IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
PRÊMIO ANÍSIO TEIXEIRA - CONCURSO DE MONOGRAFIA
Solange Costallat D´Alvear 1
(1. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro)
INTRODUÇÃO:
O Prêmio Anísio Teixeira, instituído pelo decreto nº 22141 de 29 de julho de 2001, organizado pelo Centro de Referência da Educação Pública da cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo homenagear o grande educador brasileiro, que teve atuação expressiva no que se refere à educação pública.Tem como finalidade a reflexão, o debate e registro de experiências do dia-a-dia em sala de aula, estimulando a produção escrita dos professores da rede pública municipal.
METODOLOGIA:

Instituição do concurso de monografias regulamentado por resoluções anuais.

Incentivo através do oferecimento de oficina aos professores da rede pública, que tem como objetivo estimular o registro das práticas pedagógicas, a ação/reflexão sobre estas práticas bem como a socialização do conhecimento.

Temas anuais cujo debate apresenta relevância para a educação pública da cidade.

Eixos temáticos que contemplam a educação infantil, gestão escolar, ação cultural na escola, tecnologia em educação e currículo.

Processo de avaliação em etapas sucessivas:

1ª Fase - Aspectos formais, formatação do texto, manutenção do anonimato.

2ª Fase - Pertinência do texto quanto ao tema proposto e coerência em relação ao campo temático escolhido.

3ª Fase - Comissão de premiação composta por um representante da Secretaria Municipal de Educação e por três professores pertencentes a universidades.

Premiação e publicação dos textos vencedores.

Promoção de debate entre os professores da rede pública.
RESULTADOS:

Em 2001, com o tema: “A ESCOLA DO NOVO MILÊNIO -DESAFIO PARA O PROFESSOR”, obtivemos 67 inscritos, com 4 vencedores e 7 indicados para publicação.

Em 2002, com o tema: “A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO - DESAFIOS PARA O EDUCADOR”, obtivemos 29 inscritos, com 1 vencedor e 1 indicação para publicação.

Em 2003, com o tema: “EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE/PARA CIDADANIA”, obtivemos 23 inscritos, com 3 premiados e nenhum indicado para publicação.

Em 2004, com o tema: ”MÍDIA COMO LINGUAGEM EDUCATIVA: TRANSFORMAÇÕES NO MODO DO SABER”, obtivemos 19 inscritos, com 3 premiados e 2 indicados para publicação.

Em 2005, com o tema: ”OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO - 30 ANOS DE EDUCAÇÃO PÚBLICA”, ontivemos 47 inscritos, com 4 premiados e 5 indicados para publicação.
CONCLUSÕES:

Verificamos um crescimento na participação dos professores da rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro ao decorrer do processo até o ano de 2005.

A oficina professor-autor, oferecida pelo Centro de Referência da Educação Pública da cidade do Rio de Janeiro, vem instrumentalizando os docentes, contribuindo de forma efetiva na elaboração de textos monográficos.

A premiação, publicação e o posterior debate reforçam o objetivo inicial do Prêmio Anísio Teixeira - a reflexão, o debate e o registro de experiências do dia-a-dia em sala de aula, estimulando a produção escrita dos professores.
Instituição de fomento: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
 
Palavras-chave: Prêmio; Anísio Teixeira; Professores.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006