IMPRIMIR VOLTAR
E. Ciências Agrárias - 7. Ciência e Tecnologia de Alimentos - 1. Ciência de Alimentos

CLONAGEM DE UMA LIPASE DE LINHAGEM DE Staphylococcus xylosus ISOLADA DE SALAME ARTESANAL, TIPO ITALIANO

Marcia Regina Pelisser 1
Angela Maria Fiorentini  1
Ana Carolina Maisonnave Arisi 1
(1. Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos,Centro de Ciências Agrárias Un)
INTRODUÇÃO:
As lipases são enzimas classificadas como hidrolases e atuam sobre a ligação éster de vários compostos, sendo os acilgliceróis seus substratos preferenciais. Catalisam a hidrólise e a síntese de ésteres formados por glicerol e longas cadeias de ácidos graxos. Muitas lipases apresentam propriedades tecnológicas, como seletividade de comprimento de cadeia, por isso são freqüentemente utilizadas na produção de ácidos graxos livres, na interesterificação de óleos e gorduras e na síntese de ésteres e peptídeos. Staphylococcus xylosus são capazes de produzir lipases extracelulares e algumas destas têm sido purificadas e caracterizadas bioquimicamente apresentando uma grande gama de reações de interesse para a indústria de alimentos. Staphylococcus xylosus são microrganismos promissores em produtos cárneos, pois os mesmos encontram-se adaptados ao produto cárneo e são capazes de dominar a microbiota. Duas seqüências de genes de lipases de S. xylosus estão disponíveis na literatura.Linhagens de Staphylococcus xylosus foram isoladas de salame artesanal produzido no Rio Grande do Sul.O objetivo deste trabalho foi clonar um fragmento do gene de uma lipase de S. xylosus para posteriormente expressar em E.coli uma proteína recombinante da parte madura da lipase de S. xylosus contendo cauda de histidina N-terminal.
METODOLOGIA:
A atividade lipolítica das linhagens isoladas foi testada em meio contendo rhodamine B. A extração de DNA total foi realizada a partir de uma linhagem de Staphylococcus xylosus isolada de salame artesanal e de uma linhagem de Staphylococcus xylosus (ATCC 29971) como controle positivo.
RESULTADOS:
O fragmento do gene da lipase (AF208229) foi amplificado utilizando iniciadores designados como LIP1/LIP2.
CONCLUSÕES:

Esse fragmento com 1157 bp corresponde a região madura da lipase SXY, ele foi reamplificado com iniciadores LIPET para possibilitar a inserção em um plasmídio pET14b para expressar em E.coli a proteína-fusão lipase SXY contendo a cauda de histidina N-terminal.

Instituição de fomento: Universidade do Contestado - Concórdia/SC; Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos,Centro de Ciências Agrárias -Universidade Federal de Sant
 
Palavras-chave: proteínas recombinantes; Staphylococcus xylosus; lipase.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006