IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
A INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE MURIAÉ-MG
Tallytta Cristina Coelho Santana 1
Douglas Torres Miranda 1
Luana Cardoso Sampaio Mafia 1
Jordânya Maria Pereira Vitor 1
Maria Alice Abranches 1
(1. Faculdade de Minas - FAMINAS, Curso de Educação Física, 36880-000 - Muriaé-MG)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como objetivo identificar quantitativamente a presença do deficiente visual nas escolas públicas e particulares localizadas em Muriaé, estado de Minas Gerais, avaliando se o mesmo apresenta perda parcial ou total da visão e sua integração às aulas de educação física.
METODOLOGIA:
O estudo foi conduzido em 10 (dez) escolas nos bairros do Porto, Centro e Barra da cidade de Muriaé, sendo cinco delas instituições públicas e as outras cinco, instituições particulares, envolvendo a educação infantil e os ensinos fundamental e médio. Este universo estudado inclui cerca de 7.500 (sete mil e quinhentos alunos, sendo 5.000 (cinco mil) deles de escolas públicas e os 2.500 (dois mil e quinhentos) restantes, de escolas particulares. Identificados os casos de portadores de deficiência visual, os mesmos foram submetidos a entrevistas.
RESULTADOS:
Identificamos um número relativamente pequeno, de 4 (quatro) estudantes, correspondente a 0,05% de deficientes visuais no universo estudado. Estes alunos, todos na faixa etária de 14 a 16 anos de idade, apresentavam perda parcial da visão, sendo que 25% deles eram deficientes de nascença, enquanto os 75% restante adquiriram a deficiência nos primeiros anos de vida. Em relação à participação nas aulas de educação física, apenas um deles não participa, do ensino médio, pelo fato de que na escola dele, da rede pública, a disciplina não é oferecida. Os outros alunos participam normalmente das aulas, nas quais os professores os incluem nas maiorias das atividades. Fica a desejar o tratamento recebido pelos colegas de classes, que não sabem respeitar suas limitações e os excluem de forma oculta nos momentos das atividades. Para estes alunos portadores de deficiência visual, quando nas aulas de educação física, as atividades que mais lhe atraem são o futebol, os jogos de raciocínio e as atividades de correr, as quais são sempre adaptadas às suas limitações.
CONCLUSÕES:
Diante da análise feita constatamos o interesse dos deficientes visuais nas aulas de Educação Física, mas percebemos a dificuldade dos colegas de turma em incluir os mesmos nas atividades. Já por parte dos professores não existiu exclusão, pelo contrário, apesar do pouco material disponível para atender adequadamente os portadores de deficiência visual, eles buscam adaptar as atividades de forma a integrá-los, verifica-se este procedimento tanto na rede pública quanto na rede particular.
Instituição de fomento: Faculdade de Minas - FAMINAS
Trabalho de Iniciação Científica  
Palavras-chave: Deficientes visuais; Escola pública e privada; Realidade.
Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC - Florianópolis, SC - Julho/2006