IMPRIMIR VOLTAR
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 1. Anatomia Vegetal

VARIAÇÕES MORFO-ANATÔMICAS EM HORTELÃ PIMENTA (mentha x piperita, Lamiaceae) SUBMETIDAS A DIFERENTES NÍVEIS DE SOMBREAMENTO

Roque Luiz Pegoraro 1
Vânia Helena Techio 2
Elisete Ana Barp 3
(1. Biólogo, Prof. da Rede Estadual de Ensino de SC. ; 2. Dra., Profa. da Universidade do Contestado - UNC, Campus Concórdia.; 3. Mestre, Profa. da Universidade do Contestado - UNC, Campus Concórdia.)
INTRODUÇÃO:

Mentha x piperita L. (Lamiaceae), conhecida popularmente como hortelã pimenta, é uma espécie medicinal de grande importância, cujas propriedades farmacológicas de suas folhas estão associadas à produção de um óleo essencial rico em monoterpenóides. Um de seus componentes majoritários, o mentol, age como bactericida, carminativo e estimulante do sistema nervoso central. A radiação solar é um fator ambiental capaz de promover profundas alterações em nível morfo-anatômico e fisiológico que podem ter impacto no potencial farmacológico das plantas. Tratando-se de uma espécie amplamente utilizada na medicina popular, o presente estudo objetivou avaliar o impacto de diferentes regimes de luz em um clone de hortelã-pimenta.

METODOLOGIA:

As plantas foram cultivadas por 105 dias sob sombreamento (dois tratamento, 60 e 30% de sombra) ou sol pleno. Durante 90 dias de cultivo foi avaliado quinzenalmente o comprimento do caule. No final do experimento amostras foliares também foram submetidas a análises morfométricas (área, espessura, dureza, índice estomático e densidade de tricomas) e ao comprimento dos entrenós.

RESULTADOS:
Em geral as plantas cultivadas em pleno sol apresentaram maior dureza, espessura e densidade de tricomas enquanto as plantas cultivadas a 30% e 60% de sombreamento obtiveram maior índice estomático, maior área foliar, assim como maior comprimento caulinar e dos entrenós.
CONCLUSÕES:
As condições de diferentes sombreamentos para as quais os clones de hortelã-pimenta (Mentha x piperita) foram submetidos promoveram diferenças morfológicas e anatômicas.Estas mudanças morfo-anatômicas foliares e caulinares confirmaram a plasticidade e capacidade das plantas se adaptarem aos diversos ambientes adequando os seus aparelhos fotossintetizadores para um melhor aproveitamento da luz.
 
Palavras-chave: Mentha x piperita; plasticidade; morfo-anatomia vegetal.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006