IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 1. Biofísica - 5. Biofísica

AVALIAÇÃO DO EFEITO DO EXTRATO AQUOSO DE Angelica sinensis (Dong quai) NA RADIOMARCAÇÃO DOS COMPONENTES SANGUINEOS DE RATOS WISTAR COM TECNÉCIO-99m.

Isabelle Magliano Duarte 2
Kelly Cristina Moreira dos Santos 1
Elisa Rennó Pacheco de Moraes 1
Lavínia de Carvalho Brito 1
Mario Bernardo-Filho 1
(1. Departamento de Biofísica e Biometria, Instituto de Biologia, UERJ; 2. Universidade Federal Fluminense, UFF)
INTRODUÇÃO:

Radiofármacos (radiobiocomplexos) são estruturas celulares ou moleculares freqüentemente marcadas com tecnécio-99m (99mTc) utilizados para diagnóstico de diversas disfunções metabólicas e/ou doenças em exames cintilográficos. Este radionuclídeo é o mais utilizado devido às suas características físico-químicas, como tempo de meia vida física de 6h e emissão de radiação gama de 140keV. Hemácias marcadas com 99mTc são radiobiocomplexos utilizados em vários exames, como estudo da função cardíaca, detecção de hemorragias, dentre outros. As proteínas plasmáticas, principalmente a albumina, também podem ser utilizadas em diversos tipos de exames. Esta marcação envolve a redução do número de oxidação do 99mTc pelo agente redutor cloreto estanoso. Vários fatores podem interferir na marcação de constituintes sanguíneos com 99mTc como a utilização de produtos naturais. Em decorrência do intenso uso de produtos de origem vegetal pela população, torna-se relevante o desenvolvimento da utilização de modelos experimentais envolvendo extratos vegetais. Angelica sinensis é uma erva da Medicina Tradicional Chinesa muito utilizada em doenças cardiovasculares, síndrome nefrótica, dismenorréia e menopausa. Seus principais constituintes ativos são n-butillidenoftalídeo, lingustilídeo, ácido ferúlico, ácido nicotínico e ácido succínico. O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito de um extrato aquoso de Angelica sinensis na marcação de hemácias 99mTc.

METODOLOGIA:

O extrato de Angelica sinensis foi preparado na proporção de 70mg por ml de NaCl a 0,9%, sob agitação in vórtex (1min), seguindo-se centrifugação a 2000 rpm/10min. A fração sobrenadante foi considerada 100%, sendo as outras concentrações preparadas a partir de diluições sucessivas desta. No controle, foi adicionada solução de NaCl 0,9%, em lugar do extrato. Amostras de 0,5ml de sangue foram obtidas por punção cardíaca de ratos Wistar, com o uso de seringas heparinizadas, sendo incubadas com o extrato de Angelica sinensis em diferentes concentrações por 1h, sendo homogeneizadas a cada 15 min. Após esse período, foi adicionado 0,5ml de solução de SnCl2 (1,2 mg/ml), com incubação de 1h. Em seguida, foi adicionado 0,1ml de 99mTc (3,7 MBq) na forma de pertecnetato de sódio (Na99mTcO4), com incubação de 10 min. As amostras foram centrifugadas a 1500 rpm/5min em centrífuga, separando alíquotas de plasma (P) e células (C). Para avaliar o efeito do extrato na ligação do 99mTc às hemácias, proteínas plasmáticas e celulares, alíquotas (20mL) de plasma (P) e células (C) foram então separadas e misturadas a 1mL de água destilada e precipitadas com 1mL de ácido tricloroacético (TCA 5%), sendo centrifugadas e isoladas as frações solúvel (FS) e insolúvel (FI) de P e C. Todas as frações obtidas foram contadas em cintilador sólido e a porcentagem da radioatividade incorporada foi calculada para P, C, IF-P, SF-P, IF-C e SF-C. O teste estatístico utilizado foi o ANOVA e pós teste Tukey (p<0,05).

RESULTADOS:

Os resultados indicaram que este extrato foi capaz de reduzir a fixação da radioatividade nas proteínas plasmáticas, de 71,48 ± 2,75 (controle) para 58,17 ± 3,00 (70mg/ml); 62,52 ± 4,73 (35mg/ml) e 64,05 ± 2,95 (17,5mg/ml). Não houve alteração na fixação da radioatividade nas proteínas celulares e na distribuição da radioatividade nas hemácias.

CONCLUSÕES:

Os resultados mostraram que o extrato aquoso de raízes de Angelica sinensis foi capaz de reduzir a eficiência da marcação in vitro das proteínas plasmáticas com 99mTc. Os constituintes presentes no extrato de Angelica sinensis poderiam estar competindo com os sítios de ligação nessas proteínas.

Instituição de fomento: CNPq
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Angelica sinensis; radiomarcação; Tecnécio-99m.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006