IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
Capoeira e identidade, a indústria cultural e bases de sustentação
Simony Cantanhede Nunes 1
Gustavo Pimenta Dias 1
(1. Universidade Federal do Maranhão.Depar. de Sociociologia/Antropologia UFMA)
INTRODUÇÃO:

A capoeira, atualmente, é uma manifestação muitas vezes caracterizada como expressão genuína da identidade brasileira. Mais do que isso: comumente vista pela sociedade em geral como expressão cultural típica de uma suposta identidade negra brasileira. Ao mesmo tempo, chama-nos a atenção – quando se observa mais de perto os espaços e os sujeitos envolvidos nesta manifestação – os indícios de uma construção de uma figura, de um modelo, quer dizer, do capoeira como tipo. O objetivo deste trabalho é justamente o de compreender a maneira pela qual este processo vem se desenvolvendo e como ele se articula com o processo de afirmação da chamada identidade negra brasileira.

METODOLOGIA:

Realizamos o trabalho de campo em diversos grupos de São Luís, predominantemente os classificados como sendo de capoeira angola e situados nas proximidades do centro histórico da cidade. Utilizamos entrevistas, conversas informais e acompanhamento de treinos e rodas, fotografias e filmagens como fonte metodológica.

Podemos constatar a eclosão de alguns lugares específicos para apresentação dos grupos, em sua maioria envolvidos com datas festivas e do turismo do Maranhão, apresentando, dessa maneira, contextualizações de espetáculo. Estamos acompanhando ainda, grupos da Praia Grande e adjacências, realizando levantamento bibliográfico acerca do conceito de espetáculo, e suas caracterizações em manifestações culturais, tal qual a capoeira nos dias atuais.

RESULTADOS:

Observamos como a forma de introdução, tanto do turismo quanto dos outros meios de informação vieram a modificar as formas ritualísticas de apresentação dessa manifestação cultural, e como alguns grupos vêm tomando espaço dentro do contexto das manifestações, com o papel de transmissor da cultura que muitas vezes acaba saindo como o “verdadeiro” ou “roots”. Pretende-se demonstrar que tal fato se atribui mais a uma questão contemporânea das modificações tanto dos rituais como dos espaços.

 

CONCLUSÕES:

Concluímos que os rituais se baseiam na matéria prima do mundo cotidiano. Dessa forma, estão suscetíveis a mudanças da imaterialidade e da performance dos praticantes dessas atividades. Vimos também que a contextualização de caráter híbrido dos encontros de várias pessoas de culturas diversas, favorecem a continuidade das manifestações e as suas mudanças também, atingindo as pessoas praticantes dessas manifestações e gerando novos níveis de sociabilidade entre as pessoas que passam - turistas e “sazonários”.

 
Palavras-chave: Identidade; Capoeira; Hibridismo.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006