G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial |
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A CLASSE HOSPITALAR COMO FATOR INTERVENCIONISTA NA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNO PÓS-HOSPITALIZADO |
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Simone Hoerbe Garcia 1, 2 |
Soraia Napoleão Freitas 1, 3 |
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(1. Universidade Federal de Santa Maria/UFSM; 2. Educadora Especial e Mestranda; 3. Profa. Dra.do Departamento de Educação) |
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INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho teve a finalidade de discutir e refletir acerca dos aportes teóricos referentes a inclusão escolar e o acompanhamento pedagógico da criança pós-hospitalizada. A partir deste estudo, buscou-se investigar se o acompanhamento pedagógico realizado na classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria cumpriu a função de facilitador no processo de inclusão de um aluno pós-hospitalizado no âmbito escolar. |
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METODOLOGIA: |
Para tanto, foi realizado um estudo de caso de um aluno pós-hospitalizado, que freqüentou a classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria no período de 2000 a 2004 e que estava incluído na quinta-série de uma escola estadual do município de Santa Maria. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as professoras da escola e com a professora da classe hospitalar do referido aluno. |
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RESULTADOS: |
Constatou-se que o acompanhamento pedagógico oferecido pela classe hospitalar durante o tratamento de saúde foi de extrema importância, pois permitiu que o aluno, mesmo impossibilitado de freqüentar a escola, continuasse a estudar e acompanhar sua turma a partir dos materiais enviados pela escola. O aluno ao retornar a escola, apresentou facilidade de readaptação tanto escolar quanto social, pois não foi privado dos conteúdos escolares e dos relacionamentos afetivos durante a internação hospitalar, tendo a oportunidade de estabelecer novos vínculos de amizades no hospital, o que refletiu positivamente na reintegração com o grupo escolar. |
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CONCLUSÕES: |
Portanto, o trabalho com crianças e adolescentes em tratamento de saúde nas classes hospitalares é de suma importância desde o momento da internação até a alta hospitalar, pois contribuem para que não ocorra defasagem na aprendizagem, facilitando a inclusão no âmbito escolar. |
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Palavras-chave: Educação especial; classe hospitalar; inclusão escolar. |
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Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006 |