. Departamento de História da UFC (Professor Doutor Orientador))
INTRODUÇÃO:

O ponto de partida de nosso projeto encontra-se na consciência da necessidade e da importância de uma participação ativa do historiador na produção do conhecimento e na contribuição à sociedade, não somente como pesquisador, mas como colaborador para a preservação e a produção dos mais variados tipos de registros (documentação arquivística, bibliográfica, hemerográfica, oral, visual, museológica...) que atestam a história de uma dada sociedade. Neste sentido, identificando tanto o caráter bastante incipiente da produção historiográfica sobre o Ceará da primeira metade do século XX, quanto a precariedade e a escassez da documentação arquivística relativa ao período e disponibilizada para os pesquisadores e o público de maneira geral, determinamos os nossos objetivos e o alcance de nosso projeto. Estes se concretizaram no processo de conservação, preservação, identificação, catalogação e por fim análise e pesquisa de 3.000 processos crimes, do período de 1910 a 1950, que encontravam-se totalmente desorganizados sob custódia do Arquivo público do Estado do Ceará (APEC).

METODOLOGIA:
Tendo sido verificado que os pacotes contendo os processos encontravam-se em péssima condição de preservação, agrupados sem critério algum, o grupo - composto dos 12 bolsistas do Pet-História,da UFC, de alguns voluntários e do tutor e co-tutor do Pet -  “limpou” cada processo e elaborou uma ficha para cada um deles, contendo as seguintes informações: local do ocorrido, ano, tribunal, autor, ação, réu, vítima, e uma pequena descrição do conteúdo. Seguindo os padrões arquivísticos, dividimos, guardamos e catalogamos os processos em sub-séries, por exemplo: crimes sexuais, ferimentos, crimes de trânsito, crimes políticos, homicídios, desordem, etc. Com essas fichas, foi feito um banco de dados, hoje informatizado, que permite não só disponibilizar, para o público, listas organizadas a partir de variados critérios (cronológico, tipo de ação, nome do réu, cidade, etc) mas também realizar buscas e pesquisas informáticas a partir de parâmetros diversos que serão cruzados. Os materiais utilizados para o projeto em questão foram máscaras, luvas, lupas, caixas, pastas de papelão, computadores e software entre outras coisas.
RESULTADOS:
Os resultados aparecem conforme a natureza múltipla dos objetivos estabelecidos: Já foram catalogados os 3.000 processos. Isso significa que todo o material foi lido e classificado conforme a metodologia estabelecida. Além disso, todos os documentos estão devidamente acondicionados em pastas de papelão, identificados de acordo com as suas sub-séries e disponíveis para uma consulta muito facilitada pelo público. Em paralelo, o programa gerando o banco de dados permitiu a exploração de duas séries de dados: quantitativos que ajudaram, a partir do levantamento geral dos processos, a ter uma idéia específica do perfil geral da criminalidade fortalezense do período e do seu tratamento institucional (polícia e justiça); qualitativo, através da leitura e análise detalhada de alguns processos respondendo à critérios particulares e que alimentam a maioria das pesquisas individuais desenvolvidas pelos membros (ou ex-membros, como aqueles que se encontram já como alunos do mestrado em história social da UFC ou de outros mestrados) do grupo Pet.
CONCLUSÕES:
O projeto “Conservar para preservar, preservar para conhecer”, dentro das suas modalidades específicas, dos seus objetivos particulares e dos resultados diversos alcançados (a publicação de um livro com 12 artigos dos bolsistas que participaram do projeto está em fase de efetivação) representou uma experiência notável para o grupo, individualmente e coletivamente, na medida, em particular, em que ele permitiu a articulação de duas dimensões fundamentais que definem o campo de atuação e os grandes desafios da universidade pública brasileira hoje: a pesquisa, visando a produção de um conhecimento destinado e interessando a todos; a extensão, representada na forma da preservação, da conservação e da disponibilidade para todos os documentos que alimentam a história e a memória pública. Neste sentido, um dos resultados positivos do projeto situa-se também na formação de jovens pesquisadores, baseada numa concepção da experiência que privilegia a articulação das dinâmicas pessoais, individuais e coletivas.
Instituição de fomento: Programa de Educação Tutorial / PET / MEC - SESU
 
Palavras-chave: Processos-crime; Fortaleza; Pesquisa documental.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006