IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

HISTÓRIA, NARRATIVAS ORAIS, MITOS E LENDAS DA REGIÃO DE RIBEIRA DO POMBAL - BA

Alex de Souza Silva 2
Acácia Mendonça Rios 1
(1. Universidade Federal da Bahia - UFBA; 2. Universidade do Estado da Bahia - UNEB)
INTRODUÇÃO:

Inserida no semi-árido baiano, a Faculdade Regional de Ribeira do Pombal (FARRP), vem desenvolvendo desde o primeiro semestre de 2005 um Projeto de Política Pedagógica Interdisciplinar (PPPI), com o intuito de inserir os alunos na pesquisa científica. O foco da pesquisa diz respeito às particularidades que compõem a diversidade cultural da região, tais como as suas diferentes etnias (índios, brancos e ciganos); a tradição oral (narrativas sobre Lampião e Antônio Conselheiro, entre outras); o folclore (lobisomem, mula-sem-cabeça, caipora e mãe d’água); e as manifestações populares (reisado). Ao final, os resultados da pesquisa foram apresentados à comunidade estudada. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar o processo de desenvolvimento e os resultados obtidos pelos alunos dos cursos de Letras, Pedagogia, Administração e Ciências Contábeis.

METODOLOGIA:

A partir da identificação do problema e da formulação das hipóteses, foi feito um levantamento bibliográfico e, em seguida, o trabalho de campo, que consistiu em observação participante, pesquisa-ação e uso da metodologia da História Oral. Por fim, os alunos procederam à análise, sistematização e comparação dos dados coletados com diversas fontes que permitissem um olhar crítico sobre o objeto de estudo.

RESULTADOS:
Após o trabalho de campo em aldeias indígenas, os estudantes perceberam que ainda existem raízes que os índios preservam. Já a pesquisa realizada na feira livre local mostrou que ainda existem os contadores de ‘causos’, bem como lendas que ainda fazem parte do imaginário popular, sobretudo na zona rural. Diante disso, constatou-se também que há uma carência de registro da história e das tradições culturais da região, o que levou os estudantes a recolher as narrativas orais e a produzir uma documentação a partir do material coletado.
CONCLUSÕES:

Com a pesquisa, comprovou-se a necessidade de preservação da cultura e valorização de hábitos e costumes, a partir da criação de um acervo que registre a história e a memória cultural das diferentes etnias que deram origem à população da região.

 
Palavras-chave: etnias; diversidade cultural; narrativas orais.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006